Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:51 Pesquisa avançada

Como alterar a barra de título (metacity) do Ubuntu 13.10?

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Como alterar a barra de título (metacity) do Ubuntu 13.10?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Fevereiro 2014, 23:49

Após ter instalado o Ubuntu 13.10, uma das primeiras coisas que se costuma fazer é alterar o tema das janelas. Geralmente faz-se download dos temas e guarda-se na pasta oculta ~/.themes (o til significa Pasta Pessoal).

O problema é que o Gnome-Tweak-Tool, não lista os vários temas do metacity (temas da barra de título das janelas) no Ubuntu 13.10. Apenas listava e permitia trocar o tema GTK das janelas.

Procurei na Internet e reparei que existe um bug conhecido (mas muito pouco movimentado na minha opinião), relativo a este assunto: Bug 952854. Nesse mesmo bug é referido que o melhor local para guardar/instalar os temas GTK e das barras de título é na pasta ~/.local/share/themes/ (veja a imagem abaixo à esquerda).



Experimentei e efetivamente o Gnome-Tweak-Tool começou a listar os vários temas metacity (imagem acima do lado direito). No entanto, o problema manteve-se: apesar de escolher outro tema, a barra de título não se altera. Infelizmente, tal como é referido na conversa do Bug 952854, parece que querem direcionar a parte dos temas para a parte "protegida" do linux, para a zona administrativa, onde é necessário usar a senha de administração para gravar os temas.

Esse é atualmente a única maneira que encontrei de solucionar o problema.

A maneira eficiente de instalar temas no Ubuntu 13.10



Basicamente, a única maneira de instalar corretamente um tema no Ubuntu 13.10 passa por gravar o tema na pasta /usr/share/themes, onde é necessário então os privilégios de administrador.

Assim, para adicionar um novo tema no Ubuntu 13.10 passa por abrir o nautilus (o explorador de ficheiros) em modo administrador nessa pasta, executando o comando seguinte no terminal:
sudo nautilus /usr/share/themes


Depois disso, basta copiar para a pasta onde o Nautilus abriu a pasta do tema a instalar. O tema irá ficar disponível no Gnome-Tweak-Tool (é necessário reiniciar caso ele já esteja aberto) e basta escolhê-lo e usufruir do novo visual.



Existe alguma alternativa?



A pergunta que ponho agora é: será que existe alguma maneira de voltarmos a ter a maneira antiga de instalar os temas na Pasta Pessoal?

Eu concordo que seja mais seguro instalar o tema na pasta /usr/share/themes, visto que está protegida pelas permissões de administrador. No entanto, parece-me que é algo exagerado que só irá condicionar os utilizadores menos experientes.

Assim, alguém conhece uma solução para instalar os temas diretamente da pasta pessoal? Desde já dou também a minha opinião de que criar links simbólicos não me parece a melhor solução.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como alterar a barra de título (metacity) do Ubuntu 13.1

Mensagempor Xterminator » Qua, 5 de Fevereiro 2014, 22:39

Claudio vou sem bem rápido e direto, já faz algum tempo "muito tempo", que o diretório .local
é o mais indicado para colocar temas, na verdade se você quiser um sistema homogêneo "todo o sistema" o correto é utilizar /usr, pois as aplicações administrativas só pegam temas e fontes do /usr.
http://standards.freedesktop.org/basedi ... atest.html
Falei sobre isto aqui quando me cadastrei em 2012, se "todos" seguirem o padrão o sistema ficará muito melhor.
viewtopic.php?f=30&t=2041&p=18529&hilit=freedesktop#p18529

Mas caso seu problema seja somente ter os temas do metacity e gtk2, pois ambos ainda utilizam a estrutura antiga que era utilizada desde 2000 em .themes.
Para resolver isto basta criar um symlink em seu $HOME.

ln -s .local/share/themes .themes

caso o diretório .themes já exista sugiro que copie todos os temas para .local e delete-o.
Sugiro também que por precaução, faça o mesmo com .fonts e .icons assim evita comportamentos indesejáveis no futuro, no mais é só ficar de olho nas especificações do Freedesktop.

PS: Creio que a solução mais sensata é criar o link simbólico, devido a dependência do metacity e gtk2, creio que para mim, óbvio... logo me livro dese empecilho, pois praticamente tudo que utilizo é gtk3, e o gnome está implementando CSDs (Client side decorations) o que fará os temas de janela ficarem obsoletos no ambiente.

Tem muita coisa legal no freedesktop, mas pouca gente utiliza, como o xdg-user-dirs-update, apontando para locais específicos, mesmo sendo em outra partições.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Como alterar a barra de título (metacity) do Ubuntu 13.1

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 20:14

Existe ainda outra situação, actualmente temos estes três XML para lidar com molduras, se falha um deles, fica-se com alguns problemas:
  • metacity-theme-1.xml → Metacity & Compiz
  • metacity-theme-2.xml → Compiz
  • metacity-theme-3.xml → Mutter (que afecta tanto o Mutter -- isoladamente -- como o Gnome-shell)

Alguns temas para Unity apenas têm o 1 e/ou o 2, portanto podemos aplicar o Gtk3 mas a moldura vai para o raio que o parta se usarmos Gnome-shell ou simplesmente o Mutter.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron