Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 12:34 Pesquisa avançada

Utilize a autenticação de duas Etapas do Google!

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Utilize a autenticação de duas Etapas do Google!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 13 de Dezembro 2011, 16:45

Esta semana, a Google pediu-me para ativar a funcionalidade chamada "Verificação em duas etapas". Bom, inicialmente pareceu-me algo estranho e desnecessário. Porquê? Porque primeiro a minha password é gigante, segundo caso o meu telemóvel não funcionasse ou o perdesse ou mudasse de país eu estaria em maus lençóis ou então simplesmente porque seria uma intrusão da Google em mais uma parte da minha privacidade (o número de telemovel).

Pois, bem, a minha ideia inicial foi completamente negativa. No entanto, essa ideia mudou-se radicalmente depois de ver o vídeo explicativo de todo o processo. De ressalvar que o vídeo está traduzido para português por isso recomendo a todos darem uma vista de olhos!!


Em suma, caso você perca o telemovel, não há problema, na altura da ativação deste processo, você receber uns códigos secretos que deve imprimir e guardar num sítio bastante seguro. Para além disso, caso queira, pode sempre pôr um segundo telemóvel para solucionar os problemas, por exemplo o telemóvel da sua mãe ou pai ou tio ou avô! Assim, pareceu-me ser algo bastante positivo tendo em conta que a maior fatia atual de problemas dos utilziadores na internet é o acesso ilícito nas nossas contas por parte dos hackers que agora ainda terão mais gosto em fazê-lo por causa do crescimento exponencial do Google+!

Por fim, apenas transcrevo aqui o texto introdutório da Google sobre este sisteam:

Por que você deve usar a verificação em duas etapas



A verificação em duas etapas adiciona uma camada extra de segurança à sua Conta do Google. Para que tenha acesso à sua conta, esse procedimento é exigido de você, além do nome de usuário e senha, durante o login. Além de seu nome de usuário e senha, ao fazer, login você digitará um código que o Google enviará via mensagem de texto ou voz.

A verificação em duas etapas reduz significativamente as chances de roubo das informações pessoais na Conta do Google por terceiros. Por quê? Os hackers não só teriam que obter sua senha e nome de usuário, mas também teriam que controlar seu telefone.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Utilize a autenticação de duas Etapas do Google!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 13 de Dezembro 2011, 17:44

Não me convence...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Utilize a autenticação de duas Etapas do Google!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 13 de Dezembro 2011, 18:57


Por diversas razões:
  • Tenho duas contas Gmail (ora fazer isto ambas é um pouco... :roll: chato, principalmente para o mesmo número de telemóvel);
  • Depois há o facto de ter de colocar o meu número de telemóvel (só o dou a gente conhecida e apenas se for estritamente necessário);
  • Em caso de perda do telemóvel (tenho mais motivos de preocupação se perder este) do que ter de andar com uma lista de 10 nºs sempre comigo;
  • E que tal verem o que se passa com o IMAP da Google? Está cada vez pior a sincronizar as minhas contas no Thunderbird...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 150 visitantes

cron