Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:47 Pesquisa avançada

Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Outubro 2011, 10:21

Olá a todos vós,

Criei este tópico para que possam deixar aqui algumas dicas/tutoriais de como se faz algo no Gimp (tal como aquele que fiz aqui).

Venha de lá essa veia artística :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 31 de Outubro 2011, 13:19

Não seria melhor criar uma área de design no fórum? assim ficaria mais organizado, e poderíamos colocar conteúdo do gimp, inkscape, blender :OK:
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 31 de Outubro 2011, 13:33

Davysson Silva » Seg Out 31, 2011 1:19 pm escreveu:Não seria melhor criar uma área de design no fórum? assim ficaria mais organizado, e poderíamos colocar conteúdo do gimp, inkscape, blender :OK:

Se quiserem apresentar conteúdos desses, podem fazê-lo já! Se eu vir que realmente existe quantidade suficiente para criar uma área dessas, depois faço a mudança! Assim evita-se ter áreas demasiado vazias! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 31 de Outubro 2011, 14:48

Bem vou começar com esse tutorial que achei muito simples e interessante.

1- Criando uma textura

Abra o gimp e crie um novo documento, o tamanho deve ser o mesmo tamanho que você vai usar para pixelizar, no meu caso escolhi 30x30.


Imagem

Agora use a ferramenta de seleção elíptica (E) para fazer um circulo preenchendo toda a imagem, em seguida inverta a seleção em seleção -> inverter (ctrl+i) e preencha de preto usando a ferramenta de preenchimento (shift + B).


Imagem

Vá em Ficheiro -> exportar (ctrl+shift+E) e salve a imagem como textura do gimp (extensão .pat) na pasta patterns do gimp em usuário -> gimp -> patterns. lembre-se de salvar na pasta da versão do gimp que você está usando.

Imagem

2 - Aplicando o efeito

Agora abra a sua imagem no gimp e vá em filtro -> esbater -> pixelizar

Imagem

O tamanho do pixel deve ser igual ao da imagem que criamos no começo, no caso 30x30.

Imagem

A imagem deve ficar assim:

Imagem

Vá em textura e selecione a textura que criamos(não esqueça de clicar em atualizar)

Imagem

Vá em editar -> preencher com textura o resultado deve ser algo assim:

Imagem

Na imagem acima você pode ver que o lado direito não ficou bom porque a textura não ficou totalmente "encaixada" na imagem, para corrigir isso basta usar a ferramenta de corte (shift + C)

Resultado final:

Imagem

Se preferir aumente a saturação para melhorar o efeito :OK:

fonte: http://www.scottphotographics.com/turning-a-photograph-into-a-polka-dot-image-in-gimp/
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Outubro 2011, 14:51

Davysson Silva » 31 Out 2011, 13:19 escreveu:Não seria melhor criar uma área de design no fórum? assim ficaria mais organizado, e poderíamos colocar conteúdo do gimp, inkscape, blender :OK:

É assim, eu criei este tópico apenas a pensar no Gimp, mas poderiam criar em separado um para Inkscape e outro para o Blender. Porquê em separado? Para que se encontre mais facilmente algo sobre um destes programas, apenas por isso :)


Eu criei do Gimp, pois é o programa que mais uso para edição de imagem. Quanto ao Inkscape, só o usei por duas ou três vezes e era porque tinha de trabalhar Vectores Gráficos, nada de mais. Quanto ao Blender, não estou muito dentro do assunto, apenas o testei por duas ou três vezes, mas não consegui lidar com aquilo, prefiro algo ao estilo do K-3D (em Windows usava Rhinoceros [pago] ou anim8or [free]).

Claudio Novais escreveu:
Davysson Silva » Seg Out 31, 2011 1:19 pm escreveu:Não seria melhor criar uma área de design no fórum? assim ficaria mais organizado, e poderíamos colocar conteúdo do gimp, inkscape, blender :OK:

Se quiserem apresentar conteúdos desses, podem fazê-lo já! Se eu vir que realmente existe quantidade suficiente para criar uma área dessas, depois faço a mudança! Assim evita-se ter áreas demasiado vazias! ;)

Depende da demanda :lol:
Em breve irei contribuir com algumas coisitas que fui descobrindo.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 31 de Outubro 2011, 20:26

Imagem ladrilhada



Este tutorial surge na sequência do pedido do Davysson Silva sobre a produção do efeito ladrilhado observado neste wallpaper (da minha autoria e pode ser encontrado aqui):

Primeiro abra o programa e escolha o tamanho da tela em que pretenda trabalhar. Escolha a cor (ou cores) que pretende para o ladrilhado (no meu caso escolhi dois tons de cinza para dar o aspecto de rocha e para dar algum efeito extra de iluminação).

Depois vá a Filtros→Distorções→Mosaicos irregulares. O nome dado a este filtro pode ser diferente de versão para versão, poderá encontrar sob o nome "Mosaicos".

Em todo o caso, a janela é semelhante, apesar do nome poder diferir. Veja aqui as várias possibilidades na utilização deste filtro. (Clique em cada imagem para a aumentar)



Para a produção do ladrilhado usado no wallpaper foram usados os seguintes parâmetros:

Que resultaram na imagem que se pode observar em baixo.



Para a impressão do logo do Ubuntu, obtive uma imagem do logo, apaguei onde o tom preenchia menos de metade da rocha e completei a rocha nos restantes casos. Para concluir, seleccionei o Modo: Multiplicar na camada do logo.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 2 de Novembro 2011, 19:27

Boa tarde, desejo que todos estejam bem :!: :OK:


Venho através deste compartilhar da ótima colaboração ao aprendizado do GIMP, com estes materiais disponibilizados de forma livre e gratuita, feito inicialmente para servir de apoio ao projeto e-Jovem! Todas as video-aulas são de autoria de :arrow: Sergio Luiz Araújo Silva! Quero deixar aqui o meu agradecimento pelo ótimo projeto, :obrigado: e meus parabéns! :yeah:


Abaixo, listarei todos os links disponibilizados pelo autor a pouco citado, relativos ao GIMP:

:arrow: Aula Introdutória do GIMP: Interface, Janelas, Barras de Ferramentas e Resolucão de Imagens

:arrow: Personalizar a Interface do GIMP

:arrow: Personalizar... (Continuação)

:arrow: Técnica de Navegação na Imagem

:arrow: Noções de Camadas

:arrow: Abrindo Imagem Como Camada

:arrow: Como Fazer Realce de Cor

:arrow: Transição de Imagens

:arrow: Preparando uma Imagem para Web

:arrow: Capturando e Tratando Imagem do Sistema (Print Screen)

:arrow: Seleção por Cor

:arrow: Ferramenta: Usando o Carimbo

:arrow: Desfocagem de Movimento

:arrow: Remover Olho Vermelho

:arrow: Fazendo Cor Seletiva

:arrow: Efeito Neon

:arrow: Criando Texto Com Efeito de Reflexo

:arrow: Filtros de Decoração

:arrow: Filtro de Decoração... (Continuação)

:arrow: Realçando uma Imagem

:arrow: Melharando a Nitidez e Realçando mais as Cores

:arrow: Opção Filtros: Artístico, Realce, Desfocagem, Sombra e Luz

:arrow: Bola de Vidro

:arrow: Efeito: Borrar, Carimbo e Desfocagem

:arrow: Opção Menu Cores: Curvas, Níveis, Saturacão, Dessaturar e Inverter

:arrow: Criando Animacão com o GIMP

:arrow: Ferramenta Tesoura

:arrow: Fotomontagem

:arrow: GIMP Bokeh Efect

:arrow: Máscara de Contraste

:arrow: Modos: Selecão, Recortar, Redimensionar e Mover

:arrow: Recorte de Imagem

:arrow: Recorte de Imagem... (Cabelos)

:arrow: Rejuvenescimento

:arrow: Selecão por Cor, Preenchimento e Espelhamento de Imagem

:arrow: Ferramenta: Texto, Mistura e Zoom


Dica adicional: Deixo aqui mais duas ótimas opções para quem pegar o jeito do GIMP e quiser se arriscar na produção de trabalhos mais elaborados (níveis de médio para alto!), GIMP.Br/Tutorias e Blog do Desenhador :OK:



Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Sex, 4 de Novembro 2011, 20:27, em um total de 2 vezes.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 2 de Novembro 2011, 20:12

Olá Luciano Fx2,

Excelente partilha :D vou ver se aprendo um pouco mais a trabalhar com o Gimp ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor mallucunha » Ter, 24 de Janeiro 2012, 0:34

Luciano, obrigada por compartilhar esses tutoriais. Tive problemas ao tentar visualizar o forum do Gimp pois diz que
eu estou proibida de acessar o forum e o mesmo acontece com o forum do ubuntu mas o engraça do é que não tenho perfil em nenhum dos dois e quando tento me registrar lá não consigo. Estrnaho,né?
Um abraço
Avatar do usuário
mallucunha
 
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Janeiro, 2012
Localização: Meppen, Niedersachsen - Alemanha

Re: Como se faz no Gimp? [Tutoriais]

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 24 de Janeiro 2012, 1:08

mallucunha » 23 Jan 2012 21:34 escreveu:Luciano, obrigada por compartilhar esses tutoriais. Tive problemas ao tentar visualizar o forum do Gimp pois diz que
eu estou proibida de acessar o forum e o mesmo acontece com o forum do ubuntu mas o engraça do é que não tenho perfil em nenhum dos dois e quando tento me registrar lá não consigo. Estrnaho,né?
Um abraço


Acabei de testá-los aqui, e mesmo não sendo cadastrado em nenhum deles (situação idêntica a sua!) eu consigo navegar tranquilo no por lá!

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Próximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes

cron