Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 12:44 Pesquisa avançada

Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Mensagempor ubuntuario » Qua, 7 de Dezembro 2011, 4:37

Olá a todos,

Preciso de ajuda quanto ao LibreOffice Calc 3.3.4, pois depois de uma atualização do sistema o Calc ficou com as fórmulas em inglês, por exemplo, se começar a digitar a fórmula =SOMA, depois de teclar =S o que aparece é =SUM e não SOMA.

Já tentei configurar o idioma e tudo o mais, só que ele já está configurado para o português, todos os menus estão em PT-BR mas as fórmulas não.

Tentei também remover e reinstalar o LibreOffice via Central de Programas e nada, em algumas das vezes, depois de instalar os pacotes, nenhum aplicativo abria.

Instalei a versão 3.3.2, a 3.3.4, a 3.4.0 e 3.4.4 sem muito sucesso, no máximo consegui deixar a versão 3.3.2 instalada e funcionando, mas quando instalava o "lo-menubar" todos os aplicativos desapareciam.

Alguém por aí já passou por isso? Alguém tem ideia de como posso resolver esse problema?
Avatar do usuário
ubuntuario
 
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Setembro, 2011

Re: Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 7 de Dezembro 2011, 10:34

Boas ubuntuario, primeiro de tudo (e isto é muito importante!), abre as definições de sistema e vai ao suporte de idioma do sistema.
Aí, quando abrir a janela, ele automaticamente vai procurar os pacotes necessários para o idioma que definiste (inclusive para o libreoffice).
Se disser que não tem nenhum pacote para instalar, vai ao separador formatos regionais e certifica-te que tens escolhido o Português (de Portugal ou do Brasil consoante o que preferires). De seguida, faz aplicar em todo o sistema em ambos os separadores (idioma e formatos regionais).

Se, entretanto, continuares com o problema do Libreoffice em Inglês, abre o Synaptic (se não tens instalado basta abrires a consola/terminal e fazeres um sudo apt-get install synaptic) e procura pelos pacotes: libreoffice-l10n-common, libreoffice-l10n-pt, libreoffice-l10n-pt-br, libreoffice-help-pt, libreoffice-help-pt-br, myspell-pt-pt, myspell-pt-br e myspell-pt. Instala-os todos!

Caso tenhas que instalar algum dos pacotes acima descritos, não de esqueças de voltar às definições do distema, suporte de idioma e fazer o que acima foi descrito.

Algumas vezes, para que a mudança completa de linguagem do sistema tenha efeito, é necessário fazer logout e depois (é claro), login.

Se mesmo assim não conseguires colocar o libreoffice totalmente em Português, vai ao site do Libreoffice e baixa os pacotes deb da versão que desejas ter. Mas tem em atenção que são três ( 3 )pacotes deb, o da suite em Inglês, o Langpack e o Hellpack.

Embora eles no site digam que não existe (por norma) nenhum problema em instalar versões umas por cima das outras, aconselho-te a desinstalar primeiro a que tens e depois instalar a que fizeste download.

No site http://www.libreoffice.org/download tens os pacotes para download, escolhe pacotes deb e não rpm (que está por defeito) e tem atenção à tua arquitectura, 32bits ou 64 bits.

Neste link (também do site do Libreoffice): http://www.libreoffice.org/get-help/installation/linux/ tens toda a ajuda para desinstalar a versão que dispões (eles aconselham através do synaptic) e como instalares a nova versão através da consola/terminal.

Para melhor te facilitar a instalção seguindo o que está no site, faz o download dos pacotes para a tua pasta pessoal (o terminal/consola quando é aberto, por defeito abre na tua pasta pessoal.

Se não quiseres instalar os pacotes com a consola, utiliza o gdebi (sudo apt-get install gdebi), que é uma interface gráfica feita exactamente para instalar pacotes deb.

Espero ter ajudado, depois "posta" aqui o resultado.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Mensagempor ubuntuario » Seg, 12 de Dezembro 2011, 23:25

Olá Miguel72,

Antes de postar meu problema aqui já havia tentado suas sugestões: atualizei o idioma, verifiquei a configuração de idiomas, baixei os pacotes deb da versão 3.4.4 no site do LibreOffice e os instalei depois de remover a versão que estava instalada e o resultado não foi positivo.

Ao instalar o LibreOffice via pacote .deb, quando a instalação era concluída com sucesso, o Calc ficava com as fórmulas em português, mas não acontecia a integração com a barra de menu e o Writer não executava mesmo estando instalado. Quando instalava o "lo-menubar" todo o suite desaparecia, aí nem Writer, nem Calc, nem Impress ou nenhum outro programa do suite aparecia mais, no sistema constava como não instalado!

Tentei instalar os pacotes de instalação, de idiomas e de linguagem, só que sem o pacote de integração ao desktop (desktop-integration) que vem dentro dos arquivos de instalação para depois instalar o "lo-menubar"... de novo o resultado foi um fracasso.

Estou à espera de alguma atualização do pacote para ver se o problema se resolve.
Avatar do usuário
ubuntuario
 
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Setembro, 2011

Re: Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Mensagempor ucastrobr » Qui, 12 de Janeiro 2012, 1:02

1º PASSO | Baixe o LibreOffice 3.4.0 no site http://broffice.org/ - verifique a arquitetura de seu sistema (i386 ou amd64) para escolher o download correto
----> Baixe o pacote de instalação, de idiomas e de ajuda.
----> Depois de baixados extraia os arquivos e você terá três pastas:

Se for i386: LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR


Se for amd64: LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_install-deb_en-US
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_langpack-deb_pt-BR
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_helppack-deb_pt-BR

----> Utilizo a arquitetura amd64, mas mostrarei os comandos referentes à arquitetura i386 usando a classificação acima Se for i386, mas se se você utilizar amd64 insira os comandos de acordo com sua arquitetura.

----> Se você (1) já tiver familiaridade com o Terminal, ou (2) achar o passo-a-passo complicado, ou (3) não "tiver saco" para ler tudo isso, ao fim desta resposta tem a sequência de comandos que você deve realizar no Terminal de forma nua e crua, basta digitá-los em sequência que dará tudo certo (desde que as pastas extraídas estejam na Área de trabalho).



2º PASSO | Salve as pastas em algum local fácil de se achar pelo Terminal (pode ser em Documentos, numa pasta própria ou mesmo na área de trabalho), para facilitar a tarefa salve-os na Área de Trabalho. Depois que tudo estiver feito você pode mover as pastas para outro local ou mesmo excluí-las, fica a critério.



3º PASSO | Remova o LibreOffice via Terminal fazendo o seguinte:
----> Ctrl+Alt+T (este comando abre o Terminal)
----> Entre com o super usuário digitando o comando sudo su e insira sua senha
----> Remova completamente o LibreOffice com o comando:

apt-get purge libreoffice*.*



4º PASSO | Acesse as pastas que foram extraídas e coladas na Área de Trabalho pelo Terminal com os comandos e na ordem abaixo:

Se for i386

cd Área\ de\ Trabalho/LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS/


dpkg -i *.deb


----> Após a instalação terminar você terá que instalar o pacote de integração ao desktop, é um único arquivo que está dentro da pasta "desktop-integration" e é responsável por fazer com que os programas apareçam no menu. Insira os comandos:

cd desktop-integration


dpkg -i *.deb


----> Finalizada esta etapa retornaremos algumas pastas para instalar o pacote de idiomas.
----> Retorne para a pasta "DEBS" com o comando:

cd ..


----> Agora retorne para a pasta "LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US" digitando o mesmo comando:

cd ..


----> Retorne à Área de Trabalho novamente com o mesmo comando:

cd ..


----> Acesse a pasta com o pacote de idiomas através do comando:

cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR/DEBS/


----> Agora instale a tradução por meio do comando:

dpkg -i *.deb


----> Depois de instalar a tradução retorne para pasta "LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR" com o comando:

cd ..


