Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 17:28 Pesquisa avançada

PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância eOS

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 15:15

Sim, é Ubuntu! ;) Aliás, por isso é que este tópico tem o nome que tem! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 8 de Novembro 2013, 12:52

Um dos projetos que me despertam mais atenção é o PearOS. Este projeto, apesar de ter uma comunidade de fãs, é maioritariamente gerido apenas por uma pessoa, o que significa que há uma enorme dedicação para que ele dê certo.

O projeto está cada vez mais parecido ao MacOS, aliás, por algum motivo o logotipo é uma pêra com uma trinca. Bom, hoje ao visitar a página do projeto reparei que falta apenas 8 horas para ser lançado a mais recente versão, o PearOS 8.

Sobre estar parecido com o MacOS, não condeno, aliás, desde que busque as melhores ideias, por mim é o ideal! Outrora (e ainda agora) achava o mesmo do Ubuntu: que o Unity era um misto das melhores funcionalidades dos vários sistemas operativos. O problema é que o unity é lento. Já o PearOS tem-se demonstrado muito rápido e bonito.




Aqui fica uma pequena análise do amigo Carlos Carvalho sobre a versão Beta 3 do PearOS 8:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 8 de Novembro 2013, 13:23

Boas Cláudio, já noutro tópico tinha deixado o link para a página principal deste projecto.

E hoje, às 20 horas (em Portugal), vou descarregar o SO e instalar no meu PC.
Estou curioso para experimentar esta distribuição que já vi tantas pessoas escreverem o melhor sobre ela.

Vou abdicar do Caixa Mágica 20 e instalar este Pear OS.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 8 de Novembro 2013, 13:41

Qual outro tópico? :D Não reparei nisso :| em todo o caso, é melhor manter a coisa organizada e foi por isso que eu inclui aqui esta pequena pre-novidade! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor hailton » Sex, 8 de Novembro 2013, 14:00

O Ubuntu poderia acrescentar opção de auto ocultar para a barra lateral para janelas maximizadas ou quando mover a janela para o lado esquerdo.
Dois pontos interessantes dos sistemas inspirados no OS X:
Mission Control é um bom substituto as tranqueiras de Lens e Scopes, nomeadamente para quem usa apenas para visualizar a lista de aplicativos.
O Spotlight é um aplicativo destinado a busca de arquivos e pode ser facilmente desinstalado.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 8 de Novembro 2013, 14:04

Claudio Novais (08-11-2013, 12:41) escreveu:Qual outro tópico? :D Não reparei nisso :| em todo o caso, é melhor manter a coisa organizada e foi por isso que eu inclui aqui esta pequena pre-novidade! :D


Sinceramente não me lembro do tópico! :conf:

Mas foi nestes últimos dias a propósito de um tópico que falava de várias distros!
E fiz referência ao lin para a ágina pricipal só. Não discuti o SO em si.

De qualquer maneira, não aguentei e estou a fazer o down da versão beta 3 RC e vou instalá-la! :D :desdentado:

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 8 de Novembro 2013, 14:25

Parece bom. Acho que vou instalar também.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 8 de Novembro 2013, 18:39

Já falta pouco! Experimentem e deixem as vossas análises aqui ou na secção de análises! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor hailton » Sáb, 9 de Novembro 2013, 5:07

Testei o Live DVD (1GB) e considero o sistema inacabado em comparação a elementary OS, porém três aplicativos me agradaram: Mission Control (uma falha grave que encontrei é não exibir todos os aplicativos instalados, por exemplo o Editor do dconf e VLC), Spotlight (básico) e a Central de Notificações (básico). O desempenho e gasto de memória é semelhante ao elementary OS.
O Pear OS é direcionado a iniciantes em Linux, com configurações restritas, e baseado no Ubuntu 12.04. Algumas configurações foram removidas do local padrão para um aplicativo de configurações do Pear OS (por exemplo, acrescentar dia e data no indicador de horas).
Achei estranho a imagem de 1GB não conter um pacote Office instalado, porém adicionaram o repositório do LibreOffice. O Musique é o reprodutor de áudio padrão, embora prefira particularmente o Rhythmbox. O Pear OS contém codecs de áudio e vídeo instalados e o plugin Adobe Flash Player. O BleachBit está instalado, não é exibido no Mission Control, mas é usado no aplicativo de limpeza do Pear OS.
A tela de login é GDM e com a aparência do Gnome Shell. Um deslize dos programadores é ao fechar um aplicativo mostra o menu da área de trabalho com opção de Ajuda onde aparece o nome Ubuntu.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: PearOS: estabilidade do Ubuntu, velocidade e elegância e

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 9 de Novembro 2013, 12:12

Boas Hailton, devias ter testado o Pear OS 8 instalado no disco, ou numa VM, porque esses "bugs" TODOS não aparecem na versão instalada!

O Bleachbit continua a não aparecer, mas tens o indicador de procura na barra superior, onde basta digitares o que procuras e, se existir (tiveres instalado!), vai aparecer, podendo então ser executado a partir daí.

Tive alguma dificuldade em colocá-lo todo em Português, mas instalando os pacotes myspell e aspeel lá consegui.

Não percebi porquê, visto que escolhi o Português para Linguagem de instalação! o.0

É fluído e rápido, muito bonito na aparência, mas ainda tem, como apontaste, alguns "bugs".

Ainda continua presente, a sobreposição das informações no menu do MyPear6, como se viu no vídeo que o Cláudio deixou mais acima.

Mas, no geral, estou a gostar.
Tanto, que estou a escrever este post nele!

Com o tempo, vou tendo uma opinião mais profunda sobre ele, para já, estou em fase de testes :lol:

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes

cron