Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:13 Pesquisa avançada

Xfce e Cinnamon-Como desinstalar no ubuntu 12.04?[RESOLVIDO]

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Xfce e Cinnamon-Como desinstalar no ubuntu 12.04?[RESOLVIDO]

Mensagempor fsantana » Ter, 2 de Julho 2013, 17:34

Boas.
Inicialmente o título incluía também o MATE, que graças à OPTIMA ajuda de Luís Cardoso - já foi resolvido. Grato.
Gostaria de saber a melhor forma para fazer uma desinstalação limpa do XFCE e Cinnamon.
Instalei além daqueles ambientes de trabalho também o Gnome2.
De todos, o que gostei mais foi o GNOME2.
Para aliviar um pouco, gostaria de proceder à desinstalação dos 2 restantes e acima identificados (xfce e cinnamon).
Além de que passou a haver uma certa morosidade no tempo entre a instrução e a impressão de trabalhos para uma impressora EPSON-SX600FW.
Ultimamente também estou com uma morosidade de uma pen usb no registo em redes wifi.
Penso que devido ao peso conjunto de todos eles estarei com os problemas acima - a ver vamos.
Comentários adicionais são bem vindos.
Grato pela eventual vossa colaboração.
Editado pela última vez por fsantana em Qui, 31 de Outubro 2013, 2:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Xfce,Mate e Cinnamon - Como desinstalar no ubuntu 12.04?

Mensagempor José Craveiro » Ter, 2 de Julho 2013, 18:15

Olá, haverá uma significativa pressão no sistema estando incluídos no mesmo estes desktops? Presumo que não, além disso, porquê ter e utlizar um desktop descontinuado como o gnome2?
Nunca utilizei, mas ao que parece, o mate é um desktop bastante aproximado ao gnome2! Será que o utilizou até ao limite necessário ao ponto de determinar que não é o que pretendia?
Bom, eu utilizo o xfce, mas já tive a oportunidade de verificar o seu pós desinstalação a fim de verificar se daí surgiria algo que comprometesse o normal funcionamento do sistema, o que felizmente não aconteceu.
Visto que utilizo o recente ppa do xfce com vista a obter as suas atualizações, se quisesse desinstalar o xfce por completo teria que primeiro remover o ppa, para tal teria que instalar (tenho instalado) o ppa purge, assim, abrindo o terminal digitava:

sudo apt-get install ppa-purge


Após a instalação deste:

sudo ppa-purge ppa:xubuntu-dev/xfce-4.10


Depois "decidi" desinstalar um por um (no Synaptic onde digitava no campo de busca: xfce4) portanto em todos os pacotes relativos ao xfce seria colocado um visto a fim de serem removidos completamente.
Decidi fazer desta forma relativamente mais trabalhosa (apenas demora um pouco mais contudo sem qualquer dificuldade) quando comparada ao simples comando no terminal:

sudo apt-get remove xfce


Fiz da forma mais cima descrita visto que este último comando não executou a remoção completa do desktop o que me levou a ter digamos que dois trabalhos!
Este é o meu contributo para solucionar uma das situações que colocou, espero ter ajudado. ;)

Nota: no último comando que coloquei apliquei o "remove" devido a alguns problemas que tive no uso do "purge" em pacotes não ppa removidos! Daí que evito ao máximo.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xfce e Cinnamon - Como desinstalar no ubuntu 12.04?

Mensagempor fsantana » Qui, 4 de Julho 2013, 18:37

Amigo José Craveiro,
Segui as dicas de desinstalação do XFCE.
Numa das janelas verifiquei que os procedimentos em princípio destinar-se-iam à versão 4.10 - será?
Após isso, fechei sessão e ao logar-me verifiquei que o XFCE lá continuava!
Verifiquei que por lapso não indiquei a versão do XFCE, sendo neste caso a 4.08.
Não sei como terei que proceder a partir daqui.
Caso possa elucidar-me agradeço.
Até lá.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Xfce e Cinnamon - Como desinstalar no ubuntu 12.04?

Mensagempor José Craveiro » Sex, 5 de Julho 2013, 17:54

fsantana (04-07-2013, 18:37) escreveu:Amigo José Craveiro,
Segui as dicas de desinstalação do XFCE.
Numa das janelas verifiquei que os procedimentos em princípio destinar-se-iam à versão 4.10 - será?
Após isso, fechei sessão e ao logar-me verifiquei que o XFCE lá continuava!
Verifiquei que por lapso não indiquei a versão do XFCE, sendo neste caso a 4.08.
Não sei como terei que proceder a partir daqui.
Caso possa elucidar-me agradeço.
Até lá.


As minhas desculpas, faltou um pormenor que agora verifico ser importante para que que a operação decorra em todos os passos normalmente, apesar de parecer que isto pode ser feito offline, na verdade convém que esteja online, passo a explicar:

Após a instalação via terminal do "ppa purge", estará pronto para aplicar o 2º comando especificado do xfce4.10; portanto o ppa do xfce 4.10 desta forma será completamente removido, entenda-se que se trata de todos os componentes incluídos neste ppa de atualização do xfce, estando esta fase concluída irá perceber que o xfce ainda permanece instalado mas agora com a versão 4.8 que vem nos repositórios, ou seja, ao remover a versão 4.10 do ppa, automaticamente é instalada a versão 4.8 dos repositórios, por isso é necessário estar ligado à net para que esta substituição se processe. Portanto dá para perceber que não se trata de uma simples desinstalação!

Agora que tem apenas a versão 4.8 instalada poderá removê-la através do Synaptic de acordo com o que referi, ou seja, digitando no campo de busca "xfce4" onde surgirão em baixo todos os elementos "quase todos" iniciados por xfce4 nos quais poderá colocar o tal visto de remoção completa. Após este último passo, o xfce estará realmente removido.
Espero ter ajudado ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes