Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:09 Pesquisa avançada

Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor miles_maverick » Ter, 11 de Setembro 2012, 13:15

Olá pessoal, descobri a pouco tempo uma outra distro minimalista, mas baseada no Ubuntu. Essa distro se chama Madbox. Ele é uma distro de apenas 375 MB, mas não tem tudo. Ela vem com os aplicativos:

  • Mirage para gráficos
  • Chromium para Web
  • ePDFViewer para escritório
  • LXTerminal, PCManFM, Htop para Acessórios
    e mais algumas outras coisinhas...

O Madbox é uma distro que é baseada no Ubuntu, e eu mesmo a usei por 3 semanas.

Prós :D : Ela é muito leve, rápida, com o básico.
Neutro :| : Não tem suporte à impressora, não tem muitos aplicativos
Contras grrrr : Só tem o Francês e o Inglês por padrão.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor leandrolopes » Ter, 11 de Setembro 2012, 14:39

Olhem como é a tela de desligar do MadBox:



#aprendecanonical

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Setembro 2012, 14:47

Muito bonita leandrolopes!! Verdade sobre o "#aprendecanonical". A Canonical podia melhorar o Ubuntu em tantas áreas, mas continua a aumentar o peso do Unity de versão em versão :\

miles_maverick, você devia ter posto o link para a homepage da distro para podermos conhecer mais. Aqui ficam alguns conteúdos extra sobre o Madbox:

  • Homepage: http://madbox.tuxfamily.org/
  • Aplicações:
    • Acessórios : lxterminal, lxpanel, pcmanfm, geany
    • Multimedia : mirage, gnome-mplayer, pavucontrol
    • Web : chromium
    • Sistema : gparted, htop, ..

Screnshots:





Vídeo do MadBox 12.04:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 11 de Setembro 2012, 15:49

leandrolopes (11-09-2012, 14:39) escreveu:Olhem como é a tela de desligar do MadBox:



#aprendecanonical

Adorei esta tela (será que usam o sistema do LXDE para o fazer?), vou ter de experimentar este MadBox xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor miles_maverick » Ter, 11 de Setembro 2012, 16:55

Já usei por um tempo, essa tela de desligar. Ela se chama obshutdown. No início fiz um script para ajudar na instalação dele.

http://vivaolinux.com.br/script/Instala ... ObShutdown

Basicamente isso:
wget http://prdownload.berlios.de/obshutdown ... ta1.tar.gz
tar -zxvf obshutdown-0.1-beta2.tar.gz
cd obshutdown-0.1-beta2/
./configure && make
sudo make install
cp -av /usr/local/share/obshutdown/example.rc ~/.obshutdown.rc
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor shirulkm » Ter, 11 de Setembro 2012, 17:18

Usei o Madbox no meu netbook por um tempo e realmente é uma distro excelente!!!
Ela realmente vem bem "limpa", sem muita coisa, mas pra quem tem um hardware fraco/modesto é ótimo pois não vem "pesada de fábrica" hauhauahua, e vc vai instalando apenas o q precisa. O visual, é realmente bonito, ainda mais pelo tamanho da distro.
Comigo, o sistema depois de inicializado, utilizava entre 68 e 70 mb de ram, pra quem tem 512mb, qualquer mega economizado pelo sistema vale muito.

A única coisa que me incomodava no Madbox era o Lxpanel (msm usando mais o Menu do Openbox (botão direito do mouse)) que não me deixava editar os comandos, como o do Synaptic (ou outros que precisavam do "gksu"), que pelo Lxpanel nunca abriam com previlégios de administrador. Mas tirando isso, é uma boa distro para hardware antigos/modestos ou para quem quer desempenho...

shirulkm
 
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Agosto, 2011

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 11 de Setembro 2012, 18:01

shirulkm (11-09-2012, 17:18) escreveu:Usei o Madbox no meu netbook por um tempo e realmente é uma distro excelente!!!
Ela realmente vem bem "limpa", sem muita coisa, mas pra quem tem um hardware fraco/modesto é ótimo pois não vem "pesada de fábrica" hauhauahua, e vc vai instalando apenas o q precisa. O visual, é realmente bonito, ainda mais pelo tamanho da distro.
Comigo, o sistema depois de inicializado, utilizava entre 68 e 70 mb de ram, pra quem tem 512mb, qualquer mega economizado pelo sistema vale muito.

A única coisa que me incomodava no Madbox era o Lxpanel (msm usando mais o Menu do Openbox (botão direito do mouse)) que não me deixava editar os comandos, como o do Synaptic (ou outros que precisavam do "gksu"), que pelo Lxpanel nunca abriam com previlégios de administrador. Mas tirando isso, é uma boa distro para hardware antigos/modestos ou para quem quer desempenho...

Bom, para contornar isso, podia simplesmente instalar o Alacarte - editor de menus:
sudo apt-get install -y alacarte


Depois é chamar por terminal o Alacarte ou ir ao menu e veja por Main Menu.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Setembro 2012, 22:52

Pela minha experiência, este sistema vem muito reduzido, vem sem o Gestor Linguístico e por exemplo para mim, tinha de passar quase um dia a instalar pacotes e mais pacotes, já que nem o GCC traz... :|

Aviso desde já que isto não é uma distro para iniciantes em Linux, a não ser que queiram trabalhar muito com a consola!



@miles_maverick:
Isto não é o ObShutdown, é o seu equivalente reescrito em Python. Assim o utilizador não tem de andar a compilar em C.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor InsetoSocial » Qua, 29 de Julho 2015, 20:39

Essa distro foi um achado para mim. Tava atrás de alguma distro minimalista para usar apenas programas de áudio, o tuxguitar e programas leves de edição como o audacity e o reaper. Para deixar em dual boot com xubuntu. Ou seja, queria uma distro para personalizar e ficar só com o essencial para as coisas de música, sem distrações. Tentar estudar uma partitura na distro principal é muito ruim, cheio de coisas que te distraem. :D

Como não me adaptei ao e19 (do Bodhi Linux) precisava de uma distro leve e com quase nada pré-instalado. Achei muito boa mesmo. Pena não ter versão 64bit. Alguém conhece alguma nesse estilo e que tenha versão 64? De preferência com ambientes simples como esse.

InsetoSocial
 
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Julho, 2015

Re: Uma distro leve? Dá-lhe Madbox...

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 29 de Julho 2015, 22:43

InsetoSocial (29-07-2015, 20:39) escreveu:Essa distro foi um achado para mim. Tava atrás de alguma distro minimalista para usar apenas programas de áudio, o tuxguitar e programas leves de edição como o audacity e o reaper. Para deixar em dual boot com xubuntu. Ou seja, queria uma distro para personalizar e ficar só com o essencial para as coisas de música, sem distrações. Tentar estudar uma partitura na distro principal é muito ruim, cheio de coisas que te distraem. :D

Como não me adaptei ao e19 (do Bodhi Linux) precisava de uma distro leve e com quase nada pré-instalado. Achei muito boa mesmo. Pena não ter versão 64bit. Alguém conhece alguma nesse estilo e que tenha versão 64? De preferência com ambientes simples como esse.


Tente o debian ou ubuntu studio
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes

cron