Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 0:59 Pesquisa avançada

Dicas para instalação correta do Ubuntu 13.04

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Dicas para instalação correta do Ubuntu 13.04

Mensagempor lucascreis » Ter, 4 de Junho 2013, 0:00

Olá,
sou novato tanto no fórum quanto na utilização do Ubuntu. Por isso resolvi vim pedir instruções.

Gostaria de saber como instalar o Ubuntu 13.04 em um HD particionado, se é que pode?
Caso possa, quais os procedimentos que utilizarei? Já que nesse HD também ficam os arquivos de programas instalados do Windows.

Em prol de facilitar a ajuda que vim pedir, vou descrever como está o funcionamento do PC.
Desktop baseado em AMD, com processador e placa de vídeo da mesma.
Dois HD's, sendo o primeiro um SSD onde está instalado o Windows 8 e o segundo um Seagate de 500GB (o qual eu pretendo particionar para instalar o Ubuntu 13.04).

A grande questão é: é possível instalar o Ubuntu 13.04 em uma partição criada nesse HD Seagate de 500GB?

Desde já agradeço a atenção de vocês do fórum.

Lucas CR.
Att,

Lucas CR
Avatar do usuário
lucascreis
 
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Junho, 2013
Localização: Salvador

Re: Dicas para instalação correta do Ubuntu 13.04

Mensagempor José Craveiro » Ter, 4 de Junho 2013, 16:25

Olá Lucascreis, a questão aqui talvez se prenda talvez pelo tipo de arquivos de programas instalados do Windows que se encontra no seu HD, ou melhor ainda, pela forma como está feita a gestão do espaço neste; terá apenas uma unidade e que infelizmente ocupa todo o HD? Se assim é e tendo em conta que necessita do conteúdo windows que lá existe, o que obviamente há a fazer é um reajuste desse espaço o qual poderá envolver alguns passos e daí obter um resultado nada feliz, ou seja, será um recrear de uma unidade de espaço nova (menor) e que o desejável seria introduzir com sucesso o conteúdo que se encontrava no HD, mas aqui poderá estar o problema, é que nem sempre (pelo que sei, opiniões em contrário aceitam-se) este processo mantém a integridade deste conteúdo que é mudado! :|

O que vem logo à ideia é fazer um backup desse conteúdo para um dispositivo externo e só depois proceder às mudanças no HD.
Uso uma versão do Ubuntu anterior à 13.04 mas acho que esta trará também no livecd para instalação o gestor de partições GParted onde poderá fazer o redimensionamento do seu HD.
Terá portanto que criar uma unidade (deduzo) NTFS para o conteúdo windows e mais 3 unidades (...) que serão ocupadas pelo Ubuntu; ora suponho que todas elas se poderão tornar unidades lógicas a introduzir numa unidade ou partição estendida. Mas vamos por fases, para já é então necessário saber em que posição se encontra até aqui para se poder avançar no que praticamente se resume à instalação do Ubuntu.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Dicas para instalação correta do Ubuntu 13.04

Mensagempor lucascreis » Qui, 6 de Junho 2013, 0:41

Boa noite José Craveiro,
de início muito obrigado por sua preocupação em procurar me ajudar com essa questão.
No caso eu já particionei esse HD (de 500GB) pela metade, a grande questão é: posso instalar o Ubuntu em um HD particionado? por que pelo que eu li em outros fóruns, isso não é fácil de se fazer e caso consiga, o desempenho fica comprometido entende?
Mas desde já agradeço sua contribuição.
Att,

Lucas CR
Avatar do usuário
lucascreis
 
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Junho, 2013
Localização: Salvador

Re: Dicas para instalação correta do Ubuntu 13.04

Mensagempor Exploit » Qui, 6 de Junho 2013, 5:13

podes instalar em qualquer partição.. só partições ntfs é que não dão..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Dicas para instalação correta do Ubuntu 13.04

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 7 de Junho 2013, 0:51

@lucascreis, mesmo depois de você criar as partições, você pode recriá-las novamente. Aliás, pode diminuir e até trocar o sistema de ficheiros. Recomendo vivamente que veja este artigo sobre particionamento:

Este artigo, que é acompanhado por um vídeo demonstrativo, faz parte de um conjunto de artigos para você saber a 100% como instalar o Ubuntu no seu computador. Não fizemos um artigo sobre a instalação do Ubuntu 13.04, no entanto a instalação do Ubuntu 12.10 é praticamente igual, por isso você pode seguir este procedimento, que explica tudo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes

cron