Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:24 Pesquisa avançada

Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 5 de Dezembro 2013, 20:36

Os desenvolvedores do Kwin já estão há algum tempo envolvidos com a próxima versão do gerenciador de janelas. Certas novidades, como o suporte ao Wayland e o não suporte ao Mir são bastante conhecidas, mas o programador principal do software, Martin Gräßlin, levantou uma bandeira interessante: que o novo Kwin seja um substituto e/ou alternativa ao já bastante popular Compiz.

Martin já conhece o principal entrave para que isso venha a se tornar realidade: a dependência do Kwin em relação as bibliotecas da KDE. Atualmente, na maioria das distribuições GNU/Linux, o Kwin faz parte do pacote “kde-workspace” ou similar, o que significa que o usuário precisará instalar boa parte do ambiente gráfico KDE para poder usufruir só do gerenciador de janelas. Ciente desse fato, os desenvolvedores já documentaram as dependências atuais e trabalham para que seja necessário cada vez menos do KDE para rodar o Kwin.

Com informações do Blog de Martin Graesslin e Espaço Liberdade.

Fonte: Revista Espírito Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Dezembro 2013, 21:54

Excelente notícia, até porque o Kwin possui algumas funcionalidades que envergonham o Unity em todas as vertentes, até o próprio Compiz... :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 5 de Dezembro 2013, 23:07

Infelizmente todas as histórias que rondam o Compiz e o Unity são uma tristeza. O Compiz sempre teve os seus problemas, mas creio que a essência deles sempre foi a questão dos drivers que atualmente estão muito melhores. Portanto, é pena que desde que o Unity foi posto sobre o Compiz que a coisa se estragou toda. :|

É interessante a ideia. Mas também estou curioso de como vai ser o Ubuntu 14.04, com o Unity8.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:34

Claudio Novais (05-12-2013, 22:07) escreveu:Infelizmente todas as histórias que rondam o Compiz e o Unity são uma tristeza. O Compiz sempre teve os seus problemas, mas creio que a essência deles sempre foi a questão dos drivers que atualmente estão muito melhores. Portanto, é pena que desde que o Unity foi posto sobre o Compiz que a coisa se estragou toda. :|

É interessante a ideia. Mas também estou curioso de como vai ser o Ubuntu 14.04, com o Unity8.


o unity8 é feito em QT assim como o Kde. É minha impressão ou o qt está começando a dominar o linux? 8|
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:54

Davysson Silva (05-12-2013, 23:34) escreveu:
Claudio Novais (05-12-2013, 22:07) escreveu:Infelizmente todas as histórias que rondam o Compiz e o Unity são uma tristeza. O Compiz sempre teve os seus problemas, mas creio que a essência deles sempre foi a questão dos drivers que atualmente estão muito melhores. Portanto, é pena que desde que o Unity foi posto sobre o Compiz que a coisa se estragou toda. :|

É interessante a ideia. Mas também estou curioso de como vai ser o Ubuntu 14.04, com o Unity8.


o unity8 é feito em QT assim como o Kde. É minha impressão ou o qt está começando a dominar o linux? 8|

Não é só Linux, algumas aplicações para Windows também são em Qt. Sabe, o Qt Creator é aquela máquina xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:59

Pois @Davysson Silva, mas isso não significa que vão usar o Kwin no Ubuntu 14.04. Até poderiam usar, mas isso não é uma consequência direta, até porque atualmente o Unity, em parte, penso que também é QT! ;)

Mas nem sei como está feito. Sei que é um misto de várias coisas que evidentemente acabam por tornar a coisa pesada. :roll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 6 de Dezembro 2013, 3:07

Tenho muito respeito pelo compiz. Foi o projeto que permitiu ao Linux bater de frente com o Windows Vista e seus efeitos na época. Já o Unity conseguiu foi limitar o compiz na minha opnião. Agora quanto ao QT, eu sinceramente gostaria muito que o Gnome fosse feito em QT. O KDE me parece muito mais fluído que Gnome. E o QT tem se tornado uma linguagem forte também em celulares.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 7 de Dezembro 2013, 19:05

O Compiz até já existia bem antes do Vista! Recordo-me de toda a gente usar o WindowsXP e eu andar a brincar com o meu Ubuntu cheio de efeitos visuais, extremamente leves e fluidos, num computador que nem placa de vídeo externa tinha! Na altura era uma placa de vídeo integrada que nem sequer conseguia correr o counter strike 1.6 fluidamente!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 8 de Dezembro 2013, 14:02

Ai meu rico Ubuntu 10.10! Ai, Maverick!!

Que saudades que eu tenho tuas!!

O Compiz a "bombar"!!!

O Cubo e a Esfera a alta velocidade!

Chamas, gotas de água, janelas que enrolavam para cima e para baixo, janelas onduladas, etc, etc!!!

Hum...nostalgia!!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Desenvolvedor quer que Kwin seja alternativa ao Compiz

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 8 de Dezembro 2013, 22:15

Miguel Fonseca (08-12-2013, 13:02) escreveu:Ai meu rico Ubuntu 10.10! Ai, Maverick!!

Que saudades que eu tenho tuas!!

O Compiz a "bombar"!!!

O Cubo e a Esfera a alta velocidade!

Chamas, gotas de água, janelas que enrolavam para cima e para baixo, janelas onduladas, etc, etc!!!

Hum...nostalgia!!

Hasta.

Podes sempre usar o Cubo 3D do Kwin xD Está muito melhor que o do Compiz!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 31 visitantes