Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 7:10 Pesquisa avançada

Android abriga 96% dos novos malwares para dispositos móveis

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Android abriga 96% dos novos malwares para dispositos móveis

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 9 de Março 2013, 2:57


A empresa F-Secure, em seu mais recente Mobile Threat Report (veja aqui), que se refere aos últimos três meses de 2012, constatou que a plataforma Android abriga 96% das novas "famílias de malware móvel" , um número relativamente alto a considerar o seu período de mercado, que beira os 4 anos de existência (contando desde o lançamento de sua primeira versão).

Das 100 novas famílias de ameaças detectadas nesse trimestre mencionado no relatório, 96 delas foram baseadas em Android, enquanto no trimestre anterior, este percentual beirava os 70%. Os números referem-se às famílias de malware recém-detectadas.

De acordo com os números divulgados pela F-Secure, não foram encontradas novas famílias de malware para iOS, J2ME, BlackBerry ou Windows Mobile, no final do ano passado. A F-Secure diz que sobre todo o ano de 2012, 79% das famílias de malware encontradas foram para o Android, 19% para o Symbian e menos de 1% para cada uma das quatro outras plataformas. Os resultados parecem confirmar que os criadores de malware estão, firmemente, cada vez mais voltados para atacar o sistema Android.

F-Secure não inclui hacks e várias ferramentas de monitoramento, spyware e até mesmo anti-roubo de software para rastrear telefones roubados nas suas listas de possíveis ameaças, na base de que alguns deles podem ter sido instalados sem o conhecimento do proprietário. Das ameaças no último trimestre, porém, 53% eram trojans, 27% foram chamadas de "riskware" , e 10% eram ferramentas de monitoramento.

Curiosamente, o F-Secure não quebrar o malware através do seu source, de modo que não é possível ver se há algum vetor comum ou se existe um canal de infecção que está se tornando mais ou menos utilizado. O Google, por exemplo, tem melhorado as defesas de malware na sua Google Play Store, mas não é possível a partir deste relatório, pelo menos, determinar se isso teve um efeito.




Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Android abriga 96% dos novos malwares para dispositos mó

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 9 de Março 2013, 16:33

O preço que se paga por ser o mais utilizado. O linux, principalmente o ubuntu que se cuide.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Android abriga 96% dos novos malwares para dispositos mó

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 9 de Março 2013, 23:17

Eu tenho um android e quase não instalo quase nada
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Android abriga 96% dos novos malwares para dispositos mó

Mensagempor Thauan Francisco » Sáb, 9 de Março 2013, 23:40

Por isso gosto do WINDOWS PHONE,interface moderna,facil e rapido.
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes

cron