Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:46 Pesquisa avançada

Razor-qt rumo a versão 1.0, Qt 5 e Wayland

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Razor-qt rumo a versão 1.0, Qt 5 e Wayland

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 17 de Fevereiro 2013, 16:10


Razor-qt é o ambiente de trabalho leve baseado em Qt que se apresenta como uma alternativa de área de trabalho muito mais leve em relação ao KDE. É de natureza semelhante ao XFCE, mas escrito em Qt ao invés de GTK. Este ambiente de trabalho em Qt está rumo ao seu próximo lançamento e seus desenvolvedores estão animados quanto ao Qt 5 e Wayland.

A última versão lançada do Razor-qt foi a 0.5. Jerome Leclanche da equipe Razor-Qt compartilhou informações interessantes do projeto de código aberto na semana passada durante a FOSDEM 2013.

A filosofia do Razor qt continua focando-se em aplicações centrais leves, dependências mínimas e promoção de aplicativos de terceiros. Entre os desafios para o Razor-qt estão o fato de que normalmente programadores desenvolvem para as duas plataformas mais comuns (ou seja, KDE e GNOME), faltando aplicativos Qt autônomos que passem sem dependências do KDE.

Leclanche informou que o Razor-qt 0.6.0 será lançado em breve. Entre as características planejadas  para a v0.6.0 estão suporte a vários monitores, suporte inicial ao Qt5, suporte a agrupamento de tarefas, suporte para várias linhas dentro do painel, uma interface gráfica para o abrir múltiplas instâncias do painel, entre outros.

Passado o lançamento v0.6 próximo, Razor-qt 1.0 será o próximo passo e os desenvolvedores já estão com planos para apoiar Qt 5.x e Wayland.

Os slides sobre a apresentação durante a FOSDEM podem ser encontrados aqui (PDF). Para aqueles que procuram experimentar o Razor-qt, há um PPA para usuários Ubuntu / Debian, pacotes do AUR para o Arch Linux, pacotes para Gentoo através do Portage, e para os demais, basta consultar o código no GitHub.

Vídeo demonstrativo



Veja o vídeo demonstrativo do ambiente Razor-qt e repare na velocidade de abertura das aplicações.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Razor-qt rumo a versão 1.0, Qt 5 e Wayland

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Fevereiro 2013, 20:26

Eu diria que era mais da natureza do LXDE em vez do Xfce!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes

cron