Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 9:14 Pesquisa avançada

O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 19 de Março 2013, 13:55

O Linux que acompanha o computador no ato da compra só piora sua reputação.



Imagem
O mercado eletrônico vem crescendo absurdamente a cada ano, seja através da venda de celulares, tablets ou computadores pessoais, e sempre estar atualizado é essencial, sendo importante comprar os produtos mais potentes. E algo corriqueiro é a venda de computadores de alta performance, acompanhados do Linux para baratear os custos e alavancar as vendas. Porém as versões fornecidas apresentam problemas que fazem o comprador se frustrar. Geralmente essas distribuições que acompanham são versões antigas, ou senão totalmente sem qualquer tipo de usabilidade ao usuário, forçando-o a utilizar outras opções, como o Windows geralmente.

O Windows é um ótimo sistema operacional, porém existem alguns detalhes o que deixam a desejar, além do seu alto custo de aquisição, então o Linux serve como uma ótima opção, gratuito, seguro e leve. E porque então não fornecer as melhores soluções gratuitas automaticamente para os consumidores, como o Ubuntu?

Existem dois fortes motivos que resumem as causas dessas escolhas: Dinheiro e experiência. A Microsoft tem diversas parcerias ao longos dos anos com fabricantes, fornecendo lucros nos produtos ao agregarem o sistema, além de uma ótima parceria. E também temos a experiência básica que muitos usuários carregam anteriormente no uso do Windows, já tendo certo domínio sobre ele, então sua escolha se torna algo natural.

Como podemos mudar esse cenário?



Acredito muito que o Ubuntu seja a primeira opção para quem deseja experimentar um sistema livre, sua interface limpa, além da central de programas que está muito bacana e o Unity que traz muitas facilidades. Então incentive e explique sobre quais as vantagens de se ter um sistema Linux, e que experimentem através do tour online, tenho fé que a pessoa tendo essa experiência, no mínimo haverá interesse a respeito. O sistema provavelmente irá atrair as atenções dele, procurando pouco a pouco conhecê-lo.


Diga nos comentários quais outras razões que causam esse cenário, e também as soluções que podemos adotar.


Referência:



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Bitetti » Ter, 19 de Março 2013, 14:58

Não é raro aparecer gente querendo formatar maquina aki, pq "veio com Linux".
Curioso é a cara desse pessoal quando veem o Ubuntu no meu PC e percebem q tem alguma coisa muito diferente.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 19 de Março 2013, 15:15

Bitetti (19-03-2013, 13:58) escreveu:Não é raro aparecer gente querendo formatar maquina aki, pq "veio com Linux".
Curioso é a cara desse pessoal quando veem o Ubuntu no meu PC e percebem q tem alguma coisa muito diferente.

Pois é, foi como uma pessoa que estava a falar muito mal do Linux -- «ele é isto, ele é aquilo» -- mas depois pediu-me para pesquisar algo (que tinha lido sobre Linux) no meu PC e ficou calado a contemplar o meu ambiente, enquanto a página carregava... Perguntei-lhe se gostava do meu SO, ao que acena afirmativamente... Quando lhe disse que era Linux, empalideceu, soltando assim baixinho:
    « :o não pode! não se parece nada com o que tinha visto... 8| »
xD (durante todo o dia, não quis falar mais sobre Linux) :twisted:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 19 de Março 2013, 17:47

Luis Cardoso (19-03-2013, 14:15) escreveu:
Bitetti (19-03-2013, 13:58) escreveu:Não é raro aparecer gente querendo formatar maquina aki, pq "veio com Linux".
Curioso é a cara desse pessoal quando veem o Ubuntu no meu PC e percebem q tem alguma coisa muito diferente.

Pois é, foi como uma pessoa que estava a falar muito mal do Linux -- «ele é isto, ele é aquilo» -- mas depois pediu-me para pesquisar algo (que tinha lido sobre Linux) no meu PC e ficou calado a contemplar o meu ambiente, enquanto a página carregava... Perguntei-lhe se gostava do meu SO, ao que acena afirmativamente... Quando lhe disse que era Linux, empalideceu, soltando assim baixinho:
    « :o não pode! não se parece nada com o que tinha visto... 8| »
xD (durante todo o dia, não quis falar mais sobre Linux) :twisted:


Eu quando começei a conheçer o linux melhor eu já tinha conhecimento dele e fiquei maravilhado mas altura que começei era tudo por comandos e nessa altura eu só o instalava por causa dos jogos que ele tinha instalados :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 19 de Março 2013, 20:48

Ver estas situações só me fazem concluir uma única coisa: a escolha do Linux não foi feita por acaso. Se a escolha fosse feita ao acaso, escolheriam a mais conhecida, obviamente o ubuntu.

Mas não! Escolhem sempre um Linux feio e muitas vezes sem qualquer perspetivas de futuro. Isto leva-me a crer que na verdade deve haver dinheiros por trás para denegrir a imagem do linux em geral.

Ou seja, em vez que tornar um monopólio de Windows, sem qualquer escolha (que acarretaria consequências graves legais), fazem contratos para denegrir a imagem do Linux, tendo exatamente o mesmo efeito, mas de forma natural. Aliás de forma tão natural que até me fez lembrar agora o conceito de "plantar ideias" apresentado no filme Inception.

Se repararem, há muita gente que tira conclusões sobre o Linux porque vêm o Linux como algo feio e mais nada. Essas conclusões na maioria dos casos advém de tais computadores que eu acho impossível um gestor de uma empresa tomar tal decisão.

Eu tenho a certeza absoluta que se fosse gestor de uma empresa nunca na vida escolheria algo fraco quando tivesse possibilidade de escolha. Neste caso, não só têm possibilidade de escolha para algo visualmente muito mais atrativo (Ubuntu, Mint, Fedora entre outros) como também têm referências de sistemas mais usados com suporte mais longo que Linuxs completamente ultrapassados que por vezes escolhem.

Por isso, estas decisões deles fazem-me crer que não são nada naturais. Ninguém no perfeito juízo escolhe algo sem investigar um pouco. E basta procurar no Google algo relacionado e facilmente descobre qual o sistema mais usado. Ou então que visitem qualquer site de novidades digitais. Atualmente qualquer site do mundo digital nunca falam de sistemas operativos desconhecidos e frequentemente fala do Ubuntu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Rez » Ter, 19 de Março 2013, 20:50

Concordo com tudo no texto, Luís.
Digo isso por experiência própria, pois meu primeiro computador veio com um tal de BitLinux 2.0. E no pouco tempo que o usei, fiquei traumatizado com o "Linux", já que eu não tive nenhum contato anterior com ele. Dois anos depois, durante um curso técnico eu fui apresentado ao ubuntu e a partir daí aprendi o que eram as distros e fiquei maravilhado com tudo aquilo. Hoje em dia eu digo que mesmo naquela época (2008), se a máquina tivesse vindo de fábrica com o ubuntu, eu não relutaria e demoraria tanto tempo pra entrar de cabeça nesse mundo. :yeah:
Avatar do usuário
Rez
 
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Natal/RN - Brasil

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 19 de Março 2013, 20:57

Não faço ideia que Linux é esse, mas o site do BitLinux é, no mínimo, um pouco estranho: :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 19 de Março 2013, 21:19

Aqui deixo uma reliquia que cheguei a ter instalada num pc fixo suse 6.3 KDE a imagem era igual ao sistema que eu tinha instalado, para a abrir o x tinha que fazer tudo pelo terminal startx velhos tempos

Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor Jeferson Oliveira » Ter, 19 de Março 2013, 21:49

Na verdade isso foi um tiro no pé do próprio governo brasileiro, quando à 12 anos atras sancionaram a lei "computador para todos", onde micro empresas ganhavam subsídios do governo para desenvolver seu próprio S.O livre (entre outros incentivos que auxiliaram a entrada de micro computadores no pais). Muitas empresas e micro empresários utilizaram desta brecha para acumular dinheiro rapidamente com as vendas de computadores, situação lamentável :facepalm2: .

( No site Guia do hardware existem muitas matérias que falam bastante sobre este fato)

em 2007/2006 raramente você via um computador com alguma distribuição linux popular da época, como o Kurumin na época.

Embora hoje a Dell ""venda"" computadores com o Ubuntu, você provavelmente não encontra-ra um promotor que venda um computador com Ubuntu, quando ainda não ouvir absurdos como: "Você perderá toda garantia se colocar outro Sistema Operacional" , "Ubuntu, o que é isso?!?" ou " A Dell não trabalha com outro Sistema Operacional fora o Windows".
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: O Linux que vem instalado no computador piora reputação

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 19 de Março 2013, 22:26

Não acho que haja uma conspiração não. Posso estar errado claro, mas ao meu ver, o motivo é bem simples. Empresas como a BitLinux tem um portifólio, um grupo de vendas e uma equipe técnica (que por sinal é de se desconfiar). Eles tem um projeto, uma proposta que casa com o interesse de fabricantes. Tipo, instalo tantos BitLinux em tanto tempo por tal valor. Dou suporte por tal valor, tenho outros fabricantes que usam, fazemos testes, pesquisa e bla bla bla. Óbvio que se coloca linux no PC para sair barato, então não se espera que o consumidor desse computador seja muito exigênte. Se esquece então que ele também é humano e empurra a consequência da economia toda para ele. Outra coisa que ajuda muito, e aqui no Brasil se aplica, são distribuições feitas em universidades com apoio do governo para incentivo ao Open-Source. Nesse caso há incentivo fical para que se use esssas distribuições toscas que existem somente para receber ajuda do governo. Para quem nunca ouviu falar, procure sobre o ItauTec Librix.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 92 visitantes