Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:06 Pesquisa avançada

Problema com placa gráfica

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Dom, 1 de Dezembro 2013, 19:45

Boas!

Aqui no pc posso usar uma gráfica Intel (G41 onboard) ou uma ATI HD4830. O problema é que com kernel superior ao 3.2 LTS os drivers da ATI dão sempre erro na instalação com o Catalyst 13.1 (Driver http://support.amd.com/en-us/download/d ... x%20x86_64), é o único driver disponível. Sem o Catalyst funciona mas da sempre um erro ao encerrar de qualquer coisa haver com o som. :conf:
Com a placa da Intel tenho sempre o problema de o refresh rate não ser o correto para o meu monitor e por isso fica tudo desfocado, já tentei criar o ficheiro "xorg.conf" mas sempre sem sucesso. Como tive a testar o Mint 16 no VirtualBox, e gostei, queria instala-lo de raiz só que ele vem com kernel 3.11 e precisava de uma solução para os drivers. :\

Cumps
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 1 de Dezembro 2013, 21:58

BlackRazor (01-12-2013, 18:45) escreveu:Boas!

Aqui no pc posso usar uma gráfica Intel (G41 onboard) ou uma ATI HD4830. O problema é que com kernel superior ao 3.2 LTS os drivers da ATI dão sempre erro na instalação com o Catalyst 13.1 (Driver http://support.amd.com/en-us/download/d ... x%20x86_64), é o único driver disponível. Sem o Catalyst funciona mas da sempre um erro ao encerrar de qualquer coisa haver com o som. :conf:
Com a placa da Intel tenho sempre o problema de o refresh rate não ser o correto para o meu monitor e por isso fica tudo desfocado, já tentei criar o ficheiro "xorg.conf" mas sempre sem sucesso. Como tive a testar o Mint 16 no VirtualBox, e gostei, queria instala-lo de raiz só que ele vem com kernel 3.11 e precisava de uma solução para os drivers. :\

Cumps


Boas Razor, independentemente do Kernel, o driver proprietário funcionará sempre!

O que pode acontecer, é, como no meu caso, a AMD/ATI deixar de dar suporte à tua placa e teres que usar o driver opensource, baseado no proprietário!

O driver oficial 13.1, já está na parte dedicada aos drivers Legacy na página oficial da AMD! Como podes ver neste link:

http://support.amd.com/en-us/download/desktop/legacy?product=Legacy2&os=Linux%20x86_64

Mas esta página "oficial", já te avisa que aquele é um driver feito pela comunidade e que não está afiliada à AMD!!!

De qualquer maneira, segue este link e instala o driver através do PPA dedicado!
É a melhor forma! E o instalador do PPA gerará de imediato o "xorg.conf"!
Aqui o link:

http://linuxg.net/how-to-install-amd-ati-catalyst-drivers-13-1-on-ubuntu-13-04-12-10-12-04-and-linux-mint-15-14-13/

NÃO TE ESQUEÇAS de desinstalar QUALQUER driver da AMD que já tenhas instalado!!!
Mas, no link, isso é pedido e explicado!

Numa nota pessoal, por enquanto podes instalar o Ubuntu 12.04 LTS, que é super estável e tem suporte durante 5 anos, ou o Elementary OS Luna e o Linux Mint 13 que são baseados nele!
Assim terás uma maior garantia de compatibilidade de drivers e do próprio Kernel.

No meu caso, estou a usar o Ubuntu 13.10, o Linux Mint 16 e o Elementary OS Luna, todos já com o Kernel 3.12.2 e com o "tal" driver opensource que é baseado no "tal" driver proprietário.

E tirando o Ubuntu 13.10 que me "dá" de vez em quando uns "travamentos" devido ao seu "peso", tudo funciona normalmente.

O facto de teres dual graphics também pode trazer alguns desafios, mas para isso, DEPOIS DE TERES o driver Catalyst 13.1 devidamente instalado, podes dar uma olhada neste tópico e veres como funcionar só com um gráfica de cada vez, para poupares "energia" e evitares alguns possíveis conflitos.

Aqui o link:

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=6142&p=63893&hilit=amd#p63893

E vê o "post" do Hailton!

Aguardo conclusão.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Seg, 2 de Dezembro 2013, 17:56

Miguel Fonseca (01-12-2013, 20:58) escreveu: Boas Razor, independentemente do Kernel, o driver proprietário funcionará sempre!

O que pode acontecer, é, como no meu caso, a AMD/ATI deixar de dar suporte à tua placa e teres que usar o driver opensource, baseado no proprietário!

O driver oficial 13.1, já está na parte dedicada aos drivers Legacy na página oficial da AMD! Como podes ver neste link:

http://support.amd.com/en-us/download/desktop/legacy?product=Legacy2&os=Linux%20x86_64

Mas esta página "oficial", já te avisa que aquele é um driver feito pela comunidade e que não está afiliada à AMD!!!

De qualquer maneira, segue este link e instala o driver através do PPA dedicado!
É a melhor forma! E o instalador do PPA gerará de imediato o "xorg.conf"!
Aqui o link:

http://linuxg.net/how-to-install-amd-ati-catalyst-drivers-13-1-on-ubuntu-13-04-12-10-12-04-and-linux-mint-15-14-13/

NÃO TE ESQUEÇAS de desinstalar QUALQUER driver da AMD que já tenhas instalado!!!
Mas, no link, isso é pedido e explicado!

Numa nota pessoal, por enquanto podes instalar o Ubuntu 12.04 LTS, que é super estável e tem suporte durante 5 anos, ou o Elementary OS Luna e o Linux Mint 13 que são baseados nele!
Assim terás uma maior garantia de compatibilidade de drivers e do próprio Kernel.

No meu caso, estou a usar o Ubuntu 13.10, o Linux Mint 16 e o Elementary OS Luna, todos já com o Kernel 3.12.2 e com o "tal" driver opensource que é baseado no "tal" driver proprietário.

E tirando o Ubuntu 13.10 que me "dá" de vez em quando uns "travamentos" devido ao seu "peso", tudo funciona normalmente.

O facto de teres dual graphics também pode trazer alguns desafios, mas para isso, DEPOIS DE TERES o driver Catalyst 13.1 devidamente instalado, podes dar uma olhada neste tópico e veres como funcionar só com um gráfica de cada vez, para poupares "energia" e evitares alguns possíveis conflitos.

Aqui o link:

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=6142&p=63893&hilit=amd#p63893

E vê o "post" do Hailton!

Aguardo conclusão.

Hasta.


Boas Miguel!

Obrigado pelo esclarecimento! Acho já ter tentado instalar o driver opensource mas sem adicionar o repositório logo tive problemas! Tenho duas placas gráficas mas só uso uma pois e um desktop e não um portátil!
Quanto ao ubuntu 12.04.3 ao fazer download do driver do site da AMD e instalar dá erro, julgo ser por o kernel ser o 3.8 e ele não encontra ficheiros ou pastas que deveriam existir, mas vou tentar com este método!

Cumps
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor Lc1975 » Seg, 2 de Dezembro 2013, 18:59


Lc1975
 
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Novembro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Seg, 2 de Dezembro 2013, 21:19

Estive agora a testar no Ubuntu 12.04.3 e na instalação corre tudo bem mas quando reinicio o sistema não funciona! No Linux Mint 16 dá logo erro na instalação!
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 2 de Dezembro 2013, 21:43

BlackRazor (02-12-2013, 20:19) escreveu:Estive agora a testar no Ubuntu 12.04.3 e na instalação corre tudo bem mas quando reinicio o sistema não funciona! No Linux Mint 16 dá logo erro na instalação!


Quando dizes que o Ubuntu não funciona, queres dizer que o ecrã fica preto?

Se for esse o caso, existe solução!

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Seg, 2 de Dezembro 2013, 22:31

Miguel Fonseca (02-12-2013, 20:43) escreveu: Quando dizes que o Ubuntu não funciona, queres dizer que o ecrã fica preto?

Se for esse o caso, existe solução!

Aguardo.


Sim fica o ecrã preto! Também já apareceram umas mensagens e nem o rato funcionava!
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 2 de Dezembro 2013, 22:54

BlackRazor (02-12-2013, 21:31) escreveu:
Miguel Fonseca (02-12-2013, 20:43) escreveu: Quando dizes que o Ubuntu não funciona, queres dizer que o ecrã fica preto?

Se for esse o caso, existe solução!

Aguardo.


Sim fica o ecrã preto! Também já apareceram umas mensagens e nem o rato funcionava!


Vai a este link:

https://wiki.ubuntu.com/Kernel/KernelBootParameters

E lê, para já, a primeira parte, que explica como adicionar um parâmetro de forma não permanente ao Kernel.

O parâmetro que vais acrescentar é "nomodeset"!!!

Depois arranca com o Ubuntu, se der tudo certo, então lê a segunda parte do link e terás que adicionar o parâmetro "nomodeset" de forma permanente ao kernel.

NÃO te preocupes que não é um procedimento complicado!

Se não resolver (é raro, mas acontece!), tentaremos outros parâmetros.

Isto do ecrã preto costuma acontecer mais vezes do que nós utilizadores de Linux desejariamos!
Acontece normalmente depois de se instalar drivers proprietários!

Vejo mais casos com placas Nvidia, mas também acontece com as AMD/ATI e até :crazy: :conf: com as Intel!

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Seg, 2 de Dezembro 2013, 23:10

Miguel Fonseca (02-12-2013, 21:54) escreveu:
Vai a este link:

https://wiki.ubuntu.com/Kernel/KernelBootParameters

E lê, para já, a primeira parte, que explica como adicionar um parâmetro de forma não permanente ao Kernel.

O parâmetro que vais acrescentar é "nomodeset"!!!

Depois arranca com o Ubuntu, se der tudo certo, então lê a segunda parte do link e terás que adicionar o parâmetro "nomodeset" de forma permanente ao kernel.

NÃO te preocupes que não é um procedimento complicado!

Se não resolver (é raro, mas acontece!), tentaremos outros parâmetros.

Isto do ecrã preto costuma acontecer mais vezes do que nós utilizadores de Linux desejariamos!
Acontece normalmente depois de se instalar drivers proprietários!

Vejo mais casos com placas Nvidia, mas também acontece com as AMD/ATI e até :crazy: :conf: com as Intel!

Aguardo.


O Ubuntu da erro como este http://i.stack.imgur.com/AiwJH.png
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 2 de Dezembro 2013, 23:19

Bem, então aconteceu-te EXACTAMENTE o que me aconteceu a mim, quando resolvi instalar o driver oficial da AMD/ATI!!!!

O driver não funciona com a tua placa!

Chegaste a gerar o "xorg.conf"?

Quando tentaste gerar um xorg.conf não te um erro tipo "source not found", ou uma coisa do género?

Se não tentaste gerar, então falta-te fazer isso para o driver funcionar!

Se tentaste e não aconteceu nada, então é a mesma coisa de que eu "sofro"!
Tens que desinstalar o driver oficial! E utilizar o driver opensource, como eu!

Para desinstalar, quando te aparecer esse erro, clica "não" e irás ficar com um ecrã completamente preto.

Clicas nas teclas Crtl+Alt+F1 e vai abrir uma consola de ecrã inteiro.

Colocas o teu nome, seguido da tua password e basicamente estás num terminal gigante.

Desinstala os pacotes que instalaste ou utiliza o desinstalador do driver que "baixaste".
Tipo "unistaler.sh".
Tens que aceder à pasta onde tens o desinstalador! Mas tu sabes para onde o "baixaste".

Depois, reinicias e vai voltar a ficar tudo bem, ou melhor, como estava!

Aguardo.

EDIT UPDATE:
Vê este link para te ajudar a desinstalar o driver:

http://askubuntu.com/questions/160605/what-packages-how-do-i-uninstall-propriety-amd-catalyst-driver
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes