Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 8:58 Pesquisa avançada

arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspberry

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspberry

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Novembro 2013, 21:17

Email, chat, compartilhamento de arquivos, websites… Batizado de arkOS, o sistema permite executar todos os serviços essenciais em um servidor privado e seguro, direto da sua casa.

Jacob Cook está desenvolvendo um sistema operacional que pode ser utilizado para substituir todos os serviços que o Google, ou qualquer outra empresa operando na nuvem, oferece.

Email, chat, compartilhamento de arquivos, websites… Batizado de arkOS, ele permite rodar todos os serviços essenciais em um servidor privado e seguro, direto da sua casa.

Nas palavras de Cook:
O Google oferece um serviço ótimo e já fez muito pela internet. O problema é confiar em serviços que só continuarão a existir enquanto forem lucrativos o suficiente, como o Google Reader.


O arkOS é um servidor baseado em Linux que roda no Raspberry Pi, mas que futuramente poderá rodar em outras plataformas, até mesmo em desktops.

 No arkOS roda o aplicativo de código aberto Genesis, desenvolvido por Cook, que disponibiliza uma interface gráfica para controlar os diferentes serviços rodando no seu servidor.

Os arquivos estão disponíveis no GitHub, onde você também pode baixar os arquivos do arkOS e instalá-los você mesmo. O projeto ainda está na fase alfa, não devendo ser utilizado em ambiente de produção.

Cook é um universitário de 23 anos e começou uma campanha de financiamento coletivo para levantar o dinheiro necessário para tocar o projeto em tempo integral. Ele espera arrecadar 45 mil dólares nos próximos 18 dias, já tendo arrecadado mais de 29 mil de 590 investidores. Ele também criou uma empresa, a CitizenWeb Project, para ser a organização responsável pelo projeto.



Além do problema de não se poder confiar na continuidade dos serviços oferecidos pelo Google, as revelações sobre a NSA ser capaz de meter o nariz em tudo que se faz online ajudaram na decisão de criar o arkOS.

Cook ainda diz:
A ideia de que a NSA e suas equivalentes mundo afora podem ter acesso a praticamente quaisquer dados hospedados na nuvem faz você pensar, a quem você vai confiar seus dados? Se cada um hospedar seus próprios dados esse trabalho se torna muito mais difícil. Se você adicionar criptografia e medidas de segurança adicionais, essa espionagem se torna praticamente impossível.


O sistema promete ser simples o suficiente para que possa ser utilizado por qualquer um capaz de utilizar os serviços existentes hoje na internet, além de disponibilizar maneiras de conexão a internet para quem não quer registrar um domínio.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspb

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 16 de Novembro 2013, 21:27

Um projeto bastante interessante. São estas ideias que tornam a internet mais segura e personalizável.

Mas, aqui no Brasil não daria certo. São muitos os motivos, preço do equipamento para ser o servidor, pessoas despreocupadas com a privacidade, o medo de não saber manusear o servidor, em fim, no Brasil será difícil ganhar terreno. Talvez alguns(ou muitos) anos após ele tiver disseminado no restante do mundo(EUA e Europa xD ) ele talvez venha ganhar popularidade aqui.

Eu com certeza utilizaria. Pois não confil em meus arquivos onlines. Nada que é importante, confidencial ou pessoal(em parte) deixo online, principalmente se for no Google, Facebook, Microsoft e afins.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspb

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 16 de Novembro 2013, 21:32

yuryrodrigues (16-11-2013, 20:27) escreveu:Um projecto bastante interessante. São estas ideias que tornam a internet mais segura e personalizável.

Eu com certeza utilizaria. Pois não confio em meus arquivos online. Nada que é importante, confidencial ou pessoal(em parte) deixo online, principalmente se for no Google, Facebook, Microsoft e afins.



Concordo!

Obrigado pela partilha Cláudio!

Espero que este jovem Cook consiga singrar!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspb

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Novembro 2013, 21:40

65% do que ele pede já foi investido, por isso, creio que nos próximos 18 dias ele será bem sucedido! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspb

Mensagempor Tony Silva » Sáb, 16 de Novembro 2013, 22:42

Edited
Editado pela última vez por Tony Silva em Ter, 19 de Janeiro 2016, 19:29, em um total de 1 vez.

Tony Silva
 
Mensagens: 48
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspb

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 17 de Novembro 2013, 13:08

Olá Tony,

Desconhecia esse projeto. No entanto, será que vão andar com ele para a frente com alguma velocidade ou vão fazer como o Hurd? :| É que infelizmente o Hurd não é viável por demorar tanto tempo a ser estabilizado e abrangente em termos funcionais e de hardware. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: arkOS: tudo que o Google oferece, sem o Google, no Raspb

Mensagempor barraus » Seg, 23 de Janeiro 2017, 13:29

Bom dia. Tenho um raspberry pi 2 e a uma semana venho tentando instalar e não consigo. Já tentei fazendo o download direto do arquivo de imagem e criando o boot no sdcard com o Win32DiskImager e não deu certo: não inicia; tentei pelo pelo AkOS Assistant e não finalizou....
Poderia me dar alguma dica?
Grato.

barraus
 
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Janeiro, 2017


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron