Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:44 Pesquisa avançada

instalar ubuntu e windows 7 NOTEBOOK asus a55 [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

instalar ubuntu e windows 7 NOTEBOOK asus a55 [RESOLVIDO]

Mensagempor gmariobr » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 20:32

Oi, pessoal...
Estou seguindo as orientações deste Forum e outros para instalar lado a lado W7 e Ub12.10, ambos 64 bits, num notebook asus a55vd, com bios UEFI, sendo o windows entulhado de bobagens e com várias partições de fábrica. Queria formatar tudo e fazer uma instalação limpa do windows 7, a partir do zero. Tentei os tutoriais que encontrei, mas no boot ele só abre o windows, mesmo depois de instalar o ubuntu 12.10 remix e o super grub 2...
Alguém conseguiu com esse notebook (ou similar)?
Eu queria instalar os dois S.O. porque o windows veio junto com a máquina e é legalizado, além disso tenho alguns programas importantes do windows. Se não conseguir, posso até pensar em instalar o Ubuntu sozinho... mas seria um plano B...
Desde já grato por qualquer ajuda...
gmariobr
Editado pela última vez por gmariobr em Ter, 11 de Junho 2013, 14:03, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
gmariobr
 
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Fevereiro, 2013

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 21:48

Essa distribuição é compativel com UEFI, como é que estas a instalar o linux dvd ou pen drive
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor gmariobr » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 22:11

Baixei o ubuntu-secure-remix-12.10-64bit e o super_grub2_disk_hybrid_2.00s1-beta1 e coloquei num dvd o ubuntu e o grub2 num cd comum (ele só tem um pouco mais de 7 megas). Instalei o ubuntu sem problemas e no gru2 selecionei a opção do tipo: "escolher qual sistema operacional" (estava em inglês, essa é uma tradução livre, não me lembro mais do texto exato...), ele deu um reboot e acusou erro (falta de sistema...), não entrou nem o windows. Tirei o cd do leitor e dei novo reboot, e agora ele só entra o Windows 7, que sobreviveu a tudo que fiz! (eu encurtei a partição de fábrica D:Dados para instalar o linux).
Se for útil posso deletar as partições criadas por mim (/, /home e /swap), reinstalar tudo de novo e mandar o que apareceu na tela, quando saio do grub2...
Eu posso ter feito alguma bobagem na instalação do ubuntu e talvez tivesse que escolher a partição de boot UEFI do Windows para colocar o grub, não sei. Notei também que aparece um "espaço livre" de 1MB, sem que eu tenha pedido nada disso...
O notebook ASUS está no modo "boot UEFI" quando entro no setup da BIOS(tecla F2), eu acho que não devo mexer nisso: é uma exigência da Microsoft para o Win7-64 bits e Win8.
Grato pela atenção...
Avatar do usuário
gmariobr
 
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Fevereiro, 2013

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 22:39

Eu tenho um, ASUS X55U e eu consegui instalar o linux mint 14 e ubuntu 12.10 no pc com uefi sem problemas e eu iniciei por live usb em modo uefi
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 23:48

Olá gmariobr,

Visto que formatou o computador, eu sugiro que desligue o Secure Boot e o problema fica logo resolvido. Depois instale o Windows e por fim o Ubuntu.

Sobre essas versões do Ubuntu, eu não sei que versões são essas. Eu sugiro o seguinte conforme o que você desejar:

A gravação num cd ou pen, eu sugiro que seja feita através do uNetBootIn:

Creio que esta será a melhor forma. Em todo o caso, mesmo com o secure boot esta maneira tem de dar.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 23:52

Claudio Novais (27-02-2013, 22:48) escreveu:Olá gmariobr,

Visto que formatou o computador, eu sugiro que desligue o Secure Boot e o problema fica logo resolvido. Depois instale o Windows e por fim o Ubuntu.

Sobre essas versões do Ubuntu, eu não sei que versões são essas. Eu sugiro o seguinte conforme o que você desejar:

A gravação num cd ou pen, eu sugiro que seja feita através do uNetBootIn:

Creio que esta será a melhor forma. Em todo o caso, mesmo com o secure boot esta maneira tem de dar.


Sim claudio dá bem eu fiz um teste e voltei atras e instalei o linux no pc antigo :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor gmariobr » Sex, 1 de Março 2013, 14:10

nuno_nunes (27-02-2013, 21:39) escreveu:Eu tenho um, ASUS X55U e eu consegui instalar o linux mint 14 e ubuntu 12.10 no pc com uefi sem problemas e eu iniciei por live usb em modo uefi

Instalar dois linux ou só o Linux não deve ser problema, inclusive tem outros tópicos neste Forum que tratam disso. O meu problema consiste em instalar o Ub. 12.10 numa máquina que tem o Win7 64 bits pré-instalado de fábrica (e mal instalado, por sinal, cheio de aplicativos indesejados e lento).
Eu queria formatar tudo e depois instalar os dois SO's (primeiro o windows, depois o linux)
Grato pela atenção, gmariobr
Avatar do usuário
gmariobr
 
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Fevereiro, 2013

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 1 de Março 2013, 18:42

Podes instalar o linux mesmo com esse windows 7 o asus a vontade, eu já tive po linux neste pc e não tive problemas
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor gmariobr » Dom, 3 de Março 2013, 19:36

nuno_nunes (01-03-2013, 17:42) escreveu:Podes instalar o linux mesmo com esse windows 7 o asus a vontade, eu já tive po linux neste pc e não tive problemas

Como eu já havia afirmado antes, eu tentei instalar o ubuntu-12.10- remix (é simplesmente o ubuntu 12.10 64 bits normal com algumas ferramentas extras (SecureBoot e outras)), mas não consegui (até agora os dois estão instalados no meu notebook, mas no boot só abre o Windows 7...
Vou tentar reinstalar de novo mas agora eu estou procurando uma imagem do windows 7 Premium 64 bits na web, pois eu não recebi um dvd desse tal windows 7 que veio pré-instalado. No hd tem uma partição "Recovery", mas como eu quero formatar tudo preciso de uma imagem real do windows.
Enquanto isso, vou estudando outros tópicos similares sobre este assunto e vou usando o Ruindows 7 no notebook; e quando fico com saudades do pinguim, vou para o desktop, onde estão instalados em dual boot o Ubuntu 12.10 64 bits e o Windows XP 32 bits, sem problemas...
Desde já grato pela atenção dispensada, quando tentar re-instalar e tiver problemas (!), volto ao Forum.
Avatar do usuário
gmariobr
 
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Fevereiro, 2013

Re: instalar ubuntu 12.10 e windows 7 64 bits notebook asus

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 3 de Março 2013, 20:07

gmariobr (03-03-2013, 18:36) escreveu:
nuno_nunes (01-03-2013, 17:42) escreveu:Podes instalar o linux mesmo com esse windows 7 o asus a vontade, eu já tive po linux neste pc e não tive problemas

Como eu já havia afirmado antes, eu tentei instalar o ubuntu-12.10- remix (é simplesmente o ubuntu 12.10 64 bits normal com algumas ferramentas extras (SecureBoot e outras)), mas não consegui (até agora os dois estão instalados no meu notebook, mas no boot só abre o Windows 7...
Vou tentar reinstalar de novo mas agora eu estou procurando uma imagem do windows 7 Premium 64 bits na web, pois eu não recebi um dvd desse tal windows 7 que veio pré-instalado. No hd tem uma partição "Recovery", mas como eu quero formatar tudo preciso de uma imagem real do windows.
Enquanto isso, vou estudando outros tópicos similares sobre este assunto e vou usando o Ruindows 7 no notebook; e quando fico com saudades do pinguim, vou para o desktop, onde estão instalados em dual boot o Ubuntu 12.10 64 bits e o Windows XP 32 bits, sem problemas...
Desde já grato pela atenção dispensada, quando tentar re-instalar e tiver problemas (!), volto ao Forum.



Tenta o ubuntu 12.10 64bits normal ou linux mint 14 64 bits e tenho um pc com UEFI e eu consegui instalar o ubuntu e o mint sem problemas e com o windows 7
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron