Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:24 Pesquisa avançada

Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Outubro 2011, 20:53

O novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot não traz nem instalado nem em repositórios o Java da Sun/Oracle. Isto aconteceu não por culpa dos programadores do Ubuntu, mas por culpa da Oracle!
Imagem

A Oracle há uns anos atrás, comprou a Sun, a empresa detentora do Java original! Desde então muita polémica tem vindo a ocorrer por parte da Oracle, nomeadamente o OpenOffice (BrOffice), que era da Sun e por isso foi também comprado pela Oracle, que perdeu muitos utilizadores em detrimento de um Fork para o LibreOffice.

Pois bem, anteriormente (em versões anteriores do Ubuntu), o Java original, que era da Sun e era o que funcionava corretamente no Ubuntu, ele não vinha instalado por padrão. No entanto, a instalação era extremamente fácil de se fazer pois ele estava presente nos repositórios do Ubuntu. Entretanto, agora com a Oracle como detentora do Java, as licenças foram alteradas e esta proibiu as distribuições Linux de terem o Java nos seus repositórios, dificultando em muito a instalação do Java, agora chamado Oracle Java.

Assim, o motivo para a falta do Java no novo Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot deve-se apenas à Oracle que iniciou o seu processo um pouco anti-OpenSource (na minha opinião claro). Entretanto, na minha opinião, e agora depois de ver esta situação, acho que realmente (e eu não era desta opinião) a comunidade OpenSource fez muito bem em criar o Fork do OpenOffice para o LibreOffice para evitar acontecer estas coisas! Acho que a seguir, e muito infelizmente, acontecerão outras coisas negativas no MySQL, visto que este agora é da Oracle também!


O que vocês acham disto tudo? Agora temos de utilizar o OpenJDK que outrora não funcionava a 100%. Este é o Java alternativo e completamente livre (OpenSource) que promete substituir o Oracle Java! Alguns utilizadores já afirmaram que esta alternativa é viável, nomeadamente o André Gondim neste artigo. Mas e você? Sente falta do Java da Oracle?
Imagem



Entretanto, ter o Oracle Java no Ubuntu 11.10, é possível claro, mas é necessário fazer download no site da Oracle e instalar manualmente!

Ah, sobre o título, foi propositado para ver se apela a alguma discussão acrescida! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 20 de Outubro 2011, 21:24

Claudio Novais escreveu:(...) Entretanto, na minha opinião, e agora depois de ver esta situação, acho que realmente (e eu não era desta opinião) a comunidade OpenSource fez muito bem em criar o Fork do OpenOffice para o LibreOffice para evitar acontecer estas coisas! (...) Mas e você? Sente falta do Java da Oracle?

O LibreOffice evoluiu bastante e está muito bom mesmo (minha opinião, claro), sendo que o OpenOffice estancou completamente...
Se sinto falta do Java da Oracle? Até ao momento estou com OpenJDK e não tive qualquer problema :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 20 de Outubro 2011, 21:59

Oque me preocupa é saber que a linguagem mais utilizada no mundo está nas mãos de uma empresa que não está nem ai...
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Outubro 2011, 23:20

Davysson Silva » Qui Out 20, 2011 9:59 pm escreveu:Oque me preocupa é saber que a linguagem mais utilizada no mundo está nas mãos de uma empresa que não está nem ai...

Desde que o OpenJDK dê conta do recado, não há problema algum! Aliás, acredito que quando conseguirem chegar a um nível de estabilidade equiparável ao Java da Sun, começarão a tentar arranjar soluções de controlo de memória mais adequadas e torná-lo numa alternativa melhor que o próprio Oracle Java!

Como sabem, o mundo OpenSource por vezes é bastante impulsionado por algumas mentes brilhantes. Por isso, se tivermos sorte, a curto prazo, poderemos ter uma excelente notícia que é uma qualidade tão boa de performance do Java que as aplicações criadas por esta linguagem sejam comparáveis às nativas do Ubuntu (digo isto porque atualmente é insustentável utilizar software Java, os recursos que essas aplicações exigem, na minha opinião, são absurdos, em relação a aplicações GTK primitivas!)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Sex, 21 de Outubro 2011, 0:09

A comunidade, muitas vezes, precisa de receber estas notícias para deitar mãos á obra. Não ficarei surpreendido se o OpenJDK levar um salto qualitativo nos próximos tempos.
35mm", aqui bloga-se!
Avatar do usuário
Ricardo JM Vieira
 
Mensagens: 203
Registrado em: 10 Junho, 2011
Localização: Planeta Terra

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 21 de Outubro 2011, 0:13

Ricardo Vieira » Sex Out 21, 2011 12:09 am escreveu:A comunidade, muitas vezes, precisa de receber estas notícias para deitar mãos á obra. Não ficarei surpreendido se o OpenJDK levar um salto qualitativo nos próximos tempos.

Esse facto está a ser levado à exaustão pela Canonical relativamente ao Unity! No entanto, os exageros normalmente não são a melhor forma! Mas sem dúvida que isso trará certamente uma melhoria significativa!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 22 de Outubro 2011, 17:33

Bom, sou desenvolvedor java, e lí uma declaração da Oracle de que o OpenJDK será a referência oficial para a construção do Oracle JDK, ou seja, terá a contribuição total dela. O java da Oracle teria uma versão paga também, oferecendo algumas funcionalidades a mais, como um melhor controle de memória, mais velocidade e etc. Na verdade isso já existe. A Oracle comprou a BEA, fabricante do servidor de Aplicações Web escrito em Java chamado WebLogic. Esse servidor pago, vem com uma JVM (Java Virtual Machine) própria feito pela BEA/Oracle, que oferecia melhores recursos que a JVM oficial da SUN. Aos poucos esses recursos foram adotados na JVM oficial. A IBM se não me engane também possui a JVM dela. Portanto é provável e quase certo que o OpenJDK seja tão bom quando o da Oracle, mas eu não acho a Oracle uma empresa de confiança, portanto ainda é meio incerto dizer que será 100% compatível. De qualquer forma, pelo que li no geral, o OpenJDK parece ser mais lento e da ultima vez que testei tinha problema com Swing. Framework responsável pelas aplicações Desktop. O maior problema ao meu ver é com dependências de bibliotecas que o da Oracle vai poder ter (fechado mas gratuito) e o OpenJDK não. Suprir tais bibliotecas somente usando a comunidade vai ser difícil porque os fabricantes não gostam de abrir mão das patentes. Dessa forma o OpenJDK pode ficar sempre um passo atrás.
Mas não vejo de que forma a Canonical poderia incluir outro java sem ser o OpenJDK, ele sempre vai ser compatível, mas duvido muito que possa ser melhor.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Sun/Oracle Java no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou!

Mensagempor lopesjpl » Qui, 15 de Dezembro 2011, 2:21

Olá a todos!

Consegui instalar o Java da Sun através desse site Instalando Java 7 (JDK) no Ubuntu 11.10 32 Bits e 64 Bits

Espero que ajude!
João Paulo Luiz Lopes
Twitter: @lopesjpl

"Malandra é a JK Rowling que chamou a gente de trouxas por 7 livros e ainda ganhou dinheiro."
Avatar do usuário
lopesjpl
 
Mensagens: 14
Registrado em: 13 Julho, 2011


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes