Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:12 Pesquisa avançada

Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor AntonioBrito » Dom, 20 de Outubro 2013, 1:17

Boa noite a todos,
Comprei um notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com windows 8 Single Language (Windows 8 de fábrica sem DVD de instalação ou recuperação) e tentei instalar o Ubuntu 12.04 64 bitsem sistema UEFI, através de um pen driver para que ficasse em Dual Boot com o Windows 8, em seguida, instalei e executei o EasyBCD para inicializar os dois sistemas pelo Windows Boot Manager, porém ocorreu algo erro que faz cada sistema inicializar pelos seus respectivos Boot Manager. Por exemplo, o Ubuntu só inicia quando inicializado pelo GRUB, assim como o windows 8 só inicializa com o Windows Boot Manager, para fazer isso devo escolher no Setup, especificamente, no Boot, qual inicializador deve ter prioridade, no meu caso aparece 3 opções de boot: dois Ubuntu e 1 Windows Boot Manager. Para corrigir o erro de inicialização resolvi formatar a partição onde encontrava-se o Ubuntu instalado e depois restaurei o notebook para voltar ao estado de fábrica para remover as opções de sistema no windows boot manager. Feito isso tentei, executar uma nova tentativa de instalação do Ubuntu através de um DVD, porém durante a instalação do Ubuntu, especifamente na janela "Tipo de Instalação", informa que não foi detectado outros sistemas operacionais, porém tenho o Windows 8 instalado e funcionando normalmente, segue abaixo a foto da janela "Tipo de Instalação" no instalador do Ubuntu:

Imagem


Não sei o que pode ter causado isso, pois na primeira tentativa aparecia a opção para instalar ao lado do Windows 8, também tentei instalar usando pen driver novamente, porém o resultado é o mesmo. Gostaria de saber como faço para instalar corretamente em dual boot com windows 8sem precisar fazer qualquer tipo de conversão de GPT para MBR. Caso seja necessário vejam a foto da aba de Boot do Setup:

Imagem


Nota-se que no Setup, quando desativo a opção Secure Boot, surge a opção OS Mode Selection, quando acessado essa opção aparece três opções: CSM OS, UEFI OS e CSM and UEFI OS. Desde já agradeço a atenção e ajuda de todos
Avatar do usuário
AntonioBrito
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Outubro, 2013
Localização: Fortaleza, Ceará

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor AntonioBrito » Dom, 20 de Outubro 2013, 3:25

Boa noite a todos,
Resolvi experimentar o Ubuntu através do LiveCD, abrir o terminal e coloquei o código: [ -d /sys/firmware/efi ] && echo "UEFI" || echo "BIOS" para verificar se o mesmo estava iniciando em modo UEFI, na linha seguinte aparece UEFI, provando assim que o Ubuntu inicia em modo UEFI, como mostrado na foto abaixo:

Imagem

Também tirei foto da janela que mostra as opções do Boot Option Priorities, para complementar a informação sobre esta minha dúvida:

Imagem
Avatar do usuário
AntonioBrito
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Outubro, 2013
Localização: Fortaleza, Ceará

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor AntonioBrito » Dom, 20 de Outubro 2013, 23:55

Boa noite a todos,
Alguém poderia me ajudar neste caso, na verdade minha maior dúvida é porque o instalador do Ubuntu não detecta outro sistema operacional no meu computador, tendo windows 8 de fabrica no meu notebook
Avatar do usuário
AntonioBrito
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Outubro, 2013
Localização: Fortaleza, Ceará

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 21 de Outubro 2013, 0:00

AntonioBrito (20-10-2013, 23:55) escreveu:
Boa noite a todos,
Alguém poderia me ajudar neste caso, na verdade minha maior dúvida é porque o instalador do Ubuntu não detecta outro sistema operacional no meu computador, tendo windows 8 de fabrica no meu notebook


Boas, dá uma olhada neste link (são duas páginas!) e segue o tutorial:

http://www.linuxbsdos.com/2012/11/05/dual-boot-windows-8-and-ubuntu-12-10-on-uefi-hardware/

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor AntonioBrito » Seg, 21 de Outubro 2013, 0:43

Miguel Fonseca (21-10-2013, 0:00) escreveu:
AntonioBrito (20-10-2013, 23:55) escreveu:
Boa noite a todos,
Alguém poderia me ajudar neste caso, na verdade minha maior dúvida é porque o instalador do Ubuntu não detecta outro sistema operacional no meu computador, tendo windows 8 de fabrica no meu notebook


Boas, dá uma olhada neste link (são duas páginas!) e segue o tutorial:

http://www.linuxbsdos.com/2012/11/05/dual-boot-windows-8-and-ubuntu-12-10-on-uefi-hardware/

Hasta.


Olá,
A questão não é a instalação em si, mas si o fato do instalador não estar reconhecendo o windows 8 instalado no notebook. Tanto que não aparece opção para instalar ao lado do windows 8
Avatar do usuário
AntonioBrito
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Outubro, 2013
Localização: Fortaleza, Ceará

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 21 de Outubro 2013, 0:48

Boas António, a solução está aqui e em Português!

Tem que se desactivar o "Secure Boot" e colocar em modo "Legacy".

Mas vai a este link:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor AntonioBrito » Seg, 21 de Outubro 2013, 1:09

Miguel Fonseca (21-10-2013, 0:48) escreveu:Boas António, a solução está aqui e em Português!

Tem que se desactivar o "Secure Boot" e colocar em modo "Legacy".

Mas vai a este link:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Dual-boot-UEFI-Ubuntu-e-Windows-8

Aguardo.

Mostrei a foto das opções de boot e la não há modo Legacy, basta você ver a foto quando desativo o Secure Boot
Avatar do usuário
AntonioBrito
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Outubro, 2013
Localização: Fortaleza, Ceará

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 21 de Outubro 2013, 1:26

De qualquer maneira, deste uma olhada no link?

Não podes recomeçar, utilizando aquele tutorial?

É só reinstalares o Ubuntu, seguindo as indicações dadas e veres se funciona!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor AntonioBrito » Seg, 21 de Outubro 2013, 2:33

Miguel Fonseca (21-10-2013, 1:26) escreveu:De qualquer maneira, deste uma olhada no link?

Não podes recomeçar, utilizando aquele tutorial?

É só reinstalares o Ubuntu, seguindo as indicações dadas e veres se funciona!

Hasta.

Boa noite Miguel,
Segui todo o tutorial, não houve mudanças, quando inicio o windows 8 pelo Grub ocorre um erro que pede para reiniciar:

Imagem

O ubuntu inicia normalmente, acredito que o sistema UEFI do meu notebook não deixa fazer um dual boot, tenho que ficar ou com windows 8 ou com Ubuntu
Avatar do usuário
AntonioBrito
 
Mensagens: 24
Registrado em: 18 Outubro, 2013
Localização: Fortaleza, Ceará

Re: Dual boot em notebook Samsung NP275E4E-KD2BR com UEFI

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 21 de Outubro 2013, 2:51

Diz-me uma coisa António, criaste uma partição /boot para o Ubuntu?
Depois a da raiz /, a de Swap e a de Home separada (se é esse o teu caso)?

Utilizaste o Ubuntu de 64 bits? É que o de 32 bits poderá não ser compatível com o UEFI.

Desactivaste o Secure Boot?

Utilizaste o Boot Repair no Live do Ubuntu e fizeste as modificações pedidas?

Se fizeste isto tudo e não deu, então não sei mais como te ajudar.

Acho é que não existe nenhum PC no mercado em que não se consiga fazer isto.

E aqueles comandos que executaste antes da instalação do Ubuntu (na 1ª vez), não os repetiste, pois não? É que nos tutoriais, não são tidos em conta comandos adicionais.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes