Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 10:58 Pesquisa avançada

Trollagem do bem: digite um CAPTCHA e ajude a salvar o mundo

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Trollagem do bem: digite um CAPTCHA e ajude a salvar o mundo

Mensagempor Davysson Silva » Ter, 27 de Dezembro 2011, 17:56

Trollagem do bem: digite um CAPTCHA e ajude a salvar o mundo




Projeto incrível utiliza o sistema de segurança para ajudar a digitalizar livros antigos sem que você saiba.




Imagem

Sabe aquelas letrinhas aleatórias e irritantes que você precisa digitar ao enviar formulários ou fazer compras na internet? A elas damos o nome de CAPTCHAS. Teoricamente, elas existem para que o site em questão se certifique de que você é um humano. Mas a utilidade dessas letrinhas pode ir muito além.

Luis Von Ahn, professor do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos e um dos criadores do sistema CAPTCHA, resolveu expandir a utilidade do sistema e usá-la para uma causa nobre: a digitalização do conhecimento.

Em uma palestra do TED, Von Ahn explica que aproximadamente 200 mil CAPTCHAS são decodificados todos os dias. Levando em consideração que o tempo gasto para ler e digitar as letras é de 10 segundos, em média, os internautas gastam 500 mil horas todos os dias com essas letrinhas.

Para evitar o desperdício de tanto tempo, Von Ahn teve uma brilhante ideia: por que não essa força de trabalho gratuita para realizar atividades que o computador não é capaz de fazer com qualidade?

Cuidado com as traças




A Amazon, o Google e tantas outras empresas têm uma empreitada em comum: digitalizar livros antigos e salvar das traças e da ação do tempo o conhecimento neles contido.

O processo é bastante simples: o livro é escaneado e, a partir disso, é obtida uma imagem, como a de uma câmera digital. Em seguida, essa imagem passa por um processo chamado OCR, capaz de transformar a imagem de uma letra em um caracter reconhecido pelo sistema.

Aí é que surge o problema: o computador nem sempre é capaz de reconhecer todas as palavras – muitas delas manchadas ou com a leitura prejudicada devido ao estado do livro. O professor afirma que cerca de 30% de todas as palavras em um livro digitalizado não são reconhecidas de forma apropriada. E você foi selecionado para ajudar!



A partir disso, começou o projeto reCAPTCHA, que consiste em utilizar o método dos CAPTCHAS para auxiliar no reconhecimento dessas palavras que não foram compreendidas com exatidão pelo software. Ou seja, enquanto você apenas tenta provar que é humano, está, na verdade, ajudando a digitalizar milhares de livros antigos.

Como funciona




No reCAPTCHA, o usuário precisa digitar sempre duas palavras. Uma delas já é uma velha conhecida do sistema e é ela que vai provar se você é ou não humano. Já a outra é uma das milhões de palavras que não foram reconhecidas durante a digitalização de um livro – e tanto faz se você escrevê-la corretamente ou não. Vale lembrar que as duas palavras são sempre misturadas, portanto, não há como saber bem ao certo qual delas tem a função de validar e qual é a palavra para ajudar a digitalização.

Imagem

No fim das contas, não importa se você errar a palavra a ser decifrada para a digitalização dos livros. No entanto, a grafia que vários usuários deram para uma mesma palavra é armazenada em um banco de dados e, caso dez usuários tenham escrito da mesma forma aquilo que o computador foi incapaz de decifrar, ponto para a salvação do conhecimento! A palavra é então adicionada ao livro em sua grafia “correta”.

O projeto reCAPTCHA envolve hoje mais de 300 mil websites, como o Facebook e o Twitter, e já contou com a colaboração – mesmo que inconsciente – de aproximadamente 750 milhões de pessoas.

.....

Dá até um certo alívio pensar que, ao digitar um CAPTCHA, você não está apenas perdendo tempo, mas ajudando a manter vivo o conhecimento contido nos livros.



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/16991-trollagem-do-bem-digite-um-captcha-e-ajude-a-salvar-o-mundo.htm
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Trollagem do bem: digite um CAPTCHA e ajude a salvar o m

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Dezembro 2011, 18:50

Por acaso, lembro-me de há uns meses (talvez anos?) a Google ter comprado o reCaptcha exatamente com esse objetivo. Na altura foi realmente uma ideia simplesmente genial!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trollagem do bem: digite um CAPTCHA e ajude a salvar o m

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Dezembro 2011, 19:00

Isto é uma óptima notícia :yeah:

Mas verdade seja dita, existem palavras mesmo difíceis de perceber seja o que for... Já me aconteceu ter de ler um artigo que demonstrava ser uma cópia de uma cópia de uma cópia, etc, etc... E se não fosse pelo contexto da frase, eu (e os restantes colegas) não conseguiria descodificar tal palavra :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Trollagem do bem: digite um CAPTCHA e ajude a salvar o m

Mensagempor ZonZor » Ter, 27 de Dezembro 2011, 21:29

Ideia muito inteligente mesmo que não funcione em todas as palavras é sempre uma ajuda enorme :rei:
Avatar do usuário
ZonZor
 
Mensagens: 105
Registrado em: 10 Julho, 2011



Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 213 visitantes