Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 8:42 Pesquisa avançada

Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos | SSD

Esta secção do Forum é dedicada à partilha de xperiências com o nosso sistema. Você utiliza um determinado conjunto de programas (e de uma determinada maneira) para aumentar a sua produtividade, então partilhe essa informação!

Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos | SSD

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 27 de Abril 2013, 20:06

Ubuntu 13.04 sem qualquer modificação nem instalação de drivers arranca em menos de 10 segundos e já com o Firefox aberto! Veja o vídeo!

Nos próximos dias, irei apresentar vários conteúdos no Forum do Ubuntued e no Blog do Ubuntued relativos ao Ubuntu 13.04. Irei apresentar não só artigos habituais relativos aos primeiros passos a dar após a instalação do Ubuntu, como também irei apresentar algumas dicas sobre problemas que possam ocorrer e até análises ao Ubuntu 13.04.

Bom, basicamente neste tópico mostro o meu Ubuntu 13.04 acabado de instalar no meu computador. O computador não é nada de especial, aliás, já se pode começar a considerar que é antigo comparando com a tecnologia atual. No entanto, ele tem uma vantagem muito boa: tem um disco SSD que eu pus no computador há uns meses atrás.

Atualmente ainda não fiz nenhum tweak ao Ubuntu, nomeadamente pequenas modificações muito importantes para os discos SSD funcionarem melhor e de forma mais rápida. Já agora, esses tweaks que costumo fazer estão apresentados aqui:

As características do computador são as seguintes:
  • Processador Intel Core i5 430M;
  • NVIDIA GeForce GT 325M;
  • 4GB de memória Ram;
  • Disco Samsung 128GB SSD830

As características do teste foram simples:
  • desliguei o login do Ubuntu, ou seja pus arranca sem pedir a senha;
  • pus no arranque do Ubuntu o Firefox a abrir a página do Ubuntued;
  • Parei o arranque do Ubuntu no grub, como ponto inicial de teste;
  • Cronometrei desde o "Enter" do Grub até à abertura do Firefox;

O resultado pode ser visto no vídeo abaixo. Atenção: como o sistema arranca de forma tão rápida a página do Ubuntued não foi imediatamente carregada pois a ligação à internet ainda não estava estabelecida, o que fez com que eu tivesse de fazer Refresh à página.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e do Firefox em menos 9 segundo

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 27 de Abril 2013, 21:59

Interessante!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Daniel Alves » Sáb, 27 de Abril 2013, 23:33

Mas qual era a velocidade quando utilizava o 12.10 ou 12.04???
Avatar do usuário
Daniel Alves
 
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fevereiro, 2012

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 27 de Abril 2013, 23:38

Olá Daniel,

O Ubuntu 12.04 era um pouco mais lento, mas muito muito similar. Era mais lento talvez uns dois ou 3 segundos, mas isso acontecia porque eu tinha vários serviços a arrancarem com o sistema, nomeadamente MySQL, PostgreSQL (se não me engano), VirtualBox e rails. Pelo menos estes serviços sei que iniciavam sempre. A diferença era de cerca de 2 a 3 segundos. Não é muito, mas existia esta diferença.

Em todo o caso o 13.04 é claramente mais rápido em alguns aspetos, nomeadamente na abertura do Dash do Unity. A diferença é considerável, mesmo!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 28 de Abril 2013, 21:54

Depois de ter aplicado as otimizações do link abaixo e ter instalado o VirtualBox (que atrasa o arranque do Ubuntu) o Ubuntu acabou por ficar sensivelmente mais lento. Vejam:

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 3 de Maio 2013, 4:35

Agora já sei onde investir dinheiro. Os discos SSD fazem mesmo diferença.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 3 de Maio 2013, 16:38

Muitas vezes vejo gente a fazer muitas coisas para otimizar o sistema. Muitas vezes a ficar sem funcionalidades que até são interessantes de ter por perto, outras vezes a perder muitas horas a melhorar o sistema. Essas horas são dinheiro.

Um disco SSD pequeno não é caro, até pelo contrário. Para o Ubuntu um disco de 20GB chega e sobra! O resto dos ficheiros podem ficar no HDD normal do nosso computador. Aliás, eu tenho assim. O investimento foi curto. As vantagens são imensas! E a dor de cabeça a melhorar o sistema foi praticamente zero! 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor Moz » Sáb, 4 de Maio 2013, 0:31

Confesso que não percebi muito bem como funciona o Ubuntu com um sistema SSD. Funciona em paralelo com um HDD normal? Ficaria o SSD com a / em EXT4 e o HDD convencional com a pasta /home?

Pergunta um leigo na matéria, que ainda não possui um SSD. No mais, apenas duas notas a acrescentar: Core i5 ultrapassado? 'Tou tramado. Portanto, tenho de começar a pensar em mudar de PC, dado que por aqui moram dois pobres e ultrapassados coitados, um i3 no desktop, e um i5 no portátil. :D

Uma última nota: este tópico adensou o meu interesse em SSD's, e numa breve espreitadela, fui ver preços pela web. 120gb, ainda assim, dificilmente se conseguirão por menos de 100 euros, creio. Caro ou barato, dependerá da necessidade de cada um, e da utilidade acrescida que um incremento deste género poderá provocar na produtividade de cada um.

E parabéns por mais um excelente tópico, bastante informativo. ;)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Arranque do Ubuntu 13.04 e Firefox em menos 9 segundos |

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 4 de Maio 2013, 23:09

Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:Confesso que não percebi muito bem como funciona o Ubuntu com um sistema SSD. Funciona em paralelo com um HDD normal? Ficaria o SSD com a / em EXT4 e o HDD convencional com a pasta /home?

Pergunta um leigo na matéria, que ainda não possui um SSD. No mais, apenas duas notas a acrescentar: Core i5 ultrapassado? 'Tou tramado. Portanto, tenho de começar a pensar em mudar de PC, dado que por aqui moram dois pobres e ultrapassados coitados, um i3 no desktop, e um i5 no portátil. :D

Uma última nota: este tópico adensou o meu interesse em SSD's, e numa breve espreitadela, fui ver preços pela web. 120gb, ainda assim, dificilmente se conseguirão por menos de 100 euros, creio. Caro ou barato, dependerá da necessidade de cada um, e da utilidade acrescida que um incremento deste género poderá provocar na produtividade de cada um.

E parabéns por mais um excelente tópico, bastante informativo. ;)


i3 no portátil???? E eu que tenho um Atom Dual Core :roll:
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Próximo

Voltar para Testemunhos/Depoimentos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron