Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:14 Pesquisa avançada

Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 19 de Abril 2014, 23:08

O Ubuntu tem uma política de atualizações muito rígido, apresentado versões novas a cada 6 meses e versões sólidas (LTS - Long Term Support) a cada 24 meses. No caso das versões LTS, estas geralmente têm suporte com atualizações de pacotes durante 5 anos. O Ubuntu 14.04 é um exemplo disso mesmo e terá um suporte até 2019.

Ora, nestas alturas em que novos Ubuntus são lançados, principalmente as versões LTS, muita gente quer realizar a migração do seu ubuntu ultrapassado para essa nova versão. Ora, nesta necessidade e procura de atualizar para o novo Ubuntu, a maioria pergunta-se:

    Devo fazer uma instalação limpa ou é suficiente atualizar tal como o Ubuntu propõe?
    A pergunta é simples a resposta pode ser direta mas é longa!


Esta pergunta ocorre porque logo após a publicação oficial dos Ubuntus, todos os Ubuntus antigos apresentam uma mensagem semelhante à da imagem abaixo, onde é proposta a migração para a versão mais atual e estável do Ubuntu. Mas será mesmo esta a melhor escolha? Para quem tem preguiça, talvez.



    Se quer ver já quais são as diferenças, avance para a secção "Atualização VS Instalação Limpa".


O Ubuntu utiliza um sistema de pacotes chamado deb (proveniente do projeto Debian) que tem características ótimas para executar atualizações. O Ubuntu utiliza, e muito bem, estas potencialidades para se manter sempre íntegro em termos de controlo de versão das aplicações dos seus utilizadores, no entanto não utiliza todas as potencialidades. O Ubuntu efetivamente usa estas capacidades, mas sempre dentro da linha da versão principal da aplicação e não atualizações gerais de cada aplicação. Isto significa que geralmente o Ubuntu nunca atualiza os programas para a última versão, apenas atualiza-os em termos de correções de bugs.

Por este motivo há muitos utilizadores que criticam esta política de versões de 6 em 6 meses e sugerem que o Ubuntu seja Rolling-Release. No entanto, esta política do Ubuntu é boa para o seu próprio marketing e nesse sentido sai uma versão a cada 6 meses e nessa altura os utilizadores podem realizar a atualização para a nova distribuição. Ao fazê-lo irá receber atualizações das aplicações e não apenas de correções de bugs, ficando então com as aplicações o mais atualizadas possíveis, mediante o que foi estruturado para a versão mais atual e estável do Ubuntu.

Esta é uma explicação simples do que realmente acontece em termos de atualizações do Ubuntu. Em teoria, o que acontece é que ao fim de 6 meses ficamos num estado igual ao que se se tivéssemos um Ubuntu Rolling Release. Na prática, como são atualizações mais profundas e de uma vez só podem causar situações inesperadas.


    Porquê que ocorrem situações inesperadas?
Para responder a isto é necessário descer um pouco de nível de abstração, é necessário perceber um pouco de o que acontece quando um pacote deb (de instalação de programas) funciona. Muito resumidamente, a instalação de um pacote resume-se a (mais detalhes aqui):
  • execução de um [possível] conjunto de scripts de preparação da instalação dos ficheiros;
  • instalação dos ficheiros, que na prática é um copiar colar de cada ficheiro para o respetivo local
  • execução de um [possível] conjunto de scripts de remoção da versão anterior;
  • execução de dois [possíveis] conjuntos de scripts de remoção de ficheiros;

Isto quer dizer que há um conjunto de ficheiros que são removidos (substituídos ou via script). Ora à medida que ocorrem atualizações, há ficheiros que são acrescentados e outros ficheiros que são removidos [e esquecidos]. Nesse sentido, os programadores geralmente tratam de controlar tudo o que é necessário e remover tudo o que não é necessário. Mas como somos humanos, podemos facilmente esquecer ao fim de algum tempo. Muitas vezes é isso que acontece quando estamos a fazer atualizações de uma versão para outra (diferente de uma atualização de manutenção/correção de bugs).

Nesse sentido, à priori e tecnicamente, muito provavelmente uma instalação do Ubuntu através de uma atualização poderá incorrer em ficheiros e configurações velhos, desnecessários e esquecidos.

Atualização VS Instalação limpa



A atualização é sempre algo mais simples: basta clicar para atualizar, aguardar e continuar a utilizar o Ubuntu exatamente como o tinha antes, com as suas configurações, preferências, temas e até passwords salvas no browser e outras aplicações. No entanto, ela traz também configurações que não gostamos ou até configurações que serão sobrepostas às novidades que possivelmente o novo Ubuntu teria.

Por outro lado uma instalação limpa dará mais trabalho pois terá de repor as configurações e instalar os seus programas preferidos. No entanto, terá um sistema limpo com configurações preparadas pela equipa de desenvolvimento e que potencialmente serão mais rápidas.

Muita gente poderá dizer que a atualização é um processo mais rápido, no entanto, hoje mesmo fiz esse teste (vídeo abaixo)! A atualização demorou cerca de uma 75 minutos, ao contrário da instalação que demorou cerca de 20 minutos, ou seja demorou cerca de 25% do tempo. Claro que não estou a contabilizar o tempo de download do ficheiro ISO.

Em resumo temos que:
  • Uma atualização
    • tem a favor:
      • Não exige o download prévio do Ubuntu, é só clicar para atualizar;
      • Não é necessário voltar a escolher partições, é só esperar para que conclua a tualização
      • As configurações/preferências pessoais mantêm-se, evitando ter de reconfigurar
      • As aplicações mantêm-se instaladas, não sendo necessário voltar a instalar
    • Tem os seguintes problemas:
      • Podemos ficar com ficheiros descridibilizados, que deixaram de fazer sentido;
      • As configurações que tínhamos previamente poderão sobrepor as configurações novas, o que significa que poderemos não ver todas as novidades;
      • O processo de atualização é demorado e potencialmente poderá dar algum problema imprevisível (tal como aconteceu no vídeo abaixo)
  • Uma instalação limpa
    • tem a favor:
      • As configurações estão limpas, precisamente tal como os programadores decidiram que elas fossem;
      • Não tem ficheiros sem interesse, lixo
      • A instalação demora cerca de 20 minutos
    • Tem os seguintes problemas:

Antes de apresentar a minha opinião pessoal, hoje mesmo fiz as duas instalações e no caso da atualização e gravei todo o processo (os cerca de 75 minutos) que se resumiu em cerca de 4 minutos de vídeo, que mostra os problemas que tive no final. Vale a pena dar uma vista de olhos para quem não conhece este tipo de atualizações:


Minha opinião pessoal



A minha opinião pessoal vai ser muito direta: a atualização irá levar a um ubuntu nada otimizado, carregado de configurações não objetivas, ficando-se com um Ubuntu que é um mix entre as coisas antigas e as novas, não ficando nem com o bom do novo nem com um bom do antigo. Ficando com uma coisa imprevisível que provavelmente não será agradável de utilizar.

Nesse sentido, recomendo uma instalação limpa! Ficará com todas as coisas boas da nova versão. A instalação dos programas será certamente o maior inconveniente, mas é algo que vai fazer em pouco tempo e nunca mais terá de se preocupar. Relativamente às configurações, eu trago apenas as que quero através deste método da partição /home separada.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 20 de Abril 2014, 0:39

Muito boa análise/comparativo :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor lcom23 » Dom, 20 de Abril 2014, 0:51

Muito bom essa comparação, pra saber qual é o melhor se é a Atualização ou a Instalação.
No meu caso eu tenho o Ubuntu 13.10 de 32 bits, que instalei esse ano, e está rodando bem em minha máquina. vou esperar mais um pouco para fazer uma nova Instalação, que como você Claudio mesmo colocou sua opinião, eu também achei a melhor maneira e deixar o Ubuntu limpo em minha máquina.
Editado pela última vez por lcom23 em Dom, 20 de Abril 2014, 0:58, em um total de 1 vez.
>HP Desktop
>Intel DualCore E5300@2.6 GHz
>2 GB Ram
Avatar do usuário
lcom23
 
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Abril, 2014

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 20 de Abril 2014, 0:54

Boas Cláudio, excelente!

Era por coisas destas que eu esperava quando fiz aquela "sugestão"!!

E quanto à situação de actualização versus instalação limpa, só uma vez fiz actualização.
Do 10.10 para o 11.04 e deu "#$%"!

Agora as actualizações são mais "certinhas", mas comigo, é sempre do zero, ou seja, instalação limpa.
Demora MUITO MENOS TEMPO e a garantia da estabilidade aumenta pelas razões que apontaste no artigo.

É preciso paciência e horas em frente do PC para fazer na nova versão aquilo que tinhamos na antiga.

Mas é um desafio que vale a pena!

E agora com aplicações como o Aptik e o Ubuntu After Install, é muito mais fácil reinstalar os nossos programas, recuperar temas, ícones e as próprias aplicações/programas, documentos, imagens, etc.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Abril 2014, 1:22

Apesar de eu referir que atualização pode ser um verdadeiro problema, na minha opinião isso acontece para o utilizador normal do Ubuntu, que não é um "power user". Acho que para utilizadores que compreendem como as coisas funcionam, na prática instalar o último Ubuntu via atualização pode ser algo também muito simples e funcionar perfeitamente como uma instalação limpa. Claro que o tempo de espera terá de ser aquele que referi e claro que poderá sempre haver um ou outro "lixo" em ficheiros que pouco interessam.

Digo isto porque em termos de aplicações, tudo o que está fora da /home em princípio vai ficar exatamente como é esperado em termos de ficheiros necessários para tudo funcionar bem e para o caso dos ficheiros da /home, onde estão especificamente as nossas configurações, basta simplesmente apagar que as configurações começam todas do zero como se fosse uma instalação limpa.

Existe estes dois "lados da moeda", eu prefiro fazer de forma reversa. É o que faço sempre. Em vez de atualizar e depois ter de apagar configurações que não me interessa, simplesmente instalo um Ubuntu completamente novo e depois vou acrescentando as configurações que me importa. Geralmente são as pastas do Firefox, SSH, gnupg, Gimp, qBitTorrent e algumas poucas mais. Tudo o resto mantenho na /home numa pasta backup para o caso de querer buscar alguma configuração antiga.

Assim, o meu procedimento, que até pode nem ser perfeito mas para mim é o mais adequado é: instalo o ubuntu formatando apenas a partição / (raiz); passo as configurações (pastas) das aplicações mencionadas; e instalo o pack de programas com um comando no terminal. O procedimento demora cerca de 20 minutos para instalar o Ubuntu; 5 minutos para mudar o nome do utilizador antes de instalar o Ubuntu e copiar as pastas de configurações após a instalação; 10 minutos (dependendo da ligação) para instalar os programas que me interessa (o mais demorado é o Google Chrome que me obriga a ir ao site da Google xD ). Na prática, em menos de meia hora tenho uma versão nova do Ubuntu com as configurações limpas e praticamente com quase tudo o que tinha antes, inclusive as sessões no browser.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor ssousaleo » Dom, 20 de Abril 2014, 1:38

Em primeiro lugar, adorei esse post, tinha algumas dúvidas em relação a diferença entre as duas maneiras e agora já não tenho mais. Obrigado :venia:

Eu sempre fiz uma atualização limpa, justamente por querer ter o SO "puro", sem o incoveniente de um mix, como vc comentou.

ssousaleo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Março, 2013

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Anderson Henrique » Dom, 20 de Abril 2014, 14:15

Excelente post!

Só fiz uma atualização dessas uma única vez, e foi quando ainda tinha minha /home junto à partição do sistema... Foi um horror! Nunca mais cometo o mesmo erro.

É uma dica que se deve dar a todos os novos utilizadores: Tire uma hora do seu dia ou noite, preferencialmente no final de semana e faça uma nova instalação do Ubuntu quando sair uma nova versão, com certeza irá valer o tempo gasto. E aliás, dessa vez realmente valeu, afinal há muito não vejo o Ubuntu com o desempenho tão bom.
Linux: mais que uma alternativa. Uma filosofia.
Imagem
Avatar do usuário
Anderson Henrique
 
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Junho, 2011
Localização: Propriá, SE, Brasil

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Abril 2014, 16:58

Não acho que a atualização seja algo extremamente mau, até porque limpar as configurações quase que garantem que coisa fica limpa e praticamente igual ao Ubuntu 14.04 (exceto claro os programas extra que tinha instalado).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Atualização ou instalação limpa? Conheça as diferenças

Mensagempor Agnaldo Lucindo » Dom, 20 de Abril 2014, 23:14

Eu atualizei o ubuntu 12.04 pro 14.04 :venia: e muito mais rapido so tinha duvida de como trocar o tema!Seu video ja ajudou :D Muito bom :yeah:
Imagem Tudo aquilo que o homem ignora,nao existe para ele.Porisso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber.Albert Eistein
Avatar do usuário
Agnaldo Lucindo
 
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Janeiro, 2014
Localização: Alem Paraiba-MG-Brasil

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron