Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:33 Pesquisa avançada

Razor-qt SalentOS

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Razor-qt SalentOS

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 5 de Abril 2013, 19:29

O SalentOS é o primeiro sistema operacional totalmente inspirado por Salento, terra moldada pelo mar e pelo vento, rica em história e arte, no sul da península italiana.

O SalentOS está disponível em duas versões UbuBox e a Razor-qt, sendo ambas compatíveis com sistemas de 32 bit (PAE ou não-PAE). A primeira, é a versão com Openbox + cairo-compmgr + Adeskbar, é a versão mais simples/leve.

Razor-qt SalentOS é o primeiro sistema operacional baseado no Ubuntu que usa o novo Razor-qt, desktop escrito em Qt, o mesmo que o KDE, mas que proporciona um desempenho superior em relação a ele. O Razor-qt garante um sistema operacional leve, elegante e cordial. O gerenciador de janelas é o leve Openbox e o gerenciador de composição é cairo-compmgr.

Aplicações instaladas



    ACESSÓRIOS → Calculadora (gcalctool, a mesma do GNOME), Leafpad (Editor de Texto), Ferramenta de Captura de Tela (xfce4-screenshooter), Notas (ition), catfish, xarchiver;
    ÁUDIO/VÍDEO → Clementine (Leitor de Música), SMPlayer, Silicon Suite (Gravador de CD / DVD / BluRay);
    GRÁFICOS → Simple scan, Mirage (Visualizador de Imagem);
    INTERNET → Thunderbird, Chromium Browser, Pidgin (Gerenciador de Contas de Mensageiro), qBittorrent;
    ESCRITÓRIO → Abiword, Gnumeric, Evince;
    FERRAMENTAS DE SISTEMA → Ubuntu Tweak, Unetbootin, GDebi;
    CODEC DE ÁUDIO/VÍDEO, FLASH PLAYER → instalados para reprodução apropriada de ficheiros multimédia.

Requisitos mínimos



  • Processador: 800mhz i386
  • Memória RAM: 512 MB
  • Espaço em Disco Rígido: 4 GB
  • Placa Gráfica: VGA

Imagens





Vídeo





Referências



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 5 de Abril 2013, 19:52

Breve análise



Depois da sugestão de Rene Lopez decidi experimentar o SalentOS na sua versão Razor-qt. Uma das coisas que poderá notar é a falta de Plymouth, ou seja verá o texto surgir durante o carregamento do sistema. Como é baseado no Ubuntu 12.04.2 LTS, vem equipado com o próprio Gestor de Sessão Live e Instalador, tal como vê na família Ubuntu.

Eu já instalei Razor-qt em Ubuntu e uma das coisas que notara, era alguma falta de recursos do ambiente. Entretanto alguns deles foram surgindo, e o que posso dizer neste caso? Os responsáveis do SalentOS estão de Parabéns :yeah: , já que souberam (e bem) lidar com o Razor-qt e dotá-lo das funcionalidades em falta. Para tal, usam algumas ferramentas do Xfce, mantendo desta forma um ambiente bastante bonito e cheio de recursos. Mas claro, tal como Rene Lopez refere, se tivessem optado por mais algumas aplicações Qt-based, como no Terminal (traz o LXTerminal) e no Gestor de Ficheiros (vem com o PCManFM), talvez fosse melhor, para evitar carregar bibliotecas Gtk e Qt em memória...

Uma sugestão que eu daria, para melhorar o sistema, era a criação de ligações (atalhos) para as aplicações do Xfce, tais como o do teclado, entre outras ferramentas!

Só é pena não haver versão 64 bit... :cry:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor abdo » Sex, 5 de Abril 2013, 20:50

Luis Cardoso (05-04-2013, 18:52) escreveu:

Breve análise



Depois da sugestão de Rene Lopez decidi experimentar o SalentOS na sua versão Razor-qt. Uma das coisas que poderá notar é a falta de Plymouth, ou seja verá o texto surgir durante o carregamento do sistema. Como é baseado no Ubuntu 12.04.2 LTS, vem equipado com o próprio Gestor de Sessão Live e Instalador, tal como vê na família Ubuntu.

Eu já instalei Razor-qt em Ubuntu e uma das coisas que notara, era alguma falta de recursos do ambiente. Entretanto alguns deles foram surgindo, e o que posso dizer neste caso? Os responsáveis do SalentOS estão de Parabéns :yeah: , já que souberam (e bem) lidar com o Razor-qt e dotá-lo das funcionalidades em falta. Para tal, usam algumas ferramentas do Xfce, mantendo desta forma um ambiente bastante bonito e cheio de recursos. Mas claro, tal como Rene Lopez refere, se tivessem optado por mais algumas aplicações Qt-based, como no Terminal (traz o LXTerminal) e no Gestor de Ficheiros (vem com o PCManFM), talvez fosse melhor, para evitar carregar bibliotecas Gtk e Qt em memória...

Uma sugestão que eu daria, para melhorar o sistema, era a criação de ligações (atalhos) para as aplicações do Xfce, tais como o do teclado, entre outras ferramentas!

Só é pena não haver versão 64 bit... :cry:


Boas Luis

Neste caso seria melhor então optar pelo ububox já que vem com openbox e creio então virá puro gtk e não a mescla gtk/qt

As fotos que você colocou são todas do Razorqt?
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Abril 2013, 20:52

Efetivamente não gosto de sistemas que juntam alhos com bugalhos. Podem-me criticar sobre isso, mas não gosto. São bibliotecas redundantes que acabam por ficar na memória RAM. É claro que provavelmente há aplicações GTK que sã insubstituíveis, mas desde que não sejam aplicações de uso frequente, tudo bem. Agora, LXTerminal porquê? PCManFM porquê?

Em todo o caso, o maior ponto negativo, de longe, é a situação da arquitetura. Acho que deviam pensar melhor nisto, pois cada vez mais há mais computadores 64bits. A arquitetura 32 bits mais tarde ou mais cedo vai acabar. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor abdo » Sex, 5 de Abril 2013, 21:15

Claudio Novais (05-04-2013, 19:52) escreveu:Em todo o caso, o maior ponto negativo, de longe, é a situação da arquitetura. Acho que deviam pensar melhor nisto, pois cada vez mais há mais computadores 64bits. A arquitetura 32 bits mais tarde ou mais cedo vai acabar. :|


Ei Claudio

Lembre que nem tudo é Europa.
Aqui o 32 ainda vende.
Ou seja por estas bandas do sul o 32 vai acabar Não mais tarde, mas muito mais tarde.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 5 de Abril 2013, 22:13

abdo (05-04-2013, 19:50) escreveu:Boas Luis

Neste caso seria melhor então optar pelo ububox já que vem com openbox e creio então virá puro gtk e não a mescla gtk/qt

As fotos que você colocou são todas do Razorqt?

Boas abdo,

Como pediram para dar uma vista de olhos à versão Razor-qt, apenas testei essa. Mas segundo a página, as aplicações são na generalidade Gtk, na versão UbuBox SalentOS.

Deixo-lhe aqui o link para o UbuBox e um vídeo de análise ao sistema:

ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor abdo » Sex, 5 de Abril 2013, 23:34

Boas Luis

Eu baixei o Ububox e o pus a correr na pendrive, gostei do que vi,eles montaram um Ubuntu com Openbox "quase" bem completo, afinal cada usuário tem seu kit basico de aplicativos, ou seja, no meu caso tem muita "inutilidade" e faltam cositas básicas como Gimp/Inkscape.
Nada que a central de programas e o synaptic instalados por padrão não possam resolver.
A unica crítica assim de cara é quanto ao wallpaper padrão, porque será que quase sempre as distros escolhem para padrão o mais feio?
Bom eu gosto do Openbox por ser simples e rápido, e já consegui montar um Ubuntu com o Openbox (taí acho o nome openbuntu melhor do que ububox) partindo do minimalCD do ubuntu, ficou bom, mas apanhei um bocado até deixa-lo como eu queria, a unica coisa que não consegui de forma nenhuma foi a tela de logout que eu acho muito legal, simples e linda ao mesmo tempo, e o SalentOS a colocou.
Eis aí uma boa opção para máquinas mais lentas, uma distro atual, baseada no Ubuntu, com um ambiente leve e rápido, e com um bom conjunto de aplicativos já instalados. Concorre diretamente com o Lubuntu e aí a tendencia é que os dois melhorem caso um tente superar o outro e nós ganhamos.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor pontonulo » Sáb, 6 de Abril 2013, 3:25

nunca usei openbox, vou baixar para testar. obrigado ;)

pontonulo
 
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Seia

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 6 de Abril 2013, 15:18

@pontonulo, deixe a sua apreciação depois! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Razor-qt SalentOS

Mensagempor pontonulo » Sáb, 6 de Abril 2013, 18:45

bem nao gostei, realmente parece me leve e tal mas nao gostei nada da deskbar os efeitos no meu pc ficam muito lentos tive que tirar ficou um pouco melhor, depois por algum motivo o systray desapareceu mas o plugin estava activo nao entendi =|

pontonulo
 
Mensagens: 79
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Seia

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes