Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 10:23 Pesquisa avançada

Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 4 de Abril 2013, 15:59

Muito interessante @Rafael.

O problema, a meu ver, é que actualmente isso não funciona por duas razões: diminuíram o tempo de funcionamento e aumentaram drasticamente os preços... Ora, quem é que vai gastar balúrdios para ter algo que se "estraga" quando acaba a garantia? Assim, este sistema não funciona...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Abril 2013, 16:11

Tendo em conta todos os preços pelo mundo fora não acho que tenham aumentado. Aliás, o segredo dos grandes lucros está precisamente aí: têm um preço jeitoso para dar preferência ao fim do produto em vez de o corrigir.

O maior exemplo disso são praticamente todos os produtos que as "lojas dos chineses" nos presenteiam! A grande maioria daqueles produtos são literalmente descartáveis, mas os preços são muitíssimo baixos e as pessoas acabam por preferir isso, não pensando no longo prazo.

Houve um dia que comprei um guarda-chuva pois fui para uma cidade onde estava um tempo completamente diferente da minha. Então a solução foi ir a uma loja dessas e comprar um guarda-chuva desses. Resultado? Simples: a meio do caminho ja estava meio estragado. Quando voltei para o carro nem entrou no carro, deitei-o ao lixo pois desmontou-se completamente.

O preço era super convidativo, 2€ ou 3€, não me recordo ao certo e comprei. Mas na prática ficou-me caro. Paguei como um aluguer de uma coisa e que ao chegar ao carro mal me abrigava!

E este é um mero exemplo. Quando falamos de impressoras, é o cúmulo! Houve alturas de há 4 anos atrás mais ou menos em que as impressoras eram mais baratas que os próprios tinteiros. O "pessoal das eletrónicas" como gostava dos motores de alta precisão davam até preferência a comprar as impressoras que os próprios tinteiros. Visto que as novas tinham tinteiros quase tão cheios como os normais que se compra.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 4 de Abril 2013, 16:41

Acho que aqui os chineses são melhores! Pois eu tenho um guarda-chuva dos chineses e está a durar mais que um dos outros bem mais caros! Tenho lâmpadas adquiridas nos chineses que está a destronar as lâmpadas das grandes marcas, cujo preço daria para comprar quase uma palete de lâmpadas chinesas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Mensagempor marcalm » Qui, 4 de Abril 2013, 17:24

Essa situação está ficando preocupante, não está parecendo que há limites para esses fabricantes, ou seja, não estão ligando para as consequências. Todos nós vivienciamos essa desonestidade hoje em dia. Meus dois últimos notebooks (HP e Sony) sofreram exatamente deste problema em pouco mais de dois anos, já meu Positivo está na ativa há 6 anos. Posso afirmar que foi coisa típica de obsolênscia programada com conhecimento de causa pois fui técnico em eletrônica por 10 anos. O que se percebe é que, no caso dos notebooks, ainda existem fabricantes com produtos duráveis, mas são quase todos de marcas menos conhecidas.

marcalm
 
Mensagens: 31
Registrado em: 19 Junho, 2012

Re: Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Abril 2013, 17:32

É precisamente isso que eu reparo @marcalm, os produtos estão construídos para durarem o tempo minimo suficiente. No caso do que o Luís diz, eu nunca tive o privilégio de ver produtos melhores vindos dessas lojas dos chineses.

Já em relação à tecnologia, cada vez mais vejo que ela dura dois anos e pouco. A partir daí ou temos sorte as coisas começam a estragar-se sozinhas! Dois anos e pouco é o tempo mínimo, pois na Europa é obrigatório oferecer dois anos de garantia.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Obsolescência programada e lançamentos excessivos...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 4 de Abril 2013, 21:55

Claudio Novais (04-04-2013, 16:32) escreveu:É precisamente isso que eu reparo @marcalm, os produtos estão construídos para durarem o tempo minimo suficiente. No caso do que o Luís diz, eu nunca tive o privilégio de ver produtos melhores vindos dessas lojas dos chineses.

Já em relação à tecnologia, cada vez mais vejo que ela dura dois anos e pouco. A partir daí ou temos sorte as coisas começam a estragar-se sozinhas! Dois anos e pouco é o tempo mínimo, pois na Europa é obrigatório oferecer dois anos de garantia.

Claro que nos chineses tens os dois lados da moeda, mas até ao momento não tenho muito que me queixar. Mas por vezes surgem produtos chineses com algum defeito, mas tendo em conta o preço e percentagem de sucesso, é uma opção a ter em mente!

Uma vez precisei de painéis foto-voltaicos para alimentar uma maqueta, comprei 5 porta-chaves com lanterna que traziam pilhas e painéis. Desses 5, apenas tive um que me deu problemas, o qual tive de restaurar, para conseguir aproveitar o circuito.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Anterior

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes