Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:19 Pesquisa avançada

Atualizações e solução de problemas

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Atualizações e solução de problemas

Mensagempor mellocorrea » Qua, 12 de Fevereiro 2014, 16:07

Prezados

Em primeiro lugar agradeço pela acolhida e não quero ser mal interpretado. Tenho uma sugestão, baseada nos problemas que tenho encontrado para usar o ubuntu. Gostaria de sugerir que em cada problema apresentado fosse instituída uma junta para análise do problema e então somente daí fosse postado um procedimento com certeza. Pois na minha experiência segui muitas sugestões na internet que não levaram à solução do problema, antes fui obrigado a reinstalar o sistema várias vezes, como também repetir configurações e reinstalação de softwares. Hoje, para poder usar, mantenho o ubuntu desatualizado, pois não dá pra saber se após a atualização ele vai funcionar. Talvez alguém queira saber em qual atualização ele está dando problemas? Impossível, pois há nada menos que 602 atualizações para fazer e não é possível saber em qual delas está o erro. Após a instalação tudo se passa como se nada houvesse acontecido, mas, após o boot, na inicialização da seção o sistema simplesmente desaparece hora parcialmente, hora totalmente com as entradas USB e daí teclado ou mouse, ou ambos não funcionam mais.Para iniciar... somente no botão de reset, ou desligar no botão liga-desliga.

mellocorrea
 
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Fevereiro, 2014

Re: Atualizações e solução de problemas

Mensagempor Xterminator » Qui, 13 de Fevereiro 2014, 2:30

mellocorrea (12-02-2014, 15:07) escreveu:Prezados

Em primeiro lugar agradeço pela acolhida e não quero ser mal interpretado. Tenho uma sugestão, baseada nos problemas que tenho encontrado para usar o ubuntu. Gostaria de sugerir que em cada problema apresentado fosse instituída uma junta para análise do problema e então somente daí fosse postado um procedimento com certeza. Pois na minha experiência segui muitas sugestões na internet que não levaram à solução do problema, antes fui obrigado a reinstalar o sistema várias vezes, como também repetir configurações e reinstalação de softwares. Hoje, para poder usar, mantenho o ubuntu desatualizado, pois não dá pra saber se após a atualização ele vai funcionar. Talvez alguém queira saber em qual atualização ele está dando problemas? Impossível, pois há nada menos que 602 atualizações para fazer e não é possível saber em qual delas está o erro. Após a instalação tudo se passa como se nada houvesse acontecido, mas, após o boot, na inicialização da seção o sistema simplesmente desaparece hora parcialmente, hora totalmente com as entradas USB e daí teclado ou mouse, ou ambos não funcionam mais.Para iniciar... somente no botão de reset, ou desligar no botão liga-desliga.



@mellocorrea, A ideia é ótima, mas creio que é praticamente impossível fazer algo do tipo, pois as falhas são geralmente devido a drivers de hardware.
O que é muito difícil encontrar, duas pessoas com o mesmo problema e hardware idêntico.

Durante o tempo que utilizei o Ubuntu já cheguei a fazer atualizações de muito mais que 600 pacotes muitas vezes atualizações do sistema inteiro, só que adotava alguns procedimentos que dificilmente quebravam meu sistema (infelizmente estes procedimentos requerem um pouco de conhecimento e muita paciência), Alguns deles eram "NUNCA" atualizar o kernel junto com as outras atualizações do sistema, se você tem um kernel em perfeito funcionamento só atualize se for por causa de falhas de segurança, pois geralmente um kernel mais novo adiciona novos recursos, e por muitas vezes remove outros,que são considerados obsoletos.
Meu jeito de atualizar era este, aliás ainda o utilizo atualmente em outrs distribuições.

1 - Atualizar kernel, não tem nenhum problema desde que você tenha um kernel funcional para reparar o sistema disponível, este geralmente está disponível na inicialização em Opções Avançadas dependendo da distribuição, rescue ou failsafe, se seu kernel anterior era estável, basta inicializar por ele e remover o kernel problemático, isto teoricamente o deixaria com o sistema funcionando sem problemas com drivers.

2 - Atualizar servidor X e drivers gráficos, requer muito cuidado, pois pode ocasionar problemas se feito antes de uma atualização do kernel, e também após, pode ocorrer do driver de vídeo não ser suportado, então é necessário ver as notas da versão, todos pacote possuem esta informação, recentemente no Fedora me aconteceu isto, eu tinha o driver Catalyst instalado, mas este não funcionava com o kernel atualizado 3.12, só suportava até o 3.11, ou seja isto já quebraria meu sistema.

Isto já elimina cerca de 50% dos prováveis problemas que possam ocorrer, não posso dizer com 100% de certeza, já que atualmente não tenho uma instalação do Ubuntu para testar.

Espero que consiga resolver seus problemas.

Fuiiiiiiiiiiiiiiii!!
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil


Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

cron