Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:35 Pesquisa avançada

PearOS - LINUX

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

PearOS - LINUX

Mensagempor miamarti » Seg, 10 de Junho 2013, 3:21

Bom pessoal, vou tentar ser o mais produtivo possível em relação a minha experiência com PearLinux (tópico sobre o PearOS aqui).

De uma maneira geral efetuei alguns ajustes como a atualização do meu Kernel e a instalação do Conky para dar um toque especial ao ambiente.



Desempenho:
    Inicialmente fiquei bastante surpreso com o desempenho e tiveram pocas vezes que precisei reiniciar o X, mais abaixo conto o que me forçou a isto;
    Normalmente meu top fica com um consumo de ~30% de processamento e ~900mb de Ram, um valor bem alto em relação ao meu BackTrack, no entanto os recursos visuais são impressionantes;

Usabilidade:
    De maneira geral a interface oferece recursos bem interessantes como a possibilidade de alternar janelas com um simples toque do mouse no canto superior esquerdo, o que inicialmente me pareceu um tanto chato, hoje é para mim imprescindível e agiliza bastante meu trabalho, me isentando totalmente do alt+tab.
    A troca fácil de desktop com um único click no canto esquerdo inferior também é muito produtiva, além disso o Deck inferior comuniza as janelas independentemente de seu desktop, desta forma é possível alternar entre eles de maneira instantânea;

Coisas que não utilizei ou utilizei poucas vezes:
    O PearLinux oferece uma porção de ferramentas que servem para facilitar ao usuário a instalação de atualizações, ou até mesmo Wizard's para inclusão de repositórios ppa, no entanto confesso que não utilizei deles nenhuma vez, até porque me é tão automatico recorrer ao console que estes me pareceram redundantes, no entanto minha esposa afirma que são bem práticos.
    O tal do CleanMyPear me pareceu bem legal, pois agiliza a limpeza de coisas comuns;

O que não funcionou:
    O VMWare Player instalou corretamente e tudo mais, só que na hora de subir a máquina virtual, Hummmm!!!! ferrou tudo, o pc travou o x de uma maneira drástica. De uma forma geral esta é a única coisa que tive problemas até então;
    Eu tenho o hábito de subir dois X's, mantendo um para mim e outro para minha esposa, assim logo que um sai do micro por algum motivo o outro alterno entre as inicializações, no entanto foram poucas vezes mais aconteceu, o ambiente travou quando pressionei Ctrl + Alt + F1 ou F2, e olha que travou mesmo, não dava para fazer nada e foi preciso reiniciar;

Coisas que gostei:
    O Player de música OnAir, me pareceu muito bom, principalmente em relação a seu desempenho...
    Sou um amante do moc justamente a seu baixo desempenho, no entanto não é muito visual e pode parecer complexo ao usuário doméstico, no entanto o OnAir é bem simples e seu desempenho me pareceu razoável em relação a outros com interface gráfica que testei;
    Outra coisa que também me agradou muito foi o fato do deck inferior não travar nunca, e olha que abusei dele... em outras distribuições até chegue a instalar alguns plugins de deck mais não obtive muito desempenho, já no PearLinux eu realmente não posso me queixar

Considerações gerais:

De maneira geral o PearLinux me pareceu muito bom, com bom desempenho e excelente para uso doméstico. Também achei os recursos da interface muito mais práticos do que os oferecidos pelo Unity (Odeio quando a barra lateral do Unity não responde rápido ao mouse).
Eu recomendaria este sistema a uso doméstico e posso afirmar que o usuário não terá nenhuma dificuldade.
Eu sou desenvolvedor e utilizo de aplicações que consomem muita memória como o eclipse e o Workbenck, no entanto estes também funcionaram de maneira maravilhosa, e não tive nenhum momento de raiva por conta de desempenho ou pelo fato de algo não ter funcionado como esperado.

Amigos, boa sorte!!!!
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor Exploit » Seg, 10 de Junho 2013, 5:24

tem vantagens em relação ao elementary?
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Junho 2013, 14:57

Olá Miller,

Antes de mais, muito obrigado por ter apresentado aqui esta sua análise. Sobre o que você disse, tenho vários pormenores a referir.

Começando pelos ajustes, nomeadamente o Kernel, pergunto-me porquê que o desenvolvedor não pôs o último Kernel. Creio que deve ser para não ter de criar um repositório adicional e reutilizar o kernel do Ubuntu que ele é baseado. Até aí compreende-se. O que não se compreende é como é que ele despreza toda a fatia de utilizadores 32bits. Não consigo compreender sinceramente. :|

Sobre o desempenho, cheguei a experimentar o PearOS6 e fiquei bastante contente com a velocidade, algo muito similar ao extraordinário ElementaryOS, ambos portanto muito rápidos. Mas fico surpreso ao ver que você gasta 900MB de RAM. Isso é com os programas de desenvolvimentos e bases de dados ativos, correto?

Quanto à usabilidade e velocidade, é, sou da mesma opinião. Apesar de eu usar o Unity diariamente irritamente que ela não seja tão responsivo quanto devia ser tendo em conta o hardware que tenho. Sobre você ser desenvolvedor, gostava de saber como é que não lhe interfere a barra de título das aplicações tendo em conta que a resolução do sue computador é de 1366x768, ou seja, pequena. A resolução do meu laptop é igual e eu acho imprescindível toda a otimização de espaço do Unity, e mesmo assim acho o espaço pequeno e muitas vezes utilizo o monitor externo para desenvolver.

Queria, por fim, deixar mais uma pergunta, o porquê de você usar dois servidores X tendo em conta que é o mesmo ambiente gráficos. Isso poderia ser útil para ambientes gráficos distintos, mas no seu caso é apenas uma troca de sessão, não seria suficiente trocar a sessão pelo login do sistema? Este tema é algo que tenho algum interesse de discutir mas com quem usa mesmo na prática (algo que eu nunca vi fazerem no dia-a-dia com regularidade).

Abraço!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor miamarti » Seg, 10 de Junho 2013, 17:52

Exploit (10-06-2013, 5:24) escreveu:tem vantagens em relação ao elementary?

Olá amigo tudo bom,

Então, eu nunca instalei os dois em paralelo para comparar na integra, então afirmar que PearOS é melhor ou tem vantagens seria errôneo da minha parte.

Quanto instalei o Elementary foi apenas para testes e não me lembro de ter identificado alguns recursos como navegação de janelas via canto superior esquerdo ou troca rápida de desktop, que para mim seriam diferenciais, mais como falei eu não me aprofundei nas configurações do mesmo e pode ser que exista alguma forma de habilitar ou implementar via config.
No entanto me comprometo a fazer testes o mais rápido possível, voltando aqui no fórum para contar como foi minha experiência;
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Junho 2013, 17:55

@Miller, traga sempre novos feedbacks, para além de eu gostar de ler esse tipo de informação, gostei da maneira como a trouxe! ;)

Sobre a questão da navegação entre janelas e áreas, apesar de eu há mexer há muito nesses dois sistemas (meses talvez), penso que não deve haver muita diferença, primeiro porque se trata do mesmo ambiente visual e segundo porque sei que o elementary tem coisas dessas. Só não me lembro se elas estão ativas por padrão!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor miamarti » Seg, 10 de Junho 2013, 18:21

Claudio Novais (10-06-2013, 14:57) escreveu:Olá Miller,

Antes de mais, muito obrigado por ter apresentado aqui esta sua análise. Sobre o que você disse, tenho vários pormenores a referir.

Começando pelos ajustes, nomeadamente o Kernel, pergunto-me porquê que o desenvolvedor não pôs o último Kernel. Creio que deve ser para não ter de criar um repositório adicional e reutilizar o kernel do Ubuntu que ele é baseado. Até aí compreende-se. O que não se compreende é como é que ele despreza toda a fatia de utilizadores 32bits. Não consigo compreender sinceramente. :|

Sobre o desempenho, cheguei a experimentar o PearOS6 e fiquei bastante contente com a velocidade, algo muito similar ao extraordinário ElementaryOS, ambos portanto muito rápidos. Mas fico surpreso ao ver que você gasta 900MB de RAM. Isso é com os programas de desenvolvimentos e bases de dados ativos, correto?

Quanto à usabilidade e velocidade, é, sou da mesma opinião. Apesar de eu usar o Unity diariamente irritamente que ela não seja tão responsivo quanto devia ser tendo em conta o hardware que tenho. Sobre você ser desenvolvedor, gostava de saber como é que não lhe interfere a barra de título das aplicações tendo em conta que a resolução do sue computador é de 1366x768, ou seja, pequena. A resolução do meu laptop é igual e eu acho imprescindível toda a otimização de espaço do Unity, e mesmo assim acho o espaço pequeno e muitas vezes utilizo o monitor externo para desenvolver.

Queria, por fim, deixar mais uma pergunta, o porquê de você usar dois servidores X tendo em conta que é o mesmo ambiente gráficos. Isso poderia ser útil para ambientes gráficos distintos, mas no seu caso é apenas uma troca de sessão, não seria suficiente trocar a sessão pelo login do sistema? Este tema é algo que tenho algum interesse de discutir mas com quem usa mesmo na prática (algo que eu nunca vi fazerem no dia-a-dia com regularidade).

Abraço!


Claudio obrigado pelos comentários
Não sei se vou conseguir responder, mais lá vai:

    Na verdade é isto mesmo, os 900mb são em produção, com eclipse e tudo mais aberto.

    Sobre a barra de título eu realmente não me incomodo com ela, apesar da baixa resolução o Deck abaixa quando eu maximizo as janelas e os 20px da barra superior nunca me atrapalharam. De uma forma geral esta opinião não é 100% concreta pois eu passo poucas horas na frente deste pc, uma vez que utilizo na maior parte do dia um outro pc com Backtrack.

    Sobre o X então, eu até tentei utilizar a troca de sessão, e como tentei!!!
    Tanto no Pear quando no Ubuntu 13 só tive problemas, desde perda de sessão até mesmo algumas vezes a opção de troca de usuários não funcionava. Outra coisa que reparei é que quando eu subo outro ambiente na mão, ele parece ficar mais performático (esta é uma análise superficial, apenas uma sensação nunca parei para olha detalhes);
    Desde então eu venho subindo dois servidores X sempre que preciso e acabou virando hábito.

    Outra coisa que tenho costume de fazer é subir apenas uma janela, sem carregar o X todo isto para programar, então troco a sessão e chamo a aplicação via xinit, ou até mesmo inicio diretamente em modo texto.
    Como eu utilizo de poucas aplicações, sendo elas: Eclipse, Workbenck e Firefox, esta prática me garante o ótimo desempenho.
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Junho 2013, 19:01

Pois, começando pelo fim, realmente aí tenho de concordar que deve dar um excelente desempenho.

Agora quanto à troca de sessão, realmente eu nunca abusei dela. Aliás, só a uso para a sessão convidado quando alguém me pede o computador para fazer alguma coisa, nomeadamente ver o email ou assim. Por isso é algo muito superficial que se calhar não me mostra os reais problemas que você refere.

No entanto, eu estranho isso pois ao você ter duas sessões do servidor X claramente está aí a duplicar muita coisa para a memória, o que é algo não tão ótimo assim, pelo menos ao nível de memória. Já de processamento não sei mesmo, mas eu apostaria que as aplicações ativas continuem ativas (contrário de idle) e portanto também devem gastar algum processamento. Por outro lado, também nunca fui a fundo, a troca de sessões pelo login deve pôr as aplicações adormecidas, mas também nunca fui averiguar.

Mas realmente você deixou aqui uns pontos muito interessantes mesmo!

Por fim, sobre o eclipse, posso saber porque usa? Para desenvolvimento android (e claro que há outros casos) acho-o quase imprescindível, no entanto cada vez mais utilizo mais o excelente sublime text 2. Atenção ele não é open-source, mas você pode usar de graça! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor miamarti » Ter, 11 de Junho 2013, 11:58

Claudio Novais (10-06-2013, 19:01) escreveu:Pois, começando pelo fim, realmente aí tenho de concordar que deve dar um excelente desempenho.

Agora quanto à troca de sessão, realmente eu nunca abusei dela. Aliás, só a uso para a sessão convidado quando alguém me pede o computador para fazer alguma coisa, nomeadamente ver o email ou assim. Por isso é algo muito superficial que se calhar não me mostra os reais problemas que você refere.

No entanto, eu estranho isso pois ao você ter duas sessões do servidor X claramente está aí a duplicar muita coisa para a memória, o que é algo não tão ótimo assim, pelo menos ao nível de memória. Já de processamento não sei mesmo, mas eu apostaria que as aplicações ativas continuem ativas (contrário de idle) e portanto também devem gastar algum processamento. Por outro lado, também nunca fui a fundo, a troca de sessões pelo login deve pôr as aplicações adormecidas, mas também nunca fui averiguar.

Mas realmente você deixou aqui uns pontos muito interessantes mesmo!

Por fim, sobre o eclipse, posso saber porque usa? Para desenvolvimento android (e claro que há outros casos) acho-o quase imprescindível, no entanto cada vez mais utilizo mais o excelente sublime text 2. Atenção ele não é open-source, mas você pode usar de graça! ;)


Você me perguntou sobre o uso do eclipse, eu trabalho com ele já a bastante tempo e sou realmente um grande fã, mais vou dar uma olhada no Sublime pois é sempre bom conhecer coisas novas.

Sou desenvolvedor web, desk e mobile, e atuo com Java/Servlet, PHP5/POO, HTML5 entre outras e o eclipse acaba sendo fundamental para o meu trabalho.
No desenvolvimento mobile eu acabo atuando em duas frentes, o desenvolvimento para Android onde também utilizo do eclipse, e recentemente comecei a me aventurar no desenvolvimento de soluções para Ubuntu Phone, utilizando do QT5 que me pareceu muito bom por sinal.
Desenvolvo também para Ubuntu Desk e utilizo do Quickly, neste caso já estou um tanto avançado neste assunto.
O site da minha empresa é http://clevercode.com.br/ e nele você encontrará um pouco mais sobre as tecnologias que atuo.


De uma maneira geral acho que acabamos saindo com mais alguns temas que adoraria voltar a comentar como:
    Desenvolvimento mobile para Ubuntu
    Desenvolvimento desktop para Ubuntu
    Usufruindo do eclipse como ide dentro do linux: eclipse ant
    Administração de Sessão no Ubuntu
    Linux em modo texto: xinit, ranger, moc, jp2a entre outros...

Grande abraço
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Junho 2013, 23:40

@miamarti, por acaso gostava de saber mais sobre desenvolvimento mobile do Ubuntu Touch. Já me aventurei no android, mas foi apenas por 3 meses. Em todo o caso, no geral é algo muito completo para desenvolvimento.

O que senti de mau no Android é a falta de caminhos para voltar. O Android funciona muito da forma seguinte: clica na opção e volta para trás (com o botão de retroceder); ou então clica entre num menu, volta a clicar para ir para mais um menue depois volta a carregar no botão retroceder. Ou seja, existe um padrão de caminho, algo que não existe materilalizado numa biblioteca de controlo. Ora por esse motivo, o desenvolvimento é mais complicado e as aplicações depois tendem a ter alguns problemas nesse sentido.

Um grande exemplo disso é a própria aplicação de mensagens do Android, que você quando começa a carregar no botão de retroceder vai carregando várias vezes passando por conversas e até pela lista de conversas até que finalmente sai. Retroceder de uma conversa devia ir logo para o menu e depois retroceder outra vez era sair do menu. A falta de um padrão nesse sentido é um problema.

O Ubuntu Touch também tem este problema?

Sobre este temas, se você quiser começar a falar deles, crie tópicos para tal, também terei muito gosto em discutir estes temas (aliás basta ver que acabei por comentar sobre um aspeto do android neste tópico que é do pearOS! :D )

PS: sobre o seu site, não gostei do carregamento. O visual é muito bonito, mas demora muito a carregar. Creio que se deve a dois motivos: eu viver longe e a conexão não ser das melhores; não utilizar gzip (notou-se bastante ele a carregar cada parte do site). Aqui no Ubuntued se reparar as coisas demoram um pouco a aparecer mas depois aparecem de forma rápida pois está zipado. Claro que isto é mais um outro tema de conversa, pois isto é uma questão também de incompatibilidade em relação a browsers que ainda são relativamente comuns (Estou a falar claro do IE).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: PearOS - LINUX

Mensagempor miamarti » Qui, 20 de Junho 2013, 3:28

Exploit (10-06-2013, 5:24) escreveu:tem vantagens em relação ao elementary?


Olá Exploit,

Iniciei uma nova discussão sobre Elementary com base no que prometi, link

Grande abraço
Avatar do usuário
miamarti
 
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Junho, 2013

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes