Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:41 Pesquisa avançada

Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Maio 2013, 4:15

Nesta página mostra-se como foi desenhado o Wallpaper intitulado "Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued". O Wallpaper não tem grande fundamentação, é apenas o logotipo do ubuntued, com planos simples (tipo a interface metro do Windows) sobrepostas em degradê a produzir um certo efeito de cubismo¹ juntamente com um ruído e cores retro.


A ideia deste desenho veio depois de eu conhecer a capa do album After Hours de OVERWERK. O objetivo não era ficar igual, mas claro que há influências. Esta ideia, juntamente com vontade de criar algo com o símbolo do Ubuntued, fez com que eu ganhasse vontade de fazer este wallpaper que poderá ser fonte de imaginação e uma fonte didática para quem quiser fazer algo semelhante.

O material que usei no desenho foi simples: uma palete de 6 cores definida no gPick e cerca de 10 ou 15 funcionalidades do Inkscape. É portanto um trabalho relativamente simples. A primeira versão (imagem abaixo à esquerda) demorou 28 minutos e a segunda versão demorou 8 minutos, pois foi continuação da primeira (imagem abaixo à direita). Portanto, tendo em conta que sou um completo amador, acho que o desenho é bem simples. Ainda houve uma terceira versão (imagem acima) que basicamente peguei nos objetos (sem ser o fundo) e reduzi o tamanho.


Relativamente ao procedimento utilizador, foi tudo gravado num screencast simples (sem diálogo) que você pode ver abaixo. Só foram gravadas as duas primeiras versões, visto que a terceira foi só uma redução de tamanho. Os vídeos abaixo estão acelerados 20 vezes. Caso você queira ver com calma, clique no botão abaixo para ver os vídeos sem aceleração.






¹ Peço ao pessoal das artes que não me crucifiquem por usar a palavra cubismo neste "desenho". :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor abdo » Sex, 17 de Maio 2013, 12:21

Boas Claudio meu caro e completo amador...

O primeiro que vi foi a salamandra
o segundo é este, o cubismo

Vou fazer uma coletânea e depois vou publicar um ebook - "O Inkscape desnudado" pelo Prof. Claudio Novais (ebook Pirata) :facepalm: :facepalm: :facepalm:

Aguardo ansioso as próximas aulas mestre. :venia: :venia: :venia: :venia: :venia:
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Maio 2013, 12:33

hahahah eBook Pirata :rox:

Sobre ser amador, acredite que sim Abdo, tenho a certeza que o pessoal com experiência fazia o mesmo em 5 ou 10 minutos! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Xterminator » Sex, 17 de Maio 2013, 13:30

Poxa queria muito ver seu vídeo, mas aqui na minha conexão ele simplesmente trava, não sei qual o motivo pois outros vídeos funcionam normalmente.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 17 de Maio 2013, 14:09

Aqui funcionam todos.

Parabéns pela Arte.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 17 de Maio 2013, 14:59

Que engraçado, eu faço os wallpapers via Gimp, já o Cláudio vai de Inkscape xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Xterminator » Sex, 17 de Maio 2013, 19:30

Luis Cardoso (17-05-2013, 13:59) escreveu:Que engraçado, eu faço os wallpapers via Gimp, já o Cláudio vai de Inkscape xD


Legal eu utilizo ambos, não sou expert em nenhum, tudo relacionado ao inkscape me atrai.
sabe o pior? já tive uns 2 trabalhos publicados em um livro publicado na frança, por uma escritora brasileira.
http://www.amazon.fr/Inkscape-Apprenez- ... 274402158X
óbvio que com minha autorização,só quis um exemplar do livro de cortesia com uma dedicatória.
Na época me sobrava tempo, e eu procurava fazer coisas que tecnicamente no inkscape era difícil e complicado, hoje confesso que só de vez em quando faço algo, mas a minha aplicação preferida em qualquer sistema operacional é o Inkscape.
Ultimamente só tenho usado o inkscape para fazer as imagens do meu tema que é totalmente SVG, substitui todos os pngs do tema original por svgs, no gnome o svg já é utilizado a muuuuuuuuiiito tempo por isto tenho esta preferência.

No meu DA tem uma seção dedicada ao Inkscape, muita velharia desde os tempos do Sodipodi.
http://xterminador.deviantart.com/gallery/37681805
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 17 de Maio 2013, 19:54

Xterminator (17-05-2013, 18:30) escreveu:
Luis Cardoso (17-05-2013, 13:59) escreveu:Que engraçado, eu faço os wallpapers via Gimp, já o Cláudio vai de Inkscape xD


Legal eu utilizo ambos, não sou expert em nenhum, tudo relacionado ao inkscape me atrai.
sabe o pior? já tive uns 2 trabalhos publicados em um livro publicado na frança, por uma escritora brasileira.
http://www.amazon.fr/Inkscape-Apprenez- ... 274402158X
óbvio que com minha autorização,só quis um exemplar do livro de cortesia com uma dedicatória.
Na época me sobrava tempo, e eu procurava fazer coisas que tecnicamente no inkscape era difícil e complicado, hoje confesso que só de vez em quando faço algo, mas a minha aplicação preferida em qualquer sistema operacional é o Inkscape.
Ultimamente só tenho usado o inkscape para fazer as imagens do meu tema que é totalmente SVG, substitui todos os pngs do tema original por svgs, no gnome o svg já é utilizado a muuuuuuuuiiito tempo por isto tenho esta preferência.

No meu DA tem uma seção dedicada ao Inkscape, muita velharia desde os tempos do Sodipodi.
http://xterminador.deviantart.com/gallery/37681805

Eu já tentei por diversas vezes enveredar pelo Inkscape, mas dada a falta de tempo e paciência (na altura a coisa andava bem complicada xD era correrias por todo o lado), optei por usar programas mais ao género do Gimp e Paint.Net!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 17 de Maio 2013, 21:14

Eu sempre usei mais o Gimp que o Inkscape. No entanto, atualmente prefiro usar ao máximo o inkscape pois este tem a vantagem de a qualquer momento se poder mudar o que quiser. Enquanto o Gimp faz-se as coisas e ficam estáticas, no inkscape pode-se mudar a qualquer momento.

Claro que há as camadas, mas não é suficiente. Basta dar um exemplo para provar isso mesmo: se eu fizer uma sombra para um objeto no Gimp e depois for fazer uma outra coisa qualquer não posso alterar a sombra. No inkscape posso alterá-la a qualquer momento e até posso aplicar a mesma sombra a diferentes objetos.

Em todo o caso o Gimp tem vantagem, principalmente na otimização para uma determinada resolução. No caso do Inkscape é muito mais dificil controlar certos aspetos visto que é vetorial, por exemplo fazer um efeito de brilho na prática (e isto digitalmente falando) utiliza-se um pixel. No inkscape é preciso calcular uma aproximação.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Wallpaper: Pseudo-Metro-Cubismo no Ubuntued [making-of]

Mensagempor Xterminator » Sex, 17 de Maio 2013, 22:01

Claudio Novais (17-05-2013, 20:14) escreveu:Eu sempre usei mais o Gimp que o Inkscape. No entanto, atualmente prefiro usar ao máximo o inkscape pois este tem a vantagem de a qualquer momento se poder mudar o que quiser. Enquanto o Gimp faz-se as coisas e ficam estáticas, no inkscape pode-se mudar a qualquer momento.

Claro que há as camadas, mas não é suficiente. Basta dar um exemplo para provar isso mesmo: se eu fizer uma sombra para um objeto no Gimp e depois for fazer uma outra coisa qualquer não posso alterar a sombra. No inkscape posso alterá-la a qualquer momento e até posso aplicar a mesma sombra a diferentes objetos.

Em todo o caso o Gimp tem vantagem, principalmente na otimização para uma determinada resolução. No caso do Inkscape é muito mais dificil controlar certos aspetos visto que é vetorial, por exemplo fazer um efeito de brilho na prática (e isto digitalmente falando) utiliza-se um pixel. No inkscape é preciso calcular uma aproximação.


Eu gosto bastante dos efeitos do inkscape, por exemplo alguns wallpapers com efeitos 100% inkscape, quanto ao brilho, bom você pode usar algum efeito ou blur, não vai ficar perfeito
mas você consegue alguns resultados interessantes, observe as 2 imagens com link do imageshack "estas nao colocarei a imagem, pois o conteúdo não se encaixa no fórum" :doh:

Gmonkey Brushed
Imagem
Ma(g)eia - Gnome
Imagem
Mag(e)ia - Enlightenment
Imagem
SolusOS
Imagem

Efeito simples de brilho e sombra usando filtro (Neste caso o filtro Botão), nas Chaves liga/desliga do tema foi usado blur em uma cópia da imagem redimensionada em conjnto com o efeito "Botão".
Imagem
Imagem imprórpia Sem blur
http://imageshack.us/photo/my-images/52 ... .png/?sa=0
Imagem imprópria Com blur
http://imageshack.us/photo/my-images/35 ... .png/?sa=0

Agora se você quer um trabalho 100% vetorial, utilize Gradiente, seja linear ou radial
que você obtém resultados interessantes como estes, isto foi feito nas versões iniciais do Inkscape.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 67 visitantes