Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:33 Pesquisa avançada

Debian - Passo a passo!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 1 de Abril 2014, 0:21

Luis Cardoso (31-03-2014, 19:32) escreveu:
Miguel Fonseca (30-03-2014, 20:37) escreveu:Boas Luís, não te deves lembrar, mas eu tenho uma velhinha ATI X1600 com 512 MB.

Instalei o pacote equivalente no meu Ubuntu 14.04.

Existe mais algum procedimento, para além da instalação para que beneficie do que este pacote pode trazer?

Aguardo.

Hasta.

Então não me havia de lembrar? Porque acha que dei assim tanto foco à ATI xD (para ser sincero, ainda só instalei Debian em PC's com gráfica Intel e antiga ATI).

Veja se este campo o ajuda: https://wiki.debian.org/AtiHowTo#line-1-3

Mas recomendo-lhe que explore as dicas lá apresentadas, pode ser que alguma lhe assente bem.


Boas Luís, obrigado pela informação! :yeah:

Realmente, tirando o tal pacote linux-firmware-nonfree, os outros dois, tinha-os de "origem" instalados.

Instalei também hoje o Ubuntu Gnome 14.04, por isso, como escreveste acima, queria, com a minha velhinha ATI, tentar "trabalhar" decentemente com o Gnome-Shell.

Até agora, com o zswap enable no Kernel e este pacote nonfree, a coisa está a correr bem.

Com 512 MB, estes foram os resultados dos seguintes comandos:

glxinfo | grep render


Código: Selecionar todos
recovery@recovery-PC:~$ glxinfo | grep render
direct rendering: Yes
    GLX_MESA_multithread_makecurrent, GLX_MESA_query_renderer,
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on ATI RV515
    GL_MESA_ycbcr_texture, GL_NV_blend_square, GL_NV_conditional_render,


glxgears -info


Código: Selecionar todos
radeon: Acquired access to Hyper-Z.
302 frames in 5.0 seconds = 60.323 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.890 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.881 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.888 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.891 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.887 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.886 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.882 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.893 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.887 FPS
^C
recovery@recovery-PC:~$


À volta de 60 FPS em média. Nada "muito" mau! :desdentado: :D

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 1 de Abril 2014, 9:38

Acho este tópico tremendamente valioso! Por dois motivos: a conversa parece estar a ser produtiva e os conteúdos que o Luís está apresentar são muito importantes para quem quer enveredar por este caminho.

Por isso, Luís, espero que continues a "alimentar" este tópico com informação útil! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor José Craveiro » Ter, 1 de Abril 2014, 13:14

Luis Cardoso (31-03-2014, 19:38) escreveu:
José Craveiro (31-03-2014, 15:07) escreveu:Olá Luís, as dicas que aguardava estão por aqui, nada como testar, usar e abusar do debian! :yeah:
Está ótimo, parabéns. ;)

Mas José, isto é apenas a ponta visível do icebergue... Ainda falta o resto xD

Mas :obrigado: na mesma ;)

Pelo menos com isto, já poderá lidar com os drivers (o essencial).


Ora Luís, outra coisa não me passou pela cabeça, foi a força do entusiasmo, pelo menos a base já tenho e espero que dê certo a partir daqui. :S :)

Cláudio, subscrevo por completo o seu último post. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 1 de Abril 2014, 19:34

@Miguel, agora o derradeiro teste, correr um jogo do Steam :p

@Cláudio, bem haja pelas palavras. Assim que me for possível, irei sim continuar a partilhar informação neste tópico!

@José, com calma tudo se faz ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 1 de Abril 2014, 22:37

Luis Cardoso (01-04-2014, 19:34) escreveu:@Miguel, agora o derradeiro teste, correr um jogo do Steam :p

@Cláudio, bem haja pelas palavras. Assim que me for possível, irei sim continuar a partilhar informação neste tópico!

@José, com calma tudo se faz ;)


Bem Luís, muto sinceramente, não sou aquilo que se apelida de "gamer". :roll:

Ocasionalmente, jogo uns "joguitos" de cartas, mahjong, batalha naval, frogatto, supertux, etc.
Mas é raro, pois trabalho por turnos, o que me deixa pouco tempo que uso para me informar (geek! :lol: ) e estar com as pessoas que gosto.

Talvez arranje paciência para instalar um jogo "a sério" e então "direi" qualquer coisa.

Mas lembro-me que um dos meus jogos favoritos era o Civilization. Também gostava muito do Assassins of Creed.
E quando tentei instalá-los, a ambos, ainda no Windows 7, a minha gráfica (vou-me repetir :desdentado: ) ATI X1600 de 512 MB não aguentou! :facepalm2:

O Civilization ainda deu, mas tinha que premir ESC na introdução e o jogo em si tinha muitos lags.
O Assassins of Creed passava TUDO em slow motion! Quase que nem deu para ver o jogo em si.

Eu sei que isto já se passou à uns anos e, que os drivers estão um pouco melhor.
Mas, na altura, a minha placa era recente e usava "drivers privativos" da ATI/AMD.

Os jogos de hoje em dia, os bons, já pedem, no minimo, 1GB na gráfica e um Quad-Core, I3, I5, etc.

O meu Dual-Core a 2,8 Ghz também já não ajuda muito nessas coisas.

Se calhar por isso, é que eu não jogo mais vezes.

Talvez quando houver "uns trocos", eu compre algo que me "atire" para esse mundo.
Até lá...enfim...

Bem, já me alonguei! :doh:

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor JOPAGO » Qui, 3 de Abril 2014, 23:50

Uma pergunta:
Instalei a versao stable e tive problemas com meus drivers de video e som mesmo instalando pacote firmware-non-free. Tem problema eu migrar para a versao testing?
Avatar do usuário
JOPAGO
 
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Novembro, 2013

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Rogergalvao » Sáb, 5 de Abril 2014, 14:03

Boa dia,

bom estou pensando em migrar do ubuntu 13.10 para o Debian, mas não sei qual versão devo escolher, as configurações da máquina são:
Processador Intel core i3 (3ª geração)
Memória: 4GB
HD: 30GB SSD
HDD 320GB
Placa de vídeo: Intel HD Graphics

Qual versão é melhor a 6 ou 7.4? Devo baixar a AMD64 ou i386?
Da pra instalar a raiz do sistema nesses 30GB que nem faço no Ubuntu?

Rogergalvao
 
Mensagens: 49
Registrado em: 31 Maio, 2013

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 6 de Abril 2014, 15:29

JOPAGO (03-04-2014, 23:50) escreveu:Uma pergunta:
Instalei a versao stable e tive problemas com meus drivers de video e som mesmo instalando pacote firmware-non-free. Tem problema eu migrar para a versao testing?

Qual é a sua Placa Gráfica? E qual o Chip de Áudio?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 6 de Abril 2014, 15:35

Rogergalvao (05-04-2014, 14:03) escreveu:Boa dia,

bom estou pensando em migrar do ubuntu 13.10 para o Debian, mas não sei qual versão devo escolher, as configurações da máquina são:
Processador Intel core i3 (3ª geração)
Memória: 4GB
HD: 30GB SSD
HDD 320GB
Placa de vídeo: Intel HD Graphics

Qual versão é melhor a 6 ou 7.4? Devo baixar a AMD64 ou i386?
Da pra instalar a raiz do sistema nesses 30GB que nem faço no Ubuntu?

O melhor será experimentar ambas, veja com qual o PC tem um melhor comportamento, se com 32 ou 64 bit.

O Debian 6 ainda vem com Gnome 2 e com algumas aplicações desactualizadas, já o Debian 7 vem com aplicações mais actuais, para além da versão do Kernel ser mais actual (no caso de ter um Kernel mais antigo, poderá não usufruir de algumas funcionalidades internas do seu CPU Intel Core i3).

Quanto ao Disco, como não possuo nenhum SSD (actualmente não vejo razão para adoptar este tipo de disco) não lhe posso dizer se dá ou não para instalar a raiz nele! Só mesmo experimentando!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian - Passo a passo!

Mensagempor JOPAGO » Seg, 7 de Abril 2014, 14:23

Luis Cardoso (06-04-2014, 15:29) escreveu:
JOPAGO (03-04-2014, 23:50) escreveu:Uma pergunta:
Instalei a versao stable e tive problemas com meus drivers de video e som mesmo instalando pacote firmware-non-free. Tem problema eu migrar para a versao testing?

Qual é a sua Placa Gráfica? E qual o Chip de Áudio?


Código: Selecionar todos
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:03.0 Audio device: Intel Corporation Device 0a0c (rev 09)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation Lynx Point-LP HD Audio Controller (rev 04)
08:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GK208M [GeForce GT 740M] (rev a1)

Como vc pode ver, meu notebook dell tem tecnologia optimus :\
Emfim, sera q mudando para a versão testing nao melhora a integração com os drivers?
Fiquei pensando q talvez ate a desativação de pad com o comando Fn+F3 funcione.
Avatar do usuário
JOPAGO
 
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Novembro, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes

cron