Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:42 Pesquisa avançada

Terei que desistir do Linux ??? [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Terei que desistir do Linux ??? [RESOLVIDO]

Mensagempor fsantana » Seg, 14 de Outubro 2013, 21:11

Boas.
Tive um problema no PC e vi-me obrigado a formatar para reinstalar o W7. Em simultâneo criei mais duas partições para alojar ubuntu 12.04 e Linux Mint 13 (para testar).
Depois de instalado o W7 comecei a instalar e a reparticionar as partições linux com "/", "swap" e "/home".
Qualquer uma das distros finaliza a instalação mas quando vou baixar os drivers para a placa gráfica Nvidia 210, obriga-me a reiniciar só que fica no canto superior esquerdo a seguinte informação:
-Linux Mint 13 Maya,(Nome do PC)tty1, novamente (Nome do PC)-login:, e de seguida a senha
-Ubuntu 12.04 LTS, (Nome do PC) tty1, novamente (Nome do PC)-login:, e de seguida a senha
O que eu faço? Decididamente não sei.
Em qualquer das situações e como sei que inicialmente são carregadas todas as actualizações, fiz o processo, inseri o login, senha, e de seguida "sudo apt-get update", "sudo apt-get-upgrade all" ... e por aí fora.
Quando finalizou e o cursor ficou em "$" fiz Ctr+Alt+Del e lá reiniciou (aparentemente tudo bem) mas não vai para o ecran de login, fica na página onde insiste em aparecer a informação do tty1.
Também já tentei em modo de recuperação, mas quando faço "resume" - nada muda.
Que se passa? - Alguem já passou por esta situação? Como ultrapassar?
Editado pela última vez por fsantana em Qui, 31 de Outubro 2013, 2:15, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 14 de Outubro 2013, 22:39

É o driver que não está a deixar que vá até onde precisa de aceleração 3D. De momento não tenho aqui nenhum pc com Nvidia, mas procure no fórum por «Nvidia instalar driver», ou algo similar... Penso que existam aqui algumas soluções para esse seu problema! Eu já tive de recorrer a algumas das dicas aqui presentes, porque um PC de trabalho tinha esses sintomas (e mais alguns). No meu caso, o problema era bem grave, prendia-se por um defeito da placa, pois até no Windows manifestava alguns sintomas que senti no Linux.

Mas no seu caso, pode ser que alguma das soluções resulte.

Já agora, partilhe aqui a quantidade de respostas a este comando:
dpkg -l | grep nvidia
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor fsantana » Seg, 14 de Outubro 2013, 23:17

Luis Cardoso (14-10-2013, 22:39) escreveu:É o driver que não está a deixar que vá até onde precisa de aceleração 3D. De momento não tenho aqui nenhum pc com Nvidia, mas procure no fórum por «Nvidia instalar driver», ou algo similar... Penso que existam aqui algumas soluções para esse seu problema! Eu já tive de recorrer a algumas das dicas aqui presentes, porque um PC de trabalho tinha esses sintomas (e mais alguns). No meu caso, o problema era bem grave, prendia-se por um defeito da placa, pois até no Windows manifestava alguns sintomas que senti no Linux.

Mas no seu caso, pode ser que alguma das soluções resulte.

Já agora, partilhe aqui a quantidade de respostas a este comando:
dpkg -l | grep nvidia


Luis Cardoso,
Obrigado desde já pela sua ajuda.
Aqui vai a informação depois do comando acima:

francisco@P5QL-E:~$ dpkg -l | grep nvidia
ii nvidia-304 304.88-0ubuntu0.0.3 NVIDIA binary Xorg driver, kernel module and VDPAU library
ii nvidia-319 319.32-0ubuntu0.0.1 NVIDIA binary Xorg driver, kernel module and VDPAU library
ii nvidia-319-updates 319.32-0ubuntu0.0.1 NVIDIA binary Xorg driver, kernel module and VDPAU library
ii nvidia-common 1:0.2.44.2 Find obsolete NVIDIA drivers
ii nvidia-current 304.88-0ubuntu0.0.3 Transitional package for nvidia-current
ii nvidia-settings-304 304.88-0ubuntu0.0.3 Tool for configuring the NVIDIA graphics driver
ii nvidia-settings-319 319.32-0ubuntu0.0.1 Tool for configuring the NVIDIA graphics driver
ii nvidia-settings-319-updates 319.32-0ubuntu0.0.1 Tool for configuring the NVIDIA graphics driver
francisco@P5QL-E:~$
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 15 de Outubro 2013, 19:20

Elah, tem muitos drivers da Nvidia instalados... Só precisava de ter um deles... Como procedeu para ter o driver?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor fsantana » Ter, 15 de Outubro 2013, 23:55

Luis Cardoso (15-10-2013, 19:20) escreveu:Elah, tem muitos drivers da Nvidia instalados... Só precisava de ter um deles... Como procedeu para ter o driver?


No ecran preto apareceu no canto superior esquerdo o login pelo "tty1".
Depois executei o comando "sudo apt-get install nvidia-current", sugerido por si.
Foi instalado dessa forma.
Editado pela última vez por fsantana em Qua, 16 de Outubro 2013, 0:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor fsantana » Qua, 16 de Outubro 2013, 0:17



Luís Cardoso,
Neste momento já consegui reinstalar o ubuntu 12.04.
Mas também foi para o ecran preto com "tty1". Isto terá a ver com algo estranho, porque a placa gráfica é a mesma e fiz algumas reinstalações sem qualquer problema indo directamente para a página gráfica para login.
Também instalei o Linux Mint 13-MATE, e deu o mesmo problema.
Com o comando que postou aqui "sudo apt-get install nvidia-current" e depois "dpkg -l | grep nvidia" consegui actualizar o driver da placa gráfica NVIDIA Geforce 210.
Passo a descriminar o resultado que obtive com o 2º. comando no Linux Mint.

ii nvidia-304 304.88-0ubuntu0.0.3
NVIDIA binary Xorg driver, kernel module and VDPAU library
ii nvidia-common 1:0.2.44.2
Find obsolete NVIDIA drivers
ii nvidia-current 304.88-0ubuntu0.0.3
Transitional package for nvidia-current
ii nvidia-settings-304 304.88-0ubuntu0.0.3
Tool for configuring the NVIDIA graphics driver

Agora pergunto, dantes instalava o ubuntu 12.04, tendo a mesma placa gráfica e quando arrancava ia directo para a página de login entrava e era automaticamente sugerida a instalação dos drivers da placa gráfica.
Agora tenho o ubuntu 12.04 a funcionar.
No Linux Mint 13-MATE, deveria ter o mesmo comportamento mas não. Alterou o kernel de arranque no grub mas mesmo assim não consigo fazer o login.
No ubuntu fiz todas as actualizações a partir da própria distro.
No Linux Mint (como não me consigo logar) fiz após ter feito login em "tty1" (daí ter apresentado o resultado acima manualmente).
Todas as actualizações foram feitas fora da distro com os comandos "sudo apt-get update" e "sudo apt-get upgrade all".
No final fiz o comando para remoção eventual com o comando "sudo apt-get autoremove".
Aparentemente o Linux Mint em relação ao Ubuntu tem a vantagem de já trazer as diversas aplicações previamente instaladas enquanto no ubuntu têm que ser instaladas manualmente no terminal, além de achar que será mais leve e menos consumista em memória.
Acha que haverá solução para ultrapassar esta questão (Linux Mint) e conseguir entrar directamente na aplicação?
Abraço.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 16 de Outubro 2013, 21:56

Porque faz "sudo apt-get upgrade all"? Basta executar o comando sem o "all" no fim. Experimente também fazer a actualização com esta variante:
sudo apt-get dist-upgrade
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor zilog » Qua, 16 de Outubro 2013, 22:09

@fsantana

Tente instalar o Xubuntu ou o Lubuntu. Já me aconteceu algo semelhante. Não desista à primeira dificuldade.
Já há muitos anos que eu ando com instalações e testes com várias distribuições Linux. Já testei muitos ambientes gráficos e muitas distribuições baseadas em Debian, Ubuntu, Arch e outras, e todas elas têm comportamentos diferentes.
Há sempre qualquer coisa que não fica como eu quero. Mas a ideia é nunca desistir. Ir testando outras distribuições e ver as diferenças, para tentar perceber as diferenças e quais as configurações ideais para o nosso computador.

EDIT:

@Luis Cardoso

Será que ele tem que activar o Mint Display Manager?

Eu instalei o Arch de raiz, pela linha de comandos e no fim tinha que instalar o LXDM, SLiM ou outro.
No Arch sei como se faz, mas no Ubuntu não sei. Será que falta isso?
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 17 de Outubro 2013, 19:52

@zilog,

Em princípio não.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Terei que desistir do Linux ???

Mensagempor zilog » Qui, 17 de Outubro 2013, 20:48

Se ele der uma vista de olhos a /var/log/Xorg.0.log pode ser que descubra alguma coisa, como uma mensagem de erro a dizer o porque de não entrar no modo gráfico.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes