Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 18:26 Pesquisa avançada

Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor Saresa » Sáb, 15 de Outubro 2011, 0:29

Ao testar a nova versão do Ubuntu, vocês devem ter percebido que a Canonical eliminou muitas opções de personalização de aparência. Uma mudança que me deixou extremamente insatisfeita é a falta de opção para alterar as cores do tema.

Sendo fã de desktops escuros, utilizo o tema Ambiance. No entanto, detesto essa cor laranja utilizada para itens selecionados. Incapaz de alterá-la na seção Aparência nas configurações do sistema, assim como outras opções, instalei o Gnome Tweak, através do comando:

Código: Selecionar todos
$ sudo apt-get install gnome-tweak-tool


Com essa ferramenta, foi possível alterar várias configurações, como o tema de ícones. Porém, ainda não foi possível alterar as cores para algo mais agradável.

Foi então que finalmente encontrei este tópico do Ubuntu Forums com as instruções. No Ubuntu 11.10, as configurações do tema GTK se encontram em arquivos CSS. Sendo assim, para alterá-las, aperte Alt + F2 e altere os seguintes arquivos com o comando gksu gedit:

/usr/share/themes/Ambiance/gtk-3.0/gtk.css
/usr/share/themes/Ambiance/gtk-3.0/settings.ini
/usr/share/themes/Ambiance/gtk-2.0/gtkrc

Por exemplo, para alterar a cor de seleção, alterei os parâmetros selected_bg_color e selected_fg_color (fundo e texto, respectivamente).
Feito isso, basta salvar os arquivos e reiniciar a sessão.

Lembrando que os arquivos acima são os do tema Ambiance. Não esqueça de fazer backup dos arquivos originais!

Espero ter ajudado!
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 15 de Outubro 2011, 2:10

Penso amanhã (hoje) em instalar o Oneiric, claro, no VirtualBox, para começar a ter a minha própria experiência na versão. :medo: :)
Tanto opto pelos temas escuros como pelos claros, mas esta irregularidade que aponta deve ser transversal a estes dois tipos de ambiente, se bem que existem alguns temas que tenho experimentado que são mais versáteis do que outros. De uma coisa já percebi, desde que iniciei com a versão 10.04 tenho notado que o Ambiance não é dos que mais facilita quando queremos fazer alterações, mas irei experimentar essa dica. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor ghuto_lima » Qui, 20 de Outubro 2011, 13:44

Nossa gente, como é dificil achar esclarecimentos para o novo Ubuntu 11.10 heim....
Sou novo aventureiro na area, e estou aprendendo muita coisa, mas estou tendo alguns problemas ou dificuldades, como por exemplo, configurar o Compiz, da conflito em quase tudo, isso quando não some a barra superior, a barra lateral, tendo que resetar o ubuntu, remover o compiz e tonar instalar novamente.

Outra opção tbm, são esses ambientes de trabalho, não estou sabendo como instalar no 11.10, são fantasticos esses temas.

Sera que será uma boa voltar para a versao 10.10 e quando tiver mais opções voltar a 11.10?

O que vcs sugerem?
Gustavo L. Brod

ghuto_lima
 
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Outubro, 2011

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor José Craveiro » Qui, 20 de Outubro 2011, 16:36

O melhor é dar tempo ao tempo.
Seria de esperar que algumas coisas nesta área não tivessem os resultados esperados e somos confrontados com funcionalidades ambíguas onde constantemente comparamos com as anteriores. Muito provavelmente as dependências necessárias para que alguns componentes realmente funcionem ainda não estejam satisfeitas. Manualmente ou através de actualizações poderão surgir as respectivas soluções.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 20 de Outubro 2011, 16:38

ghuto_lima » 20 Out 2011, 13:44 escreveu:Nossa gente, como é dificil achar esclarecimentos para o novo Ubuntu 11.10 heim....
Sou novo aventureiro na area, e estou aprendendo muita coisa, mas estou tendo alguns problemas ou dificuldades, como por exemplo, configurar o Compiz, da conflito em quase tudo, isso quando não some a barra superior, a barra lateral, tendo que resetar o ubuntu, remover o compiz e tonar instalar novamente.

Outra opção tbm, são esses ambientes de trabalho, não estou sabendo como instalar no 11.10, são fantasticos esses temas.

Sera que será uma boa voltar para a versao 10.10 e quando tiver mais opções voltar a 11.10?

O que vcs sugerem?

Pois é, para um novato em Linux eu não recomendaria ainda o 11.10, pois ainda está pouco intuitivo, sendo ainda necessário recorrer muito a consola e isso poderá afastar alguns utilizadores (caso pretendam personalizar o ambiente, claro, para trabalhar normalmente, é só usar a interface, aí é bem mais simples xD).
Em certo aspecto, o Ubuntu está a afastar-se do pretendido, que era ser mais intuitivo para facilitar a transição de utilizadores vindos de outros Sistemas Operativos. Se repararem bem, no Ubuntu 11.xx estamos a recorrer mais vezes ao terminal, que nas versões 10.xx!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor ghuto_lima » Qui, 20 de Outubro 2011, 19:04

Mas é exatamente isso que quero, aprender, usar o Terminal.
Estou indo aos tranco e barrancos...hehehe...o que na verdade estou ficando chateado e não conseguir personalizar ao meu gosto, como configurar o compiz e a instalação desses Ambientes de Trabalhos.

Mas vou continuar procurando, uma hora vai aparecer........

Achei no site Ubuntu Dicas, como personalizar o compiz, mas na versão 11.04, fiz o que constava la, e deu pau no compiz fechando automaticamente e sumindo as barras superior e lateral, então tive uma trabalheira para voltar ao nomal. Essa opção de configurar o Compiz no 11.04 não serve para o 11.10.

Obrigado pelas respostas
Abs a todos.
Gustavo L. Brod

ghuto_lima
 
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Outubro, 2011

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Outubro 2011, 21:14

Normalmente a solução pare fazer reset é muito simples! Ah e existe muitas soluções! Uma delas, para fazer reset do Compiz é executar este comando:
gconftool-2 --recursive-unset /apps/compiz-1


No entanto, a remoção da pasta respetiva tinha o mesmo efeito! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alterar as cores do tema GTK+ no Oneiric Ocelot

Mensagempor Gerson Jr » Ter, 31 de Janeiro 2012, 3:56

Gostei da dica, a tempos que venho pesquisando de como fazer isso.

Obrigado! :D
Avatar do usuário
Gerson Jr
 
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Janeiro, 2012


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes

cron