Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 9:38 Pesquisa avançada

Desativando as Lentes do Unity

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor xalexkiddx » Seg, 11 de Novembro 2013, 18:52

Boa Tarde,

Sei que o Ubuntued já publicou diversos artigos falando de como fazer isto, porem encontrei um site com um script direto, que desativa as lentes do unity.

https://fixubuntu.com/

Lá tem um script para rodar direto no terminal que esta sendo atualizado de acordo com as novas versões do ubuntu, e desativa as lentes que mandam informações para terceiros, aumentando a privacidade dos usuários. Como precisa apenas rodar o script, acredito que para os usuários menos experientes no linux fique mais fácil do que ter que mexer nas configurações manualmente.


Me desculpe se o conteúdo já havia sido postado anteriormente, fazia um tempo que eu não entrava no forum para ler os posts. Procurando não achei nenhum post falando deste site, e como achei ele de grande ajuda, resolvi posta-lo.


[]'s
Avatar do usuário
xalexkiddx
 
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: São Paulo SP, Brasil

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 11 de Novembro 2013, 19:15

Olá @xalexkiddx,

Antes de mais seja muito bem ao forum do ubuntued! Aliás, desde já convido-o a apresentar-se, até porque acho que você cheguei aqui ao forum com o pé direito, apresentando uma dica bem interessante! ;)

Entretanto, sobre a sua dica, antes de falar dela, no Ubuntued temos duas dicas sobre o assunto, uma mais direta ao assunto e a segunda mais "ponto-a-ponto", que recomendo que dêem uma vista de olhos:

Em todo o caso a sua solução promete ser bastante mais rápida que ambas as soluções referidas. Como é um comando extenso, e como você fez ainda o primeiro post, à primeira vista até pensei que seria algum virus e por isso tive o cuidado de ir analisar com atenção.

Não há qualquer problema em executar tal comando. Efetivamente ele irá fazer o que promete: dar-nos mais privacidade! Gostei bastante do pormenor de bloquear o url utilizado para o serviço da Canonical, assim temos a certeza que pelo menos dessa maneira, aconteça o que acontecer, a Canonical não recebe informações nossas.

Este ponto é muito importante pois com o decorrer do tempo, com atualizações do Unity, estas lentes poderiam (poderão!) aparecer de novo. Caso o bloqueio esteja ao nível do domínio, como essa dica o faz e muito bem, não adianta "acontecer esses problemas" nas atualizações.

Já agora, e porque o tempo por vezes pode ser um malware, aqui fica o comando do site ao qual eu revi e garanto que não tem qualquer malware: ;)
Código: Selecionar todos
V=`/usr/bin/lsb_release -rs`; if [ $V \< 12.10 ]; then echo "Good news! Your version of Ubuntu doesn't invade your privacy."; else gsettings set com.canonical.Unity.Lenses remote-content-search none; if [ $V \< 13.10 ]; then sudo apt-get remove -y unity-lens-shopping; else gsettings set com.canonical.Unity.Lenses disabled-scopes "['more_suggestions-amazon.scope', 'more_suggestions-u1ms.scope', 'more_suggestions-populartracks.scope', 'music-musicstore.scope', 'more_suggestions-ebay.scope', 'more_suggestions-ubuntushop.scope', 'more_suggestions-skimlinks.scope']"; fi; if ! grep -q productsearch.ubuntu.com /etc/hosts; then echo -"\n127.0.0.1 productsearch.ubuntu.com" | sudo tee -/etc/hosts >/dev/null; fi; echo "All done. Enjoy your privacy."; fi
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor xalexkiddx » Seg, 11 de Novembro 2013, 20:45

Ola Claudio!

No momento estou no trabalho, quando chegar em casa eu me apresento melhor no lugar apropriado. =D
Acompanho o ubuntued a bastante tempo, tanto que meu usuário do forum é bem velho, mais nunca tinha contribuído com nada. Agora vou tentar ser mais ativo e não ficar só consumindo conteúdo.

Sobre esse script, achei ele fantástico, já tinha lido as dicas que tinham sido postadas no blog, mais achei essa bem mais pratica. A ideia de bloquear a url de adserver da canonical é realmente muito inteligente.

Você entrou no link e garantiu que não tem vírus, eu fui bem menos cuidadoso quando entrei. Eu só conferi o script, mais é uma tarefa fácil pois o próprio site explica o que esta fazendo em cada linha.

Acho interessante este assunto de privacidade, nos últimos dias estudei muito sobre privacidade na internet, é um assunto que esta em alta aqui no Brasil, com todo esse caso de espionagem da NSA e Snowden e a lei do Marco Civil da Internet sendo votada pelos políticos, temos que tentar entender o assunto.

[]'s
Avatar do usuário
xalexkiddx
 
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: São Paulo SP, Brasil

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 12 de Novembro 2013, 0:25

Olá @xalexkiddx,

Nem tinha reparado na sua data de registo, efetivamente você já anda por cá há muito tempo! É quase um pioneiro! :D

Sobre o script, sim, ele é simples, e por isso tomei imediatamente a liberdade de o estudar para garantir que não seria nenhum malware. Sobre o facto de ter a explicação, se fosse malware também podia ter mentiras, por isso o melhor é perceber mesmo o que está a acontecer, e eu garanto que mal não está de certeza.

Sobre o seu tópico, claro que veio num momento oportuno! Aliás, perfeitamente oportuno pois o Mark Shuttleworth já andou por aí a "participar" em atividades que se relacionam com esse site. Infelizmente.

PS: inclui uma imagem no seu post apenas para aparecer nas redes sociais. Espero que não haja problema em ter editado o post! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor Exploit » Ter, 12 de Novembro 2013, 1:55

nesta altura o pior é o unity..

não pretendo voltar..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 12 de Novembro 2013, 11:53

Outro detalhe que ainda não consegui ter absoluta certeza, mas que me levanta muita desconfiança. Acho que a quantidade de dados enviados a Canonical e terceiros gera um trafico grande na rede. Onde trabalho, quando se liga o ubuntu a rede fica extremamente lenta. Como eu sempre desabilito as lentes, coincidentemente o meu ubuntu não causa este tipo de problema. É uma coisa a se averiguar num momento oportuno.
De qualquer forma obrigado pela dica.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor jsvenancio » Ter, 12 de Novembro 2013, 13:03

Aqui está algo a fazer no meu Ubuntu 13.10...

Obrigado ao @xalexkiddx pela partiçha...

EDIT; Usei o código no meu terminal, não demorou 2 segundos e recebi esta mensagem, "All done. Enjoy your privacy".

Era suposto ser rápido assim?
Linux User Nº #576903
Ao clicarem na imagem a baixo, verão os meus tópicos;Junten-se a rede social Iorbix;
ImagemImagem
Avatar do usuário
jsvenancio
 
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Maio, 2013

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor xalexkiddx » Ter, 12 de Novembro 2013, 17:24

@Claudio
Problema nenhum em colocar a imagem, ficou bem melhor assim!

@marcos.vargens
Eu já vi outras pessoas falando disso ai, inclusive depois de desativar as lens. Particularmente nunca percebi uma alteração no fluxo de informações, mais em locais com muitos computadores pode ser que seja mais percebível mesmo.

@jsvenancio
O meu também rodou em 1 segundo, no 13.10 acredito que seja esse o esperado mesmo. Ele altera apenas alguns registros do sistema e em um arquivo de hosts (/etc/hosts). É tudo arquivo de texto, quase instantâneo de modificar.
Para verificar se ele funcionou mesmo, veja se o Unity continua a apresentar as sugestões da amazon por exemplo.
Avatar do usuário
xalexkiddx
 
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: São Paulo SP, Brasil

Re: Desativando as Lentes do Unity

Mensagempor jsvenancio » Qui, 14 de Novembro 2013, 23:16

xalexkiddx (12-11-2013) escreveu: @jsvenancio
O meu também rodou em 1 segundo, no 13.10 acredito que seja esse o esperado mesmo. Ele altera apenas alguns registros do sistema e em um arquivo de hosts (/etc/hosts). É tudo arquivo de texto, quase instantâneo de modificar.
Para verificar se ele funcionou mesmo, veja se o Unity continua a apresentar as sugestões da amazon por exemplo.


Reparei que o Unity não apresenta as sugestões do amazon.
Linux User Nº #576903
Ao clicarem na imagem a baixo, verão os meus tópicos;Junten-se a rede social Iorbix;
ImagemImagem
Avatar do usuário
jsvenancio
 
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Maio, 2013


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron