Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:59 Pesquisa avançada

Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Desktop

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor miles_maverick » Qua, 10 de Julho 2013, 19:35

Usei o elementary por algum tempo e gostei do sistema, mas a minha preferência é pelo *Box e companhia
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor samuelcsouza » Ter, 23 de Julho 2013, 23:17

Há umas semanas atrás instalei o elementaryOS Luna no virtualbox para poder "brincar" um pouco e conhecê-lo melhor para, quem sabe, adotá-lo no futuro. Segue minhas impressões:

  • Positivo: a leveza e fluidez, funcionando perfeito mesmo em uma máquina virtual; o Geary está ficando excelente.
  • Nem tão positivo assim: achei o Slingshot bem basicão, poderia ter mais funções como busca por arquivos ou algo como as lentes do Unity; o Plank também está muito básico, acho que poderia ter alguns plug-ins para dar-lhe mais funções (por exemplo, uma pasta contendo arquivos recentes); o Midori, sem querer fazer trocadilho com o nome, ainda está verde (pelo menos para mim não substitui o Firefox).
  • Frescuras minhas: poderia ter um dashboard tal como o do Gnome Shell; um menu global também seria uma boa (mas aí diriam que estão imitando o Mac OS além da conta); sinceramente não gostei dos novos ícones das pastas, prefiro o desenho antigo (talvez com uns ícones de ação monocromáticos como os do Faenza).
Não testei o Música e o Calendário, não tenho opinião sobre eles. Eu gostei do Pantheon Files, parece que ficará excelente quando estiver pronto (de certa forma, não gosto do Nautilus 3.4, tenho muitas saudades do Nautilus-Elementary que usava no bom e velho Lucid).
De maneira geral, fiquei com uma impressão bastante positiva do trabalho realizado até aqui. Espero que não demore muito para que seja lançada a versão final, e que a equipe do projeto obtenha recursos para continuar o desenvolvimento (principalmente definindo um calendário de lançamentos).
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Julho 2013, 23:58

Sim, para mim a melhor coisa que o Elementary tem é toda a velocidade associada a um ambiente moderno, ao contrário do Lubuntu por exemplo.

Por outro lado, apesar de achar que essas aplicações têm um potencial enorme (exceto o midori), eles escolheram aplicações que não estão suficientemente maduras. Já no caso do Midori, ao contrário do que eu disse inicialmente, ele é mau. É simplesmente claramente mais fraco que a concorrência pesada, nomeadamente Firefox, Google Chrome e Opera.

Sobre o Dashboard, sem dúvida, algo equivalente ao Dashboard seria interessante, no entanto a gestão de áreas de trabalho já é algo muito bom na minha opinião! O Global Menu para mim é algo mega-imprescindível e por isso mesmo é que ainda uso Unity. Aliás atualmente acho que esse é o único diferencial que me mantem a usar o Unity diariamente.

Sobre o último ponto que você falou, também acho isso. Eles precisam acima de tudo de lançar para começarem a receber pessoal que não migra por ver o celo "Beta". Quando lançarem tenho a certeza que terão uma excelente comunidade, algo importantíssimo para deixarem as suas vidas e dedicarem-se exclusivamente ao desenvolvimento deste sistema que na minha opinião é o que atualmente tem maior potencial de todos (linux ou não) para Desktop. Minha opinião claro! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Alex Maximiano » Qui, 25 de Julho 2013, 23:02

Eu instalei o Elementary porque é parecido com o Mac OS X, gosto do visual atraente que tem, porém o fato de ainda estar beta não me agrada. Ouvi rumores de que estava para sair a primeira release oficial, mas nada de concreto ainda.
No aguardo.
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 12:45

Por acaso eu também vi que andaram a publicar algumas imagens relativas ao elementary que induzem isso. Não sei se são oficiais ou não, mas gostava de ver este sistema com o celo de "final" para aumentar a auto-estima dos desenvolvedores! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor PedroNakamura » Sex, 26 de Julho 2013, 21:17

É, faço as palavras do alexvm.fartura as minhas. Ia instalá-lo mas como estava em Alpha, acabei desistindo.
Avatar do usuário
PedroNakamura
 
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Julho, 2013

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Alex Maximiano » Sáb, 27 de Julho 2013, 16:51

Muita gente anda instalando ele por ser parecido com o Mac OS X, como eu, porém é um sistema ainda com bugs e sua release final ainda parece estar longe, sem notícias, etc... Estou aqui agora fazendo o backup do meu Ubuntu 13.04, para migrar para o Xubuntu 12.04.
No Xubuntu tenho a beleza do Elementary e a rapidez do sistema XFCE que me agrada muito. Estava pensando até mesmo no Ubuntu 12.04LTS com docky.

Beleza não é tudo em um sistema operacional, prefiro muito um sistema fácil de utilizar, que consiga fazer tudo que tenho que fazer de um jeito fácil. Partilhar pastas com samba é incrivelmente simples no Ubuntu e até mesmo no Windows.

Ainda estou pensando se vale a pena continuar no Ubuntu, pois não gosto do futuro que isso está tomando. MIR? Sai de mim coisa ruim ! haha.

Talvez o Fedora ou até mesmo o OpenSUSE que muito tempo não ouço rumores.
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 27 de Julho 2013, 17:09

Não gosto do Elementary por ser parecido com o MacOS. Aliás tem muitas coisas diferentes. Essa mesma desculpa foi usada quando o Ubuntu migrou para o Unity, dizendo que era uma cópia descarada do MacOS.

Novamente não acho.

Na verdade tanto o Unity como o Elementary usam sim ideias, as melhores ideias, para trazer algo espetacular e, o melhor, livre! Uma das coisas que mais gosto no ElementaryOS são os indicadores! A apresentação dos indicares é simplesmente bonita e nada tem de relacionado com o MacOS.

O conceito aproximado às aplicações móveis, de gravar o estado das aplicações, que o Elementary tem o grande objetivo também não está nada relacionado com o MacOS. São muitas coisas que não tem rigorosamente nada de relacionado.

Agora que eles usam muitas ideias? Claro que sim! O próprio MacOS copia ideias e o Windows igualmente. Isto é mau? Não acho! Aliás, acho excelente porque significa que estão dispostos a assumir que não estão perfeitos e querem evoluir para algo cada vez mais perfeito. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Anderson Santos » Sáb, 3 de Agosto 2013, 21:54

Pablo R. Dinella (20-06-2013, 1:16) escreveu:Bem vindo ao mundo elementary Cláudio!

Eu gosto muito da distro, mas enfrento alguns bugs, por exemplo, às vezes quando alterno entre janelas com alt + tab o plank trava (basta alternar de novo pra resolver), e o slingshot anda meio lento (estou usando bastante o synapse). Espero que se resolvam.

E eu sugiro usar o indicador de synapse, que aumenta bastante a produtividade, especialmente para abrir pastas: http://bit.ly/synapseindicator

:)


Atualizando o Kernel os travamentos somem.
Estou utilizando o kernel do ubuntu 12.10, foi o que melhor se comportou com o meu notebook, procurei o kernel com o seguinte comando "sudo apt-cache search linux quantal".
Nesse exato momento o kernel é o 3.5.0.38 e para instala-lo basta digitar esse comando no terminal: "sudo apt-get install linux-headers-3.5.0.38-generic && sudo apt-get install linux-image-3.5.0.38-generic" sem as aspas(")

Obs: fiz testes com o kernel 3.8, 3.9 e 3.10, mas os mesmos se comportaram de maneira instavel na minha maquina.

Anderson Santos
 
Mensagens: 31
Registrado em: 29 Abril, 2013
Localização: PERNAMBUCO

Re: Elementary, em breve provavelmente o melhor Linux Deskto

Mensagempor Anderson Santos » Sáb, 3 de Agosto 2013, 22:02

Lita (20-06-2013, 13:51) escreveu:Eu estou usando o ElementaryOs, e de todas as distros que testei até agora (gnome shell, xubuntu, lubuntu, linux mint e ubuntu com unity) essa foi a que o meu pc melhor se adaptou, e a que eu mais gostei na questão de usabilidade, rapidez...

Certo que ainda tem os probleminhas que o Pablo citou, como slingshot meio lento, e o alt + tab travando o plank... Mas nada de mosntruoso..
Quanto ao slingshot lento, nada que um synapse não resolva... ;)


Eu, simplesmente, estou apaixonada pelo ElementaryOS.. :lu:
Melhor linux que já encontrei.. (que pelo menos funcione bem no meu pc, além de ser lindo e rápido)

:D


É o meu caso também, de todas as distros que eu usei até agora, o elementary os foi a que se comportou de maneira mais mais fluida e rápido, sem falara na elegância do sistema que é quase impecável.
Sobre os travamentos do sistema da pra resolver com a atualização do kernel :medo:

Atualizando o Kernel os travamentos somem.
Estou utilizando o kernel do ubuntu 12.10, foi o que melhor se comportou com o meu notebook, procurei o kernel com o seguinte comando "sudo apt-cache search linux quantal".
Nesse exato momento o kernel é o 3.5.0.38 e para instala-lo basta digitar esse comando no terminal: "sudo apt-get install linux-headers-3.5.0.38-generic && sudo apt-get install linux-image-3.5.0.38-generic" sem as aspas(")

Obs: fiz testes com o kernel 3.8, 3.9 e 3.10, mas os mesmos se comportaram de maneira instável na minha máquina

Anderson Santos
 
Mensagens: 31
Registrado em: 29 Abril, 2013
Localização: PERNAMBUCO

AnteriorPróximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes

cron