Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:18 Pesquisa avançada

Tweaks/Ajustes ao Openbox

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 8 de Outubro 2014, 0:44

Tal como o título sugere, este tópico tem como objectivo a partilha de alguns truques para tornar fácil a sua utilização do Openbox, quebrando algumas das barreiras que possam induzir algum desconforto, quando comparado aos demais Gestores de Janelas.

Trocar de utilizador



Para este primeiro tópico, deixo aqui um truque para terem a funcionalidade de mudar de utilizador via LightDM, isto claro, assumindo que esteja a usar este Gestor de Entrada. Então, antes de mais, este possui uma ferramenta que permite ao utilizador interagir com o LightDM, que dá pelo nome de dm-tool. Se consultarmos o comando:
dm-tool --help

Teremos como saída, algo assim do género:
Código: Selecionar todos
Usage:
  dm-tool [OPTION...] COMMAND [ARGS...] - Display Manager tool

Options:
  -h, --help        Show help options
  -v, --version     Show release version
  --session-bus     Use session D-Bus

Commands:
  switch-to-greeter                   Switch to the greeter
  switch-to-user USERNAME [SESSION]   Switch to a user session
  switch-to-guest [SESSION]           Switch to a guest session
  lock                                Lock the current seat
  list-seats                          List the active seats
  add-nested-seat                     Start a nested display
  add-local-x-seat DISPLAY_NUMBER     Add a local X seat
  add-seat TYPE [NAME=VALUE...]       Add a dynamic seat


Pelo que podemos observar, o comando switch-to-greeter permite-nos apresentar a Tela de Entrada, na qual poderemos seleccionar/escrever o nome de utilizador e senha, mantendo a outra conta activa, tal como se pode fazer nos ambientes, Gnome-based (Gnome-shell, Unity, Cinnamon, Pantheon, Gnome Clássico, Mate, etc...) e no KDE.

Então, experimentando primeiramente pelo terminal, ao digitar o seguinte comando, será levado à Tela de Entrada:
dm-tool switch-to-greeter


Caso funcione da maneira que quer, pode então adicionar ao seu Menu do Openbox e usufruir de uma funcionalidade de troca de utilizadores, sem ter de terminar a sua sessão.

Referência





Não perca também...



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor BlackRazor » Sex, 10 de Outubro 2014, 21:00

Já que o tópico e sobre o Openbox aproveito para pedir dicas sobre um bom gestor de ficheiro para mesmo. O PCManFM dá até para gerir o desktop mas ao extrair ficheiro usando "arrastar e soltar" ele da erro e bloqueia, seja o xarchiver, file-roller, etc...

Uma dica para quem gosta um pouco de "eye candy" e usar o OBLogout.

http://i.imgur.com/4eL30Fh.png
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Outubro 2014, 23:15

BlackRazor (10-10-2014, 21:00) escreveu:Já que o tópico e sobre o Openbox aproveito para pedir dicas sobre um bom gestor de ficheiro para mesmo. O PCManFM dá até para gerir o desktop mas ao extrair ficheiro usando "arrastar e soltar" ele da erro e bloqueia, seja o xarchiver, file-roller, etc...

Uma dica para quem gosta um pouco de "eye candy" e usar o OBLogout.

http://i.imgur.com/4eL30Fh.png

Para lhe dizer a verdade, no local de trabalho inicialmente também tinha esse problema, mas entretanto desapareceu e eu praticamente uso Openbox com PCManFM e Nautilus. No Nautilus, o problema de arrastar e largar chega a ser ainda pior. No de casa ainda tenho esses problemas, até porque só há pouco tempo deixei de usar o Compiz aqui no de casa, para poder fazer umas coisitas para "apimentar" o uso do Openbox. Mas tenho de ver como resolvi esse problema e depois digo-lhe algo!

Uma coisa que ando a fazer é portar algumas das aplicações de personalização¹, criação de menus para o Gtk3, deixando um pouco de lado o Gtk2. Uma das coisas que ando a fazer é portar o oblogout presente no MadBox, aliás, actualmente os ícones já mudam consoante o tema do Utilizador e já conta com algumas melhorias! Já agora, aqui deixo umas imagens de uma das versões da minha modificação:


Como se pode observar, o tema de ícones que tenho é o gnome :p


Mas em breve deixarei por aqui mais algumas dicas. Uma delas (deixo já aqui um cheirinho :p ) é o menu apelidado de Places baseado no menu com o mesmo nome no Gnome Panel, feito com recurso ao Python e aos pacotes do Gtk3, até mesmo o mostrar do histórico, permitindo de forma fácil de o eliminar sem ter de apagar o ficheiro recently-used.xbel², tudo com recurso às funções existentes!


1. O LxAppearance de certa forma é incompleto no que toca ao Gtk3. Tive de editar o ficheiro de configuração manualmente para que ficasse tudo como deve ser!
2. A maioria dos pipemenus que encontrei, limitavam-se a eliminar o ficheiro, o que fazia com que o ficheiro xsession ficasse com registo de erros ao tentar fazer a leitura do conteúdo do histórico.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor BlackRazor » Sáb, 11 de Outubro 2014, 13:41

Luis Cardoso (10-10-2014, 23:15) escreveu:Para lhe dizer a verdade, no local de trabalho inicialmente também tinha esse problema, mas entretanto desapareceu e eu praticamente uso Openbox com PCManFM e Nautilus. No Nautilus, o problema de arrastar e largar chega a ser ainda pior. No de casa ainda tenho esses problemas, até porque só há pouco tempo deixei de usar o Compiz aqui no de casa, para poder fazer umas coisitas para "apimentar" o uso do Openbox. Mas tenho de ver como resolvi esse problema e depois digo-lhe algo!


Julgo ter lido em algum lado que o problema é do pacote "Libfm", mas já não tenho a certeza!


Uma coisa que ando a fazer é portar algumas das aplicações de personalização¹, criação de menus para o Gtk3, deixando um pouco de lado o Gtk2. Uma das coisas que ando a fazer é portar o oblogout presente no MadBox, aliás, actualmente os ícones já mudam consoante o tema do Utilizador e já conta com algumas melhorias! Já agora, aqui deixo umas imagens de uma das versões da minha modificação:


Como se pode observar, o tema de ícones que tenho é o gnome :p


Mas em breve deixarei por aqui mais algumas dicas. Uma delas (deixo já aqui um cheirinho :p ) é o menu apelidado de Places baseado no menu com o mesmo nome no Gnome Panel, feito com recurso ao Python e aos pacotes do Gtk3, até mesmo o mostrar do histórico, permitindo de forma fácil de o eliminar sem ter de apagar o ficheiro recently-used.xbel², tudo com recurso às funções existentes!


1. O LxAppearance de certa forma é incompleto no que toca ao Gtk3. Tive de editar o ficheiro de configuração manualmente para que ficasse tudo como deve ser!
2. A maioria dos pipemenus que encontrei, limitavam-se a eliminar o ficheiro, o que fazia com que o ficheiro xsession ficasse com registo de erros ao tentar fazer a leitura do conteúdo do histórico.


Esse OBLogout parece estar muito bom! :rox: Realmente era chato ter de alterar os ícones manualmente! Quanto ao menu Places parece algo bem mais completo que o atual menu! :yeah: Já agora uma duvida, qual é mesmo o problema do Gtk2 e Gtk3? Tem haver apenas com os temas?? :conf:

No que toca ao LxAppearance acho que nunca tive problemas, também pouco o usei!

Algo útil aqui para o fórum era ter uma secção de aplicações desenvolvidas ou alteradas pelos utilizadores! :yeah:
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 11 de Outubro 2014, 14:55

BlackRazor (11-10-2014, 13:41) escreveu:
Luis Cardoso (10-10-2014, 23:15) escreveu:Para lhe dizer a verdade, no local de trabalho inicialmente também tinha esse problema, mas entretanto desapareceu e eu praticamente uso Openbox com PCManFM e Nautilus. No Nautilus, o problema de arrastar e largar chega a ser ainda pior. No de casa ainda tenho esses problemas, até porque só há pouco tempo deixei de usar o Compiz aqui no de casa, para poder fazer umas coisitas para "apimentar" o uso do Openbox. Mas tenho de ver como resolvi esse problema e depois digo-lhe algo!


Julgo ter lido em algum lado que o problema é do pacote "Libfm", mas já não tenho a certeza!

Sim, estive agora a experimentar e já sei como resolvi no caso do PCManFM, foi apenas uma questão de instalar o mesmo via wheezy-backports. Se estiver no Ubuntu, ou outra Distro, não sei como proceder para ter a versão mais actual do PCManFM e do libfm...
BlackRazor (11-10-2014, 13:41) escreveu:
Uma coisa que ando a fazer é portar algumas das aplicações de personalização¹, criação de menus para o Gtk3, deixando um pouco de lado o Gtk2. Uma das coisas que ando a fazer é portar o oblogout presente no MadBox, aliás, actualmente os ícones já mudam consoante o tema do Utilizador e já conta com algumas melhorias! Já agora, aqui deixo umas imagens de uma das versões da minha modificação:


Como se pode observar, o tema de ícones que tenho é o gnome :p


Mas em breve deixarei por aqui mais algumas dicas. Uma delas (deixo já aqui um cheirinho :p ) é o menu apelidado de Places baseado no menu com o mesmo nome no Gnome Panel, feito com recurso ao Python e aos pacotes do Gtk3, até mesmo o mostrar do histórico, permitindo de forma fácil de o eliminar sem ter de apagar o ficheiro recently-used.xbel², tudo com recurso às funções existentes!


1. O LxAppearance de certa forma é incompleto no que toca ao Gtk3. Tive de editar o ficheiro de configuração manualmente para que ficasse tudo como deve ser!
2. A maioria dos pipemenus que encontrei, limitavam-se a eliminar o ficheiro, o que fazia com que o ficheiro xsession ficasse com registo de erros ao tentar fazer a leitura do conteúdo do histórico.


Esse OBLogout parece estar muito bom! :rox: Realmente era chato ter de alterar os ícones manualmente! Quanto ao menu Places parece algo bem mais completo que o atual menu! :yeah: Já agora uma duvida, qual é mesmo o problema do Gtk2 e Gtk3? Tem haver apenas com os temas?? :conf:

No que toca ao LxAppearance acho que nunca tive problemas, também pouco o usei!

Algo útil aqui para o fórum era ter uma secção de aplicações desenvolvidas ou alteradas pelos utilizadores! :yeah:

:obrigado:

O problema do Gtk2 e Gtk3, primeiro está relacionado com os temas, o pessoal que trata dos temas para o novo Gnome 3 esquece-se de testar nas aplicações Gtk2 e por vezes a diferença de temas/aspecto pode ser demasiado grande para ser verdadeiramente útil. E depois há outro factor, existem temas Gtk2 que poderiam ser usados em parceria com um tema Gtk3, e como os ficheiros de configuração são diferentes, porque não dar a opção de escolha ao utilizador para seleccionar temas diferentes a aplicar no Gkt2 e Gtk3.

Depois há outra questão, dado que o Gtk3 está a chegar a um nível cada vez mais maduro, certamente que o Gtk2 deixará de ter grande suporte, pelo que será necessário actualizar as ferramentas o quanto antes ;)

Quanto à secção que refere, ela já existe, encontra-se aqui: viewforum.php?f=19
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor BlackRazor » Dom, 12 de Outubro 2014, 21:58

Sim, estive agora a experimentar e já sei como resolvi no caso do PCManFM, foi apenas uma questão de instalar o mesmo via wheezy-backports. Se estiver no Ubuntu, ou outra Distro, não sei como proceder para ter a versão mais actual do PCManFM e do libfm...


Tenho andado a testar algumas distros e tive a instalar o Debian e o pcmanfm via wheezy-backports e tudo funciona! Obrigado pela dica e pelo esclarecimento sobre Gtk! :venia:

Deixo mais uma dica para quem usa o painel Tint2 e quer um calendário ao clicar nas horas, basta instalar o gsimplecal!

Imagem
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 16 de Março 2015, 23:42

Como personalizar o aspecto das aplicações Gtk2 e Gtk3




Se reparou bem, quando acaba de instalar o Openbox, ele fica sempre com um tema meio retro quando usa aplicações Gtk2 e/ou Gtk3. Isto acontece porque o Gtk não tem nenhum tema aplicado e apenas está a carregar todos os seus "widgets" tendo por base as suas configurações mais básicas.

Antes de poder fazer alguma modificação neste aspecto, recomendo a instalação destes pacotes:
sudo apt-get install leafpad gnome-themes-standard gnome-icon-theme fonts-cantarell

  • leafpad simples editor de texto
  • gnome-themes-standard tema Gtk2 e Gtk3 que acompanha o ambiente Gnome
  • gnome-icon-theme tema de ícones do Gnome
  • fonts-cantarell tipo de letra que acompanha as mais recentes versões do Gnome

Tendo por base a instalação dos pacotes anteriores e para dar a volta à situação, crie o seguinte ficheiro através da execução do seguinte comando:
leafpad ~/.gtkrc-2.0


Em seguida cole o seguinte texto:
Código: Selecionar todos
gtk-theme-name="Adwaita"
gtk-icon-theme-name="gnome"
gtk-font-name="Cantarell 10"
gtk-cursor-theme-name="Adwaita"
gtk-cursor-theme-size=24
gtk-toolbar-style=GTK_TOOLBAR_ICONS
gtk-toolbar-icon-size=GTK_ICON_SIZE_SMALL_TOOLBAR
gtk-button-images=0
gtk-menu-images=1
gtk-enable-event-sounds=1
gtk-enable-input-feedback-sounds=1
gtk-xft-antialias=1
gtk-xft-hinting=1
gtk-xft-hintstyle="hintslight"
gtk-xft-rgba="rgb"


Salve as alterações do ficheiro e com isto já tratámos do Gtk2. Se abrir uma aplicação com Gtk2, verá que a aplicação já terá o aspecto do Clearlooks (tema base do Adwaita e que ainda permanece para as aplicações Gtk2). Está bem melhor do que estava, certo?

Para fazer o mesmo para o Gtk3 é necessário mais um passo, i.e., precisamos de criar um caminho primeiro e só depois o ficheiro de configuração. Desta forma proceda com o seguinte comando:
mkdir -p ~/.config/gtk-3.0

Caso tenha instalado o sistema sem ambiente e decida fazer os passos via shell antes mesmo de entrar no Openbox, a opção "-p" é vital, porque em princípio ainda não existirá a pasta ".config", e esta opção irá criar as pastas "pai" de acordo com a sua necessidade.

Criada a pasta, chega a hora de criar o ficheiro de configuração, que é bem parecido com o que vemos no Gtk2, embora com pequenas diferenças:
leafpad ~/.config/gtk-3.0/settings.ini


Em seguida cole o seguinte texto:
Código: Selecionar todos
[Settings]
gtk-theme-name=Adwaita
gtk-icon-theme-name=gnome
gtk-font-name=Cantarell 10
gtk-cursor-theme-name=Adwaita
gtk-cursor-theme-size=24
gtk-toolbar-style=GTK_TOOLBAR_ICONS
gtk-toolbar-icon-size=GTK_ICON_SIZE_SMALL_TOOLBAR
gtk-button-images=0
gtk-menu-images=0
gtk-enable-event-sounds=1
gtk-enable-input-feedback-sounds=1
gtk-xft-antialias=1
gtk-xft-hinting=1
gtk-xft-hintstyle=hintslight
gtk-xft-rgba=rgb


Mais uma vez, guarde as alterações e abra uma aplicação Gtk3, verá que o tema Adwaita já está a ser aplicado.

No fim terá algo assim:

PCManFM com tema Gtk2 e Gedit com Gtk3


E agora vocês perguntam, se há o LXAppearance, porque raios está a fazer tudo manualmente? Bem, pela razão que apresento aqui: viewtopic.php?p=71487#p71487
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tweaks/Ajustes ao Openbox

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 16 de Março 2015, 23:58

Como ter a notificação sonora do Empathy no Openbox




Se usa Openbox e prefere manter-se mais apegado às aplicações Gtk3 ou ter um mensageiro mais actual, então decerto que poderá usar o Empathy para esse efeito. Mas existe um problema, principalmente para quem não tenha optado por seguir as minhas indicações no comentário anterior, i.e., tenha optado pela via mais fácil com o LXAppearance. Pois bem, para ter as tais notificações sonoras apenas precisa de editar os seguintes ficheiros:
leafpad ~/.gtkrc-2.0


E colocar ou substituir os valores mencionados para os aqui apresentados:
Código: Selecionar todos
gtk-enable-event-sounds=1
gtk-enable-input-feedback-sounds=1


Salve e abra o outro ficheiro para o Gtk3:
leafpad ~/.config/gtk-3.0/settings.ini


E novamente, colocar ou substituir os valores:
Código: Selecionar todos
gtk-enable-event-sounds=1
gtk-enable-input-feedback-sounds=1


Depois de fazer isto, em princípio já terá o som de notificação de mensagens.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron