Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:28 Pesquisa avançada

Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absoluta

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absoluta

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 12:05

Nos últimos dias, Michael Hall, Ubuntu developer, têm relatado uma série de novidades sobre os aplicativos essenciais do projeto Ubuntu Touch e confirmou a chegada do Unity 7.0 no próximo Ubuntu 13.04. Entretanto, numa das últimas conversas, Michael fez um comentário que está atraindo uma série de discussões sobre a privacidade do Ubuntu.

Na verdade, no novo Ubuntu 13.04 encontraremos, de novo, a lente de compras ativa por padrão, entre outras. Claro que você poderá desligar o recurso através da ferramenta de privacidade. Esses recursos podem comprometer a sua privacidade sem saber como essas informações serão tratadas pelo servidor que a Canonical (anonimamente... será?) irá enviar o resultado das pesquisas para a Amazon e para outros sites.

Em um comentário recente, Michael Hall indicou que o Ubuntu é anunciado como "Linux para seres humanos" e não "Linux para a privacidade absoluta". "Se a privacidade é a sua principal preocupação, há um grande leque de outras distribuições que poderão suprir a sua necessidade". Com estas palavras, Michael Hall tenta amortecer um pouco de todas as críticas sobre a questão da privacidade.



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Março 2013, 12:15

:roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 12:21

Apesar de aplaudir a sinceridade dele, que me surpreendeu completamente e fiquei feliz por isso, é um pouco triste ver esta situação a acontecer.

É certo que é possível desligar, no entanto, utilizadores menos conhecedores estarão a enviar dados praticamente sem saber. Vejo a Microsoft a ser altamente atacada por não apresentar janelas a fazer publicidade à concorrência; e depois vejo a Canonical a poder fazer uma coisa destas, que devia ser exigível que apresentasse uma aceitação dos termos para instalar o sistema.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Março 2013, 12:24

Claudio Novais (18-03-2013, 11:21) escreveu:Apesar de aplaudir a sinceridade dele, que me surpreendeu completamente e fiquei feliz por isso, é um pouco triste ver esta situação a acontecer.

É certo que é possível desligar, no entanto, utilizadores menos conhecedores estarão a enviar dados praticamente sem saber. Vejo a Microsoft a ser altamente atacada por não apresentar janelas a fazer publicidade à concorrência; e depois vejo a Canonical a poder fazer uma coisa destas, que devia ser exigível que apresentasse uma aceitação dos termos para instalar o sistema.

Bora começar todos a instalar via Ubuntu Minimal (~30MB), aí sim, ninguém poderá reclamar, já que apenas instalarão se realmente o quiserem :troll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor Bitetti » Seg, 18 de Março 2013, 12:39

Me lemboru...
Imagem
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Março 2013, 12:45

Bitetti (18-03-2013, 11:39) escreveu:Me lemboru...
Spoiler:
Imagem

:lol: :lol: :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 18 de Março 2013, 14:06

Começa a ficar muito mau por estes lados :S
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal


Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor Maxwell » Seg, 18 de Março 2013, 14:26

Eu to achando que a :troll: Canonitroll master :troll: esta mesmo e querendo ter o mesmo fim que teve o mandriva
ou seja falir por que o usuário comum já tem que resolver e números bugs (com a ajuda do UBUNTUED claro) que vem no sistema e ainda esta sendo espionado por de tras dos bastidores. e como disse o Luis :roll: :roll: :roll: mas eu to :notOK: desaprovando a canoni :troll: Master totalmente com essa atitude. logo começa chover possessos contra ela a vai ser bom né e isso que eles devem estar querendo.
Maxwel Guimaraes
Avatar do usuário
Maxwell
 
Mensagens: 521
Registrado em: 23 Outubro, 2011

Re: Michael Hall: Ubuntu não é Linux para privacidade absolu

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 18 de Março 2013, 16:13

A Canonical está botando as Mangas de fora. Mas não vou condenar totalmente essas atitudes. A Lente da Amazon é um contrato, que sustenta parte do desenvolvimento do Ubuntu. Está nos planos da Canonical com certeza criar outras medidas para arrecadar recursos. Disso não tenho dúvidas. Mas já era algo esperado. Porém concordo com o Claudio. O usuário deveria saber disso com um aviso e se caso for realmente necessário, que seja antes da instalação, pois se não concordar nem instala. A verdade é que Ubuntu foi a distribuição que se preocupou mais com o usuário. As outras eram meio que para nerds e está bom. Ela foi responsável por se preocupar em tornar os sistema utilizável por qualquer um, mas boa parte desse esforço foi dela e não da comunidade. Então nada mais justo que ela trace a direção da distribuição. Quem não estiver feliz, felizmente tem outras opções. Mas não duvido nada que em um futuro não muito distante, teremos alguma barrinha mostrando propaganda em algum canto da tela.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 52 visitantes

cron