Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 5:29 Pesquisa avançada

Achei a distro perfeita?

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor zilog » Seg, 28 de Outubro 2013, 23:31

Luis Cardoso (27-10-2013, 22:45) escreveu:Acho que o @ZiLOG estava a actualizar este seu tópico indicando que tinha mudado de opinião xD


Acertaste em cheio.

Quando descobri o Linux, testei várias distribuições, até que fiquei-me pelo Ubuntu. O meu hardware era todo detectado, fácil instalar programas, etc.

Com o uso, com a saída de novas versões, com o fim dos suportes para versões anteriores, com a necessidade de andar a acrescentar repositórios para tudo e mais alguma coisa, decidi testar o Arch Linux.

Gostei e até agora, nem um problema.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor BrunoPT » Sex, 22 de Novembro 2013, 2:36

Bem Vindo ao Arch... :D
:lol:

BrunoPT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Setembro, 2011

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor zilog » Sex, 22 de Novembro 2013, 10:48

BrunoPT (22-11-2013, 1:36) escreveu:Bem Vindo ao Arch... :D
:lol:


Muito obrigado!!

Por vezes, na nossa vida pessoal, temos e usamos pequenas coisas, que nem damos por elas, mas quando elas nos faltam é que ficamos a saber o quanto precisamos delas.

No meu caso com o Ubuntu, foi precisamente o contrário. Usava e já estava acostumado a andar sempre a instalar novas versões a cada 6 meses. De cada vêz que fazia nova instalação, tinha que voltar a configurar tudo de novo, tinha que andar a instalar novos PPA's com os programas que eu usava e estava tão habituado, que pensava que todas as distribuições Linux eram mesmo assim.

Até ter lido melhor sobre o Arch e distribuições rolling-release. Aventurei-me no Arch Linux, com o Bridge Linux, Cinnearch e mais recentemente o Antergos, Chakra (não funcionou), ArchBang, Arch Linux e fiquei-me pelo Manjaro.

Até agora não houve uma única mensagem de erro de qualquer aplicação, coisa que no Ubuntu era umas atrás das outras, e tinha sempre que reiniciar. Nunca mais vou ter que andar a instalar uma nova versão a cada 6 meses e andar a adicionar repositórios.

Encontro todos os meus programas no repositório oficial do Manjaro (acho que tem mais do que o oficial do Arch) e quando não há aqui procuro no AUR. Os drivers para a minha placa gráfica nVidia FX5200 são do AUR.

Acabaram-se as dores de cabeça e as preocupações. Só não percebo porque alguns utilizadores queixam-se com pormenores e dificuldades e continuam com o Ubuntu, há espera que na próxima versão seja mais rápido ou com menos bugs...

Conheces alguns sites/foruns sobre Arch e seus derivados?
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor ewertont » Sex, 22 de Novembro 2013, 16:19

Amigo, tambem sempre fui neste mesmo barco até que conheci um pouco sobre archlinux e achei legal a idea de "faça com suas proprias mãos" hoje tambem estou a usar o manjaro (openbox) em casa e elementaryOS no trabalho e sinceramente acho o manjaro (arch) rapido,estavel,completo. Acho que nunca tinha sentido isso com outras distros (principalmente ubuntu, depois do unity).

Existe sim varios forums pt/en sobre arch e principalmente sobre manjaro, assim como ubuntu todas as duas distros tem forums oficiais e não oficiais.

Abraços e Boa sorte! :)
Avatar do usuário
ewertont
 
Mensagens: 24
Registrado em: 22 Outubro, 2013

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor BrunoPT » Sex, 22 de Novembro 2013, 20:50

zilog (22-11-2013, 9:48) escreveu:
BrunoPT (22-11-2013, 1:36) escreveu:Bem Vindo ao Arch... :D
:lol:


Muito obrigado!!

Por vezes, na nossa vida pessoal, temos e usamos pequenas coisas, que nem damos por elas, mas quando elas nos faltam é que ficamos a saber o quanto precisamos delas.

No meu caso com o Ubuntu, foi precisamente o contrário. Usava e já estava acostumado a andar sempre a instalar novas versões a cada 6 meses. De cada vêz que fazia nova instalação, tinha que voltar a configurar tudo de novo, tinha que andar a instalar novos PPA's com os programas que eu usava e estava tão habituado, que pensava que todas as distribuições Linux eram mesmo assim.

Até ter lido melhor sobre o Arch e distribuições rolling-release. Aventurei-me no Arch Linux, com o Bridge Linux, Cinnearch e mais recentemente o Antergos, Chakra (não funcionou), ArchBang, Arch Linux e fiquei-me pelo Manjaro.

Até agora não houve uma única mensagem de erro de qualquer aplicação, coisa que no Ubuntu era umas atrás das outras, e tinha sempre que reiniciar. Nunca mais vou ter que andar a instalar uma nova versão a cada 6 meses e andar a adicionar repositórios.

Encontro todos os meus programas no repositório oficial do Manjaro (acho que tem mais do que o oficial do Arch) e quando não há aqui procuro no AUR. Os drivers para a minha placa gráfica nVidia FX5200 são do AUR.

Acabaram-se as dores de cabeça e as preocupações. Só não percebo porque alguns utilizadores queixam-se com pormenores e dificuldades e continuam com o Ubuntu, há espera que na próxima versão seja mais rápido ou com menos bugs...

Conheces alguns sites/foruns sobre Arch e seus derivados?


Nunca testei o Manjaro. Eu instalei o Arch por aqui, e depois instalei o gnome shell. Dá trabalho mas no fim compensa, o sistema é limpo, rápido e tem os repositorios sempre actualizados :)

BrunoPT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Setembro, 2011

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor zilog » Sex, 22 de Novembro 2013, 22:21

BrunoPT (22-11-2013, 19:50) escreveu:Nunca testei o Manjaro. Eu instalei o Arch por aqui, e depois instalei o gnome shell. Dá trabalho mas no fim compensa, o sistema é limpo, rápido e tem os repositorios sempre actualizados :)


Eu também segui esse tutorial para instalar o Arch Linux, mas algumas coisas que eu não me recordo agora não funcionaram bem, então achei outro tutorial e juntei os dois. O que com um não funcionava, funcionava com o outro. Mas no fim não consegui colocar a funcionar como eu queria, faltava limar umas arestas, talvez por falta de experiência. Por enquanto fico-me pelo Manjaro.
Uso o LXDE como Ambiente Gráfico.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 23 de Novembro 2013, 1:09

zilog (22-11-2013, 21:21) escreveu:
BrunoPT (22-11-2013, 19:50) escreveu:Nunca testei o Manjaro. Eu instalei o Arch por aqui, e depois instalei o gnome shell. Dá trabalho mas no fim compensa, o sistema é limpo, rápido e tem os repositorios sempre actualizados :)


Eu também segui esse tutorial para instalar o Arch Linux, mas algumas coisas que eu não me recordo agora não funcionaram bem, então achei outro tutorial e juntei os dois. O que com um não funcionava, funcionava com o outro. Mas no fim não consegui colocar a funcionar como eu queria, faltava limar umas arestas, talvez por falta de experiência. Por enquanto fico-me pelo Manjaro.
Uso o LXDE como Ambiente Gráfico.


Eu também utilizo o manjaro linux mas não me aventuro no arch puro devido a ser todo por linha de comando e não tenho net rapida para o conseguir instalar
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor melmelmelina » Seg, 25 de Novembro 2013, 4:58

zilog (22-11-2013, 9:48) escreveu:
BrunoPT (22-11-2013, 1:36) escreveu:Bem Vindo ao Arch... :D
:lol:


Muito obrigado!!

Por vezes, na nossa vida pessoal, temos e usamos pequenas coisas, que nem damos por elas, mas quando elas nos faltam é que ficamos a saber o quanto precisamos delas.

No meu caso com o Ubuntu, foi precisamente o contrário. Usava e já estava acostumado a andar sempre a instalar novas versões a cada 6 meses. De cada vêz que fazia nova instalação, tinha que voltar a configurar tudo de novo, tinha que andar a instalar novos PPA's com os programas que eu usava e estava tão habituado, que pensava que todas as distribuições Linux eram mesmo assim.

Até ter lido melhor sobre o Arch e distribuições rolling-release. Aventurei-me no Arch Linux, com o Bridge Linux, Cinnearch e mais recentemente o Antergos, Chakra (não funcionou), ArchBang, Arch Linux e fiquei-me pelo Manjaro.

Até agora não houve uma única mensagem de erro de qualquer aplicação, coisa que no Ubuntu era umas atrás das outras, e tinha sempre que reiniciar. Nunca mais vou ter que andar a instalar uma nova versão a cada 6 meses e andar a adicionar repositórios.

Encontro todos os meus programas no repositório oficial do Manjaro (acho que tem mais do que o oficial do Arch) e quando não há aqui procuro no AUR. Os drivers para a minha placa gráfica nVidia FX5200 são do AUR.

Acabaram-se as dores de cabeça e as preocupações. Só não percebo porque alguns utilizadores queixam-se com pormenores e dificuldades e continuam com o Ubuntu, há espera que na próxima versão seja mais rápido ou com menos bugs...

Conheces alguns sites/foruns sobre Arch e seus derivados?


Sério que você atualizava o ubuntu de seis em seis meses? Acho que seria mais prático só atualizar os LTS, pois eles tem garantia de até 5 anos. Mas levando em conta as facilidades que você encontrou no Arch, foi bom você ter mudado de distro, afinal, deve-se utilizar aquilo que mais facilite sua vida :D
No meu caso, vou utilizar ubuntu por enquanto. Foi o que eu me adaptei melhor de início, e aguardo ansiosamente pelo LTS que lançarão ano que vem, mas isso não me impede de vir a usar outra distro em algum momento. Pra mim como iniciante, ubuntu foi um excelente começo, eu diria. :D

melmelmelina
 
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Novembro, 2013
Localização: Fortaleza, CE, Brasil

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor zilog » Seg, 25 de Novembro 2013, 11:54

melmelmelina (25-11-2013, 3:58) escreveu:
Sério que você atualizava o ubuntu de seis em seis meses? Acho que seria mais prático só atualizar os LTS, pois eles tem garantia de até 5 anos. (...)


Eu usava uma versão LTS, mas o problema dessas versões é que passado uns 6 meses, quando sai uma nova versão do Ubuntu, a Cannonical só actualiza os programas ditos "do sistema operativo", kernel, etc. deixando de fora outros programas que os utilizadores podem usar.
Vou dar alguns exemplos. Eu uso o GIMP, KmyMoney, Clementine.

All Ubuntu Packages in "precise" (12.04LTS)
Generated: Mon Nov 25 09:29:35 2013 UTC




clementine (1.0.1+dfsg-1ubuntu2) [universe] modern music player and library organizer
gimp (2.6.12-1ubuntu1.2) [security] The GNU Image Manipulation Program
kmymoney (4.6.1-1ubuntu1) [universe] personal finance manager for KDE

All Ubuntu Packages in "saucy" (13.10)
Generated: Mon Nov 25 09:29:35 2013 UTC




clementine (1.1.1+dfsg-2ubuntu1) [universe] modern music player and library organizer
gimp (2.8.6-1ubuntu1) The GNU Image Manipulation Program
kmymoney (4.6.3-2ubuntu2) [universe] personal finance manager for KDE

Comecei a dar os primeiros passos em Linux com o Ubuntu, mas quem esquece uma versão LTS não merece a mínima atenção da minha parte, Ubuntu nunca mais, muito obrigado!
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Achei a distro perfeita?

Mensagempor abdo » Seg, 25 de Novembro 2013, 12:29

Bas Zilog

Não acho que eles esquecem as LTS, apenas é uma questão de filosofia, manter um sistema estavel e seguro é o objetivo das lts e testar novos programas ou versões e funcionalidades até corrigir todos os possíves bugs é a razão de ser das versões intermediarias.

Acho 2 anos um período aceitavel para você usar um SO e seus respctivos programas e depois ter o trabalho de atualizar tudo novamente.

Tem até um macete para reduzir o seu trabalho que é copiar as pastas que estão no seu diretório pessoal/.config assim ao instalar um novo sistema vocêos instala seus programas e depois copia estas pasta para o seu novo diretório e tens todas as suas configurações outra vez sem ter que configurar um a um seus programas favoritos.

Questão de opções, podemos ter a ultima versão de cada programa e ter o trabalho de instalar um determinado programa ou
Podemos ter um SO estavel e a facilidade de instalar um determinado programa baixando apenas um pacote .deb
Exemplo do acima, os programas da receita federal
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron