Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:12 Pesquisa avançada

ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Ter, 27 de Agosto 2013, 20:31

Obrigado pelo seu interesse, Luís.

Lembro-me de que fiquei muito satisfeito em poder ejetar pelo ícone que surgiu no lançador mas, após a primeira vez, nem ele aparece. Independente do DVD ou CD que insiro... :cry:
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Ter, 27 de Agosto 2013, 21:29

Franse (27-08-2013, 20:31) escreveu:Obrigado pelo seu interesse, Luís.

Lembro-me de que fiquei muito satisfeito em poder ejetar pelo ícone que surgiu no lançador mas, após a primeira vez, nem ele aparece. Independente do DVD ou CD que insiro... :cry:


Poxa achei que tinha resolvido, quando as partições os comandos que te indiquei não inluenciam isto, se puder colocar seu fstab atual aqui pra gente dar uma olhada seria uma boa.

sudo cat /etc/fstab

sudo blkid


As partições do windows podem ser resolvidos adicionando elas ao fstab, o problema mesmo e este seu cdrom :medo: os comandos acima são para ver todas informações das partições do seu sistema, assim a gente adiciona elas ao fstab e caso queira serão montadas automaticamente.

Outra coisa que quero te pedir é que, coloque um dvd no drive, e também tente montar a partição que pede senha, quando ela pedir senha você digita a mesma que utiliza no sudo.
Após isto, faça aquele comando lá.

ls -l /media/franse/
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Qua, 28 de Agosto 2013, 22:46

Desta vez, Xterminator, antes de me logar ao iniciar o Ubuntu, entrei como "Convidado" e, embora não tivesse acesso às partições (necessita de uma autenticação como "superusuário", composta por senha diferente da que uso), o drive de DVD funcionou direitinho... :D
... Mas não sei se isso influenciou nos diagnósticos que pediu:

A senha que uso para logar, sendo a mesma em todas as instâncias, não está funcionando para montar as partições, sempre surgindo uma mensagem exigindo "senha de root", e que inclui:

"... É necessária autenticação como superusuário para executar esta ação..."

Nem no terminal:

franse@Xandy2:~$ sudo cat /etc/fstab
[sudo] password for franse:
franse não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.
franse@Xandy2:~$ sudo cat /etc/fstab
[sudo] password for franse:
franse não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.
franse@Xandy2:~$ sudo blkid
[sudo] password for franse:
franse não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.


Por isso não consegui executar os comando que indicou. 8|
Quanto ao drive óptico:

franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 2
dr-x------ 6 franse franse 540 Out 4 2004 CHRONICLES_OF_RIDDICK


Voltou a ler o mesmo DVD com o qual havia realizado o teste anteriormente!!! :yeah:
Animado, resolvi tentar novamente o diagnóstico que me pediu:

franse@Xandy2:~$ sudo cat /etc/fstab
[sudo] password for franse:
franse não está no arquivo sudoers. Este incidente será reportado.


Assim, voltei a tentar com outros DVDs:

franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 0
franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 2
dr-x------ 3 franse franse 88 Ago 30 2005 BATMAN_BEGINS
franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 2
dr-x------ 4 franse franse 136 Mar 28 2008 DSC27
franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 2
dr-x------ 5 franse franse 384 Out 13 2003 TOMB_RAIDER_CRADLE_LIFE_BRAZIL?
franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 0


Embora originais (o "DSC27" acima se refere a um DVD da série de Hitchcock), nem todos foram lidos (como o Breakfast at Tiffany's acima), mas creio que basta instalar algum programa ou pacote. :)
:yeah: E, até mesmo, os CDs de instalação do Ubuntu foram lidos: :yeah:

franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 2
dr-xr-xr-x 1 franse franse 2048 Out 17 2012 Ubuntu 12.10 i386
franse@Xandy2:~$ ls -l /media/franse/
total 2
dr-xr-xr-x 1 franse franse 2048 Abr 24 15:28 Ubuntu 13.04 i386


Você é um gênio!!! :rei:
Quem sabe, sabe!!!
Conseguiu realmente resolver o problema do drive! :yeah: Bastava apenas que eu desligasse o computador e não, apenas, reiniciar o Ubuntu, como estava fazendo.

Contudo, será que existe uma área de troca?
Será que tudo isso aconteceu porque não particionei em três partes os espaço destinado em disco?
Lhe pergunto isso, Xterminator, por que não tive problemas em instalações anteriores da mesma versão.
Mesmo notebook, mesmo CD de instalação, mesma versão,...
Curioso, não? :?:
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Agosto 2013, 23:25

Não tenho tido tempo e por isso não acompanhei esta conversa. Sobre o seu problema, se ele funcionava na sessão convidado, foi alguma configuração estranha que aconteceu na sua conta em específico :|

Sobre as partições de certeza que não tem nada de relacionado, no máximo seria uma partição que tinha um setor problemático e ficou aí algum módulo ou algo do género que tratasse do CD-ROM. Mas parece-me altamente improvável.

Acho que simplesmente deve ter sido algum bug aquando da instalação e por isso acredito que uma formatação muito provavelmente deve resolver o problema! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Xterminator » Qui, 29 de Agosto 2013, 0:11

É o que o Cláudio disse, mas eu sou contra a formatação, se o problema puder ser resolvido
estamos aqui para aprender juntos, cada problema que encaramos nos ensina mais.
Quanto a estes problemas cm o sudo, eu consideraria efetuar uma checagem no sistema de arquivos, só tive problemas como sudo umas 2 vezes.
em uma, foi só checar o sistema de arquivos basta escolher o modo de recuperação na inicialização.
E a outro foi que por algum motivo meu usuário não estava no grupo admin.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Agosto 2013, 0:15

Sobre a formatação, também não sou assim tão apologista. Falei por dois motivos: está claro que é um bug pontual; e a instalação é recente. Nesse sentido, parece-me que mais vale não quebrar muito a cabeça com problemas que são mesmo muito pontuais, por vezes da culpa do hardware. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom

Mensagempor fsantana » Qui, 29 de Agosto 2013, 17:07

Claudio Novais (29-08-2013, 0:15) escreveu:Sobre a formatação, também não sou assim tão apologista. Falei por dois motivos: está claro que é um bug pontual; e a instalação é recente. Nesse sentido, parece-me que mais vale não quebrar muito a cabeça com problemas que são mesmo muito pontuais, por vezes da culpa do hardware. :|



Boas.
Pena que desde Abril/2013 até esta data ainda não consegui arranjar solução para funcionar com o meu DVD LG.
Funciona em Windows 7 - mas recusa-se a trabalhar em ubuntu 12.04!!!
Vá lá a gente perceber porquê?
Dos utilizadores que conseguiram pôr a funcionar o DVD no ubuntu 12.04 me poderiam avançar marca e modelos dos mesmos?
Grato.
Editado pela última vez por fsantana em Qui, 31 de Outubro 2013, 1:48, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Sáb, 31 de Agosto 2013, 19:46

Lamento o atraso com o qual respondo, mas desejava realizar uma instalação do mesmo modo que a se encontra com problemas.
Refiz num outro computador todos os passos já descritos, com a exceção de conseguir tornar a partição primária (não consegui habilitar esta opção de forma alguma). E, aparentemente, obtive pleno êxito, com o Sistema operando normalmente. :)
Ou seja, a experiência não foi tão conclusiva, mas o entendimento que podem obter, sim.
A origem do problema pode realmente ter sido a citada ou... (já que, além de ter sido realizada em outro computador, não seguiu exatamente os mesmos parâmetros) o fato de ter definido a partição como lógica. :?:
O que me remete a sugestão do Claudio Novais, onde uma nova instalação seria interessante, havendo enorme possibilidade de resolver os problemas...
Já me havia ocorrido esta opção (principalmente por tratar-se do meu principal computador), contudo o entusiasmo com que Xterminator se apresentou diante do problema também me fez desejar saber mais sobre este fascinante OS, cuja presença me era tão "invisível"(conforme o desejo de Linus) que, comodamente, apenas o desfrutava.
Espero, algum dia, poder entender o que houve e, quem sabe, responder ao fsantana com exatidão (no windows, provavelmente, seria a falta do drive), mas, pelo menos, agora estou caminhando... :yeah:
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Re: ubuntu não reconhece drive de cdroom[RESOLVIDO]

Mensagempor Franse » Sáb, 12 de Outubro 2013, 9:52

Tenho lidado com o Ubuntu instalado, apesar de suas limitações. Mas, infelizmente, me vejo obrigado a ceder diante da necessidade de uma reinstalação, pois necessito do OS plenamente funcional e, estando conforme descrito, torna-se impossível mantê-lo.
É uma pena perder a oportunidade de descobrir o que ocorreu de errado. E saber sanar os defeitos apresentados.
Creio que poderia haver uma forma de gerar um relatório com os dados do OS para ser enviado aos desenvolvedores no intuito de pesquisa e desenvolvimento.
Agradeço todos os esforços que dispenderam em me ajudar, principalmente da parte do membro Xterminator, esperando encontrá-los em outros tópicos e, quem sabe, poder retribuir a gentileza.
Muito obrigado, amigos!!!
Avatar do usuário
Franse
 
Mensagens: 20
Registrado em: 22 Agosto, 2013

Anterior

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes

cron