----> Retorne à Área de Trabalho novamente com o mesmo comando:

cd ..


----> Para instalar o pacote de ajuda acesse a pasta "LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR" usando o comando:

cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR/DEBS/


----> Para instalar o pacote use:

dpkg -i *.deb


----> Depois de terminada a instalação feche o Terminal e confira se deu certo, pelo menos no Ubuntu 10.10 e 11.04 ocorria tudo bem, mesmo após as atualizações para versões mais recentes. Novamente lembro que se sua arquitetura for outra, utilize o comando para ela.

De toda forma, confira abaixo a sequência de comandos a ser realizada para cada arquitetura, considerando que (1) as pastas extraídas estejam na Área de Trabalho e (2) você está usando o Terminal como super usuário (comando sudo su):


apt-get purge libreoffice*.*


Se for i386

cd Área\ de\ Trabalho/LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS/


dpkg -i *.deb


cd desktop-integration


dpkg -i *.deb


cd ..


cd ..


cd ..



cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR/DEBS/


dpkg -i *.deb


cd ..


cd ..



cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR/DEBS/


dpkg -i *.deb


Finalizada a operação feche o Terminal e confira se está tudo correto.


Se for amd64

cd Área\ de\ Trabalho/LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_install-deb_en-US/DEBS/


dpkg -i *.deb


cd desktop-integration


dpkg -i *.deb


cd ..


cd ..


cd ..



cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_langpack-deb_pt-BR/DEBS/


dpkg -i *.deb


cd ..


cd ..



cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_helppack-deb_pt-BR/DEBS/


dpkg -i *.deb


Finalizada a operação feche o Terminal e confira se está tudo correto.

ucastrobr
 
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Janeiro, 2012

Re: Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 13 de Janeiro 2012, 0:12

Spoiler:
1º PASSO | Baixe o LibreOffice 3.4.0 no site http://broffice.org/ - verifique a arquitetura de seu sistema (i386 ou amd64) para escolher o download correto
----> Baixe o pacote de instalação, de idiomas e de ajuda.
----> Depois de baixados extraia os arquivos e você terá três pastas:

Se for i386: LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR


Se for amd64: LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_install-deb_en-US
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_langpack-deb_pt-BR
LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_helppack-deb_pt-BR

----> Utilizo a arquitetura amd64, mas mostrarei os comandos referentes à arquitetura i386 usando a classificação acima Se for i386, mas se se você utilizar amd64 insira os comandos de acordo com sua arquitetura.

----> Se você (1) já tiver familiaridade com o Terminal, ou (2) achar o passo-a-passo complicado, ou (3) não "tiver saco" para ler tudo isso, ao fim desta resposta tem a sequência de comandos que você deve realizar no Terminal de forma nua e crua, basta digitá-los em sequência que dará tudo certo (desde que as pastas extraídas estejam na Área de trabalho).



2º PASSO | Salve as pastas em algum local fácil de se achar pelo Terminal (pode ser em Documentos, numa pasta própria ou mesmo na área de trabalho), para facilitar a tarefa salve-os na Área de Trabalho. Depois que tudo estiver feito você pode mover as pastas para outro local ou mesmo excluí-las, fica a critério.



3º PASSO | Remova o LibreOffice via Terminal fazendo o seguinte:
----> Ctrl+Alt+T (este comando abre o Terminal)
----> Entre com o super usuário digitando o comando sudo su e insira sua senha
----> Remova completamente o LibreOffice com o comando:
Código:
Código: Selecionar todos
apt-get purge libreoffice*.*



4º PASSO | Acesse as pastas que foram extraídas e coladas na Área de Trabalho pelo Terminal com os comandos e na ordem abaixo:

Se for i386
Código:
Código: Selecionar todos
cd Área\ de\ Trabalho/LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb


----> Após a instalação terminar você terá que instalar o pacote de integração ao desktop, é um único arquivo que está dentro da pasta "desktop-integration" e é responsável por fazer com que os programas apareçam no menu. Insira os comandos:
Código:
Código: Selecionar todos
cd desktop-integration

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb


----> Finalizada esta etapa retornaremos algumas pastas para instalar o pacote de idiomas.
----> Retorne para a pasta "DEBS" com o comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


----> Agora retorne para a pasta "LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US" digitando o mesmo comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


----> Retorne à Área de Trabalho novamente com o mesmo comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


----> Acesse a pasta com o pacote de idiomas através do comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR/DEBS/


----> Agora instale a tradução por meio do comando:
Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb


----> Depois de instalar a tradução retorne para pasta "LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR" com o comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


----> Retorne à Área de Trabalho novamente com o mesmo comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


----> Para instalar o pacote de ajuda acesse a pasta "LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR" usando o comando:
Código:
Código: Selecionar todos
cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR/DEBS/


----> Para instalar o pacote use:
Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb


----> Depois de terminada a instalação feche o Terminal e confira se deu certo, pelo menos no Ubuntu 10.10 e 11.04 ocorria tudo bem, mesmo após as atualizações para versões mais recentes. Novamente lembro que se sua arquitetura for outra, utilize o comando para ela.

De toda forma, confira abaixo a sequência de comandos a ser realizada para cada arquitetura, considerando que (1) as pastas extraídas estejam na Área de Trabalho e (2) você está usando o Terminal como super usuário (comando sudo su):

Código:
Código: Selecionar todos
apt-get purge libreoffice*.*


Se for i386
Código:
Código: Selecionar todos
cd Área\ de\ Trabalho/LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb

Código:
cd desktop-integration
Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


Código:
Código: Selecionar todos
cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


Código:
Código: Selecionar todos
cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb


Finalizada a operação feche o Terminal e confira se está tudo correto.


Se for amd64
Código:
Código: Selecionar todos
cd Área\ de\ Trabalho/LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_install-deb_en-US/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb

Código:
Código: Selecionar todos
cd desktop-integration

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


Código:
Código: Selecionar todos
cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_langpack-deb_pt-BR/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..

Código:
Código: Selecionar todos
cd ..


Código:
Código: Selecionar todos
cd LibO_3.4.0rc2_Linux_x86-64_helppack-deb_pt-BR/DEBS/

Código:
Código: Selecionar todos
dpkg -i *.deb


Finalizada a operação feche o Terminal e confira se está tudo correto.

uauuuuu, ucastrobr, grande resposta! Não confirmei a solução pois não tenho esse problema, no entanto parece-me uma resposta muito completa! Parabéns :OK:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Calc com fórmulas em inglês no Oneiric Ocelot

Mensagempor ubuntuario » Sex, 20 de Janeiro 2012, 12:41

Este procedimento eu já conhecia, tanto é que esta solução fui eu que postei no fórum do Ubuntu, sob o nome de Fabrício Souza e em resposta ao usuário JPGA, no dia 06 de Dezembro de 2011, mas acontece um problema ao instalar o libreoffice menu (lo-menu), pois os aplicativos não aparecem mais para o uso.

Mas enfim, como havia dito no fórum do Ubuntu, quem estiver com este problema faça o procedimento citado já com a versão 3.4.5, até a data presente a versão mais atual, mas depois de tudo instalado você verá que o Writer não executa automaticamente e nem aparece nas opções do menu, o resto dos aplicativos aparecem normalmente.

Esse probleminha resolve-se da seguinte forma: 1) acesse o menu principal (botão super ou "windows key") digitando menu e você terá a opção Main Menu, dentro deste aplicativo acesse "Escritório" e adicione no menu o LibreOffice Writer, o comando para que ele seja executado será este "libreoffice3.4 --writer %U".

Pronto, agora estará tudo ok, pois fiz o procedimento e estou satisfeito com o resultado, o único contratempo (se é que podemos chamar de contratempo) é que não se contará com a barra integrada, mas isso é o de menos, o importante é que o programa funcione.
Avatar do usuário
ubuntuario
 
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Setembro, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes

cron