Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:53 Pesquisa avançada

Desbravando o comando iftop

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Desbravando o comando iftop

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 28 de Novembro 2013, 0:19



O comando iftop tem como principal característica a visualização do consumo da banda de rede. Podemos, ainda visualizar as conexões de rede entre dois endereços IP’s e quantos pacotes de dados atravessam o link. Então…vamos ao que interessa !!!


Instalação





Debian e derivados




apt-get install iftop



No Fedora e derivados




yum install iftop



O iftop aceita diversos parâmetros na inicialização. Muitos deles coincidem com os atalhos de teclado de diversos outros comandos. A flag -i (de interface), podemos especificar qual interface desejamos que o iftop monitore. Com a flag -p executamos o iftop no modo promíscuo, o que significa que ele também monitora o tráfego que não passa diretamente através da interface especificada.

Utilizando a flag -f podemos filtrar pacotes específicos por rede, host ou porta. Por exemplo, para exibir apenas os pacotes SSH que executam sobre a interface wireless dev/wlan0/, conforme exemplo abaixo:

iftop ‐i wlan0 ‐f “dst port 22″


Podemos analisar um tráfego específico de uma rede:

iftop –F 192.168.0.0/24


Desta forma, podemos rapidamente determinar quanta largura de banda cada programa e serviço exige e, possivelmente,também a sobrecarga. A filtragem de pacotes é apenas uma das muitas opções que ajudam na administração de um sistema linux.

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes

cron