Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:10 Pesquisa avançada

Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 11 de Dezembro 2013, 1:34

Tal como ocorreu no ano passado, este ano voltamos a modificar um pouco o aspeto do Forum do Ubuntued para algo mais natalício. Na verdade, o aspeto ficou apenas mais frio: com neve.

Esta foi uma pequena experiência que quis fazer aqui no fórum: produzir algo que é comum desta quadra, pelo menos no Hemisfério Norte, e demonstrando todas as alterações. Assim, todo o processo de construção da animação foi gravado para quem quiser reproduzir nos seus blogs e/ou fóruns.



O processo de construção poderá não ter sido o mais perfeito, mas foi certamente o que me senti mais à vontade. Relativamente à neve que está pousada no logotipo, letras e por baixo das letras, esta foi apenas uma aplicação da ferramenta pincel do Gimp, com cor branca e alguns tons de cinza para produzir efeitos de sombra. Ao mesmo tempo, utilizei algumas ferramentas mais avançadas do Gimp para produzir alguma irregularidade natural da neve, nomeadamente flocos de neve com diferentes tamanhos e tons.

Todo o processo de desenho desta parte está demonstrado no vídeo seguinte:



Quanto à animação, eu não utilizei flash. Aliás, recuso-me a usar quando temos atualmente alternativas muito eficazes, nomeadamente o HTML5. No entanto, o HTML5 não é compatível a 100% e portanto resolvi fazer um pequeno gif.

O Gif foi feito totalmente de forma manual. Não sei se existe maneiras de construir algo de forma automática, no entanto, o processo permitiu-me, novamente, criar movimentos irregulares que proporcionam uma naturalidade mais evidente. Pelo menos eu acho que é assim mesmo.

Uma vez que foi tudo feito de forma manual, o vídeo demonstrativo da construção do GIF poderá ser um pouco cansativo. Quem não gostar, recomendo que avance alguns minutos quando eu começar a criar as frames. Após a construção das frames pode-se ver algumas funcionalidades que ativei no Gimp para criar a animação. Por fim, neste mesmo vídeo abaixo, mostro também a aplicação das duas imagens no próprio fórum. Fiz essa aplicação em runtime, através do Google Chrome:

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 11 de Dezembro 2013, 10:57

Obrigado pelo tutorial @Claudio Novais! :yeah:

Gostei bastante do resultado final. O logo do Ubuntued ficou bonito! :venia: :venia:

Uma coisa que não gosto em sites é as nevinhas caindo na página toda. Atrapalha a visão :obvio:

No seu caso foi somente no logo o que é MUITO melhor! :venia: :venia:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 11 de Dezembro 2013, 11:07

Exato Yury também não gosto dos sites que põem esses efeitos por toda a página. São vários os motivos de eu não gostar mas o mais claro é a exigência computacional que aquilo exige. No meu caso, como referi, não faço uso de processamento contínuo de posições dinâmicas através de HTML5 (ou JS). Simplesmente criei um GIF e pronto, a coisa fica ali recursivamente como se fosse um smile aqui do fórum.

O senão desta forma que escolhi é que o movimento da neve é sempre o mesmo e a qualidade visual é sempre muito má pois os GIFs só aceitam 256 cores. Acho que esses são os pontos mais fracos desta escolha. Mas a vantagem é claramente a leveza que o site se mantém!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 11 de Dezembro 2013, 13:22

Muitos parabéns pelo logo
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal


Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor José Craveiro » Qua, 11 de Dezembro 2013, 16:24

Abri a página do fórum e reparei que a temperatura desceu!
Muito bonito o efeito de neve no logótipo. :venia:

Quanto ao tutorial, não posso dizer que está mau, bem pelo contrário e até estou a generalizar, porque o problema é mesmo meu; muitas são as vezes que acho mais difícil acompanhar os passos na execução de algo através de vídeo, prefiro o formato de imagens, enfim, manias talvez... :p Fora deste contexto acho que está ótimo. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 11 de Dezembro 2013, 17:54

Pois José, compreendo perfeitamente isso que está a dizer de ser mais fácil um tutorial em imagens que em vídeo. Na verdade, o vídeo é sempre importante, mas apenas como tira dúvidas e não como explicação de determinado método.

No entanto, eu só o utilizei e publiquei porque antes de fazer esta alteração lembrei-me de a tornar mais relevante, no sentido de partilhar como fiz! Aliás, se repararem eu fui experimentando coisas, não tinha grande coisa fundamentada. Ou seja, nunca foi objetivo criar um tutorial detalhado, é mais uma demonstração! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor abdo » Qua, 11 de Dezembro 2013, 18:26

Boas Claudio

Parabéns pelo logo, ficou muito "giro" como vocês dizem...
Quanto ao tutorial daqui a pouco vou compilar tudo e montar um curso de design gráfico aqui...
lógico que é brincadeira, mas dá realmente pŕa gente aprender um pouco mais do Gimp/Inkscape
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor José Craveiro » Qua, 11 de Dezembro 2013, 18:50

Claudio Novais (11-12-2013, 16:54) escreveu:Pois José, compreendo perfeitamente isso que está a dizer de ser mais fácil um tutorial em imagens que em vídeo. Na verdade, o vídeo é sempre importante, mas apenas como tira dúvidas e não como explicação de determinado método.

No entanto, eu só o utilizei e publiquei porque antes de fazer esta alteração lembrei-me de a tornar mais relevante, no sentido de partilhar como fiz! Aliás, se repararem eu fui experimentando coisas, não tinha grande coisa fundamentada. Ou seja, nunca foi objetivo criar um tutorial detalhado, é mais uma demonstração! ;)


Sim, percebeu-se quando estava a experimentar os diversos pincéis para achar as dimensões para a estrutura da neve. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como criar um logotipo com animações de neve caindo

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 11 de Dezembro 2013, 19:15

É bonito mas precisa de ajustes. A neve cai fora do chão.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Próximo

Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes

cron