Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:06 Pesquisa avançada

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Bitetti » Seg, 17 de Novembro 2014, 18:05

Fonte http://www.revista.espiritolivre.org/microsoft-torna-plataforma-net-opensource-e-planeja-lanca-la-para-linux-e-mac

Imagem
Nesta última quarta-feira (12), durante o evento “Connect()”, a Microsoft anunciou planos de tornar a plataforma de desenvolvimento .NET numa plataforma de código aberto, liberando-a para a comunidade opensource. A plataforma, que inclui o .NET Framework e tecnologias relacionadas e que antes era exclusivamente destinada aos sistemas Windows, agora está prestes a receber versões oficiais para Linux e Mac OS X.
Em entrevista ao VentureBeat, o vice-presidente corporativo da divisão de desenvolvimento da Microsoft, Sahana Somasegar, explicou que o objetivo da iniciativa é estender a plataforma a novos desenvolvedores e permitir que eles possam produzir para uma variedade maior de plataformas – intenção esta que, aliás, é reafirmada em nota oficial da Microsoft em seu site.
“Com bilhões de dispositivos disponíveis atualmente no mercado, desenvolvedores precisam de ferramentas que abranjam diversos formatos e plataformas. Através do Visual Studio e do .NET, estamos comprometidos a oferecer uma solução completa para desenvolvedores criarem e gerenciarem aplicações para múltiplos dispositivos e plataformas”, disse Somasegar.
Para atingir esse objetivo, a Microsoft liberou o código-fonte de toda a plataforma .NET para servidores, o que inclui o ASP.NET, o compilador .NET, o .NET Framework, Core Runtime e bibliotecas relacionadas. Com isso, a empresa abre caminho para o desenvolvimento de softwares e sistemas para Windows, Linux e Mac. Um repositório já foi aberto no GitHub pela própria Microsoft e pode ser acessado livremente.
Acompanhando essas novidades, a Microsoft anunciou o lançamento do Visual Studio Community 2013. Pela primeira vez, a gigante de Redmond oferece uma versão gratuita de seu famoso ambiente de desenvolvimento, que permite criar programas para Windows, Android e iOS, inclusive suportando linguagens como Python, HTML5 e JavaScript (além, é claro, do C# e similares). O download do Visual Studio Community 2013 já está disponível para todos. Importante ressaltar que o Visual Studio Community 2013, apesar de gratuito, NÃO é opensource e nem software livre. As aplicações geradas pelo software porém, podem sim, ser opensource e software livre. Vale lembrar ainda que o Visual Studio Community 2013 não tem versões nativas da IDE para Linux.
Até o presente momento, quem optava pela plataforma .NET para oferecer soluções para plataformas diferentes do Windows tinha a sua disposição a tecnologia Mono, uma implementação opensource não oficial do .NET. Com a liberação do código da plataforma, um dos principais objetivos da Microsoft é estreitar os laços com a comunidade Mono a fim de, juntos, oferecerem uma solução completa de ambiente de desenvolvimento para Windows, Linux e Mac.
Desenvolvedores interessados em usufruir desta plataforma poderão acessar o .NET Foundation, que oferece uma lista de projetos para os quais é possível colaborar.
Com informações do Canaltech.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Bitetti » Seg, 17 de Novembro 2014, 18:08

Acho q a unica coisa q posso comentar é que sei o quanto vai ser insuportável e estressante ter que ficar ouvindo "zé ruela" que antes me criticava por não usar Dot Net e outras tranqueiras vindo falar e tentando me convencer como programar para Linux é fácil e prático e estável. Tipo, um "poxa essa ideologia que você segue realmente é boa, me arrependo de n ter apostado nela antes" nunca rolá, né!
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 30 de Novembro 2014, 17:18

Espero que a microsoft meta tudo opensouce para ver o que vai acontecer depois :troll:
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Abril 2015, 1:28

nuno_nunes (30-11-2014, 16:18) escreveu:Espero que a microsoft meta tudo opensouce para ver o que vai acontecer depois :troll:

Fica melhor e evolui mais rapidamente...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Microsoft torna plataforma .NET opensource

Mensagempor tudosmartphones » Dom, 21 de Fevereiro 2016, 12:46

Acredito que eles estão abandonando o .NET por isso resolveram ele disponibilizar para desenvolvedores.

tudosmartphones
 
Mensagens: 11
Registrado em: 21 Fevereiro, 2016


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes