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Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Seg, 6 de Outubro 2014, 11:25

Viewports e outras coisas legais, dessa vez consegui fazer uma interface customizada. A Godot usa recursos bastante comuns do tipo q vc encontra na LibRocket, Flash, HTML5, Android mas ficou só atrás da LibRocket quando o assunto é esticar a "fatia" de imagem do componente gráfico.

Ando sendo trolado pelo próprio Juan no forum, por minha escolha de escalar a linguagem com a MoonScript. Tipo, para ele a GDScript tem q ser a linguagem final... em verdade, acho q ele ficou chateado de eu ter falado q GDScript não é tão elegante quanto a MoonScript. :troll:



prometeus n entendi esse casório, mas andei tendo problemas com 32 bit tb, mas vi gente q conseguiu rodar tranquilamente, tente ver se o suporte OpenGL e GLES da sua placa esta Ok. No demais um tuto https://www.youtube.com/watch?v=b5h9XIufTsg
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qui, 16 de Outubro 2014, 10:29



Viewports são muito usadas, principalmente para gerar texturas dinâmicas para efeitos em shaders. A Godot tem um sistema bem simples para usar esse recurso.

O mais louco foi quando pedi ajuda sobre o sistema de ordenação de pilha dos monstros, o desenvolvedor me sugeriu usar um YSort, q é um objeto nativo da Godot que "não estava documentado". Ou seja, ele foi desenvolvido em algum tempo para um jogo parecido a este mini-game e os autores esqueceram ou subestimaram a sua importância :P

Outra ainda mais bizarra diz respeito a linguagem humana, explicando: eu procurei em toda parte na documentação a palavra "swap" na maioria dos mecanismos que uso swap é usada para trocar dois estados, no entanto para minha surpresa Juan usa a palavra "move" para colocar um objeto de um estado ao outro (no caso o indice de desenho, q faz com que um personagem aparece na frente de outro). Dei um toke a ele sobre essa pequena interpretação desencontrada.
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Sex, 17 de Outubro 2014, 17:49

Imagem

Enfim um mecanismo para propriedades inserido agora pouco pelo Juan.
Eu prefiro mil vezes isso do que ficar escrevendo get e set p todo lado em uma redundância infinita.
Ainda não é algo tão elegante como o do C# (na verdade a única coisa q gosto na linguagem) mas é funcional.
Afinal o padrão de projeto q pra cada membro tem q ter um get e set no fundo é pouco prático, pois só levam vantagem disso membros que precisem e acionem listeners e triggers.
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qua, 29 de Outubro 2014, 1:17

Imagem

Essa é uma imagem que acabaram de postar, o Juan ainda não subiu as atualizações... mas eu já estou me contorcendo aqui para por as mãos nisso :rox: :rox: :rox: :rox:
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Seg, 3 de Novembro 2014, 1:16

http://www.wildwitchproject.com/2014/11/arvores-no-balanco-do-vento-pt1.html

Imagem

Tive esta ideia quando vi um gameplay de The Last of Us e reparei no movimento das árvores.
O shader é bastante simples, um movimento senoide controlado por uma variável de escala.

Nota: Gif animada na página do blog

Para garantir que o shader mude apenas a porção certa da malha usei as cores dos vértices, onde o canal R varia de 0 a 255 (0 = nenhuma influência até 255 = total influência).

Imagem


Bom, o shader ainda precisa de alguns ajustes, mas é por este caminho. Aos interessados, segue o shader até agora:

Código: Selecionar todos
////VERTEX SHADER
uniform float displace = 1.0;

float s = sin(clamp(TIME, 0.0, 1000.0));
float d = COLOR.r*displace*s;
VERTEX.x += d;
VERTEX.z += d;

////FRAGMENT SHADER
uniform texture imagem;

DIFFUSE = tex(imagem,UV).rgb;
// folhas
//DIFFUSE_ALPHA = tex(imagem,UV).rgba;
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Seg, 10 de Novembro 2014, 14:20

Imagem

8 pontos de iluminação no mapa, efeito de glow e particulas.
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qua, 12 de Novembro 2014, 10:19



deixando a coisa mais "ancient book" hehe
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Seg, 17 de Novembro 2014, 10:57



Agora ficou fácil criar caminhos para o player e inimigos.
Vou começar o quanto antes os testes com esta nova feature.
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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Sáb, 13 de Dezembro 2014, 14:34

Fiquei sumido um pouco, por conta dos problemas de audio com o Ubuntu 14.10 e Kdenlive, mas agora resolvi o problema e cá estamos.

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Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Ter, 16 de Dezembro 2014, 10:27

Imagem

Finalmente decretada o primeiro release da Godot!
http://www.godotengine.org/wp/godot-eng ... st-stable/
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