Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:43 Pesquisa avançada

Particionamento com gparted

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Particionamento com gparted

Mensagempor Interkid » Qua, 22 de Maio 2013, 11:48

Alô pessoal... sou novato no Linux... desfragmentei 3 vezes o HD eu agora estou tentando particiona-lo no Ubuntu com o gparted... (dei boot pela PEN USB), mas aparece um sinal de advertência em vermelho e não estou conseguindo reduzir o tamanho da partição sda3 de 581Gb para após criar outras 2 novas partições.... podem me ajudar por favor? aí está a imagem do meu HD

Imagem

Interkid
 
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Maio, 2013

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 22 de Maio 2013, 12:05

Interkid (22-05-2013, 10:48) escreveu:Alô pessoal... sou novato no Linux... desfragmentei 3 vezes o HD eu agora estou tentando particiona-lo no Ubuntu com o gparted... (dei boot pela PEN USB), mas aparece um sinal de advertência em vermelho e não estou conseguindo reduzir o tamanho da partição sda3 de 581Gb para após criar outras 2 novas partições.... podem me ajudar por favor? aí está a imagem do meu HD

Imagem

Dado que tem Windows, se for Vista ou superior, tem de criar uma partição para o Ubuntu via Windows. Caso contrário, mesmo que o Gparted deixasse reduzir a partição do Windows, iria ficar com problemas no SO da M$.

Veja aqui como proceder:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Interkid » Qua, 22 de Maio 2013, 17:15

Muito obrigado amigo Luis... pela pronta resposta, esqueci de mencionar que meu windows é o seven. Vou tentar particionar por ele mesmo em vez de usar o gparted.

Obrigado

Interkid
 
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Maio, 2013

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 22 de Maio 2013, 18:27

Interkid (22-05-2013, 16:15) escreveu:Muito obrigado amigo Luis... pela pronta resposta, esqueci de mencionar que meu windows é o seven. Vou tentar particionar por ele mesmo em vez de usar o gparted.

Obrigado

Depois de ter a partição, via Windows, é só proceder à instalação normalmente seguindo as indicações:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 23 de Maio 2013, 0:29

Na minha opinião o particionamento deve ser efeito exatamente como é apresentado neste artigo:

Neste artigo, se o ler, que recomendo vivamente, há uma parte em que é referido o artigo que o Luís apresentou sobre particionar com o Windows. Basicamente o que acontece é o seguinte: o Windows não gosta de ser redimensionado. Assim o procedimento, de forma resumida, é o seguinte: você diminui o Windows através do Windows e depois usa o Gparted para fazer o que quiser com o espaço que ficou libertado!

Tudo isto é explicado no artigo que pus neste post.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Interkid » Qui, 23 de Maio 2013, 10:08

Amigos Claudio e Luis... na primeira vez eu segui o teu tutorial, Claudio Novais... que por sinal é muito bem feito e de excelente entendimento, parabéns mesmo pela clareza dos detalhes...mas o gparted não me permitiu particionar... então fui ao windows particionar por lá mesmo... então descobri que tenho uma questão que merece atenção no meu HD. O problema não é nem do gparted e nem do windows... é o próprio HD que impede de particionar por qualquer modo ou programa que seja... me ajudem por favor a postar aqui a imagem screen capture do meu HD pois nao estou conseguindo.

Interkid
 
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Maio, 2013

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 23 de Maio 2013, 12:20

Interkid (23-05-2013, 9:08) escreveu:Amigos Claudio e Luis... na primeira vez eu segui o teu tutorial, Claudio Novais... que por sinal é muito bem feito e de excelente entendimento, parabéns mesmo pela clareza dos detalhes...mas o gparted não me permitiu particionar... então fui ao windows particionar por lá mesmo... então descobri que tenho uma questão que merece atenção no meu HD. O problema não é nem do gparted e nem do windows... é o próprio HD que impede de particionar por qualquer modo ou programa que seja... me ajudem por favor a postar aqui a imagem screen capture do meu HD pois nao estou conseguindo.

Qual é a marca do seu computador? É que no meu portátil tive exatamente o mesmo problema, que me impediu de ter o Dual Boot (Windows Vista + Ubuntu)... Isso não é um problema do HDD, é mesmo o Windows (versão OEM que vem com o computador) que bloqueia o disco. Depois experimentei com Windows 7, sem ser a versão OEM, e já consegui Dual Boot, com as partições devidas. No meu caso, trata-se de um emachines (marca económica da acer).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Interkid » Qui, 23 de Maio 2013, 13:52

o meu é um ACER GATEwAY NV55C Core i5 4gbRAM e um HD640gb windows 7 Ultimate

Interkid
 
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Maio, 2013

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 23 de Maio 2013, 14:19

Interkid (23-05-2013, 12:52) escreveu:o meu é um ACER GATEwAY NV55C Core i5 4gbRAM e um HD640gb windows 7 Ultimate

Então deve ser algo que a Acer coloca nas suas versões personalizadas do Windows... :| Eu tive uma enorme dor de cabeça com isso, mas acabei por desistir de manter o Windows (porque a cada atualização ficava cada vez mais lento e mais reclamador) e formatei todo o disco usando apenas o Ubuntu... Mas parece-me que nem isso irá funcionar consigo, porque essa partição aparece mesmo bloqueada no Gparted...

Penso que a melhor solução, será entrar em contacto com a Acer e tentar saber como desbloquear essa partição, porque isso ainda está mais complicado que no meu caso...

É que no meu dava para editar no Gparted, mas no do Windows Vista não. O problema, é que ao fazer o que tentou fazer no início deste tópico (editar as partições via Gparted), o Windows começou a berrar erros por todo o lado e nem chegava ao ecrã de login...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Particionamento com gparted

Mensagempor Interkid » Qui, 23 de Maio 2013, 15:06

Queria apenas saber dos amigos se é possível manter o Ubuntu rodando direto da Pendrive porém, que seja possível ele SALVAR todas as configurações de temas, etc... , ou seja, cada vez que reiniciar o pc pela pendrive o Ubuntu estará igual como o configurei da última vez ( mesmo wallpaper, cores, resoluções, mouse, kdes e gnomes... etc )

Interkid
 
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Maio, 2013

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes