Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:10 Pesquisa avançada

Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 31 de Janeiro 2013, 19:40

Boot do Linux pode estragar alguns notebooks da Samsung com UEFI




Bug dos firmwares da Samsung ou do Linux? Ainda não chegaram a uma conclusão efetiva, mas é perigoso iniciar uma distro Linux usando UEFI em vários notebooks da Samsung.

No ano passado um usuário tentou iniciar o Ubuntu 12.04 no Samsung 530U3C a partir de um pendrive preparado com o Startup Disk Creator do Ubuntu. O sistema parou logo depois de carregar o kernel, e então o usuário desligou o computador segurando o tradicional botão. O problema é que o notebook nem ligou mais: nem mesmo o sistema de carregamento do UEFI era exibido. Depois de contatar a Samsung e acionar a garantia, a placa mãe foi trocada. Notebook praticamente novo, funcionando, até que... Uma nova tentativa de boot do Ubuntu foi feita e a máquina morreu novamente.

O relato de bug no site de desenvolvimento do Ubuntu é assustador, e para piorar outras linhas de notebooks são afetadas também, como 300E5C, NP700Z5C, NP700Z7C e NP900X4C. A equipe do Ubuntu entrou em contato com a Samsung e ambos os grupos suspeitam do driver samsung-laptop. Ele já apresentou problemas no passado ao carregar o Linux via UEFI.

Por enquanto o mais recomendável seria inicializar o Linux nesses aparelhos usando o Compatibility Support Module (CSM), por meio de uma opção presente em diversos firmwares UEFI (mas incompatível com alguns modelos projetados para Windows 8 ). Ela inicializa simulando um BIOS convencional, permitindo carregar sistemas antigos, não preparados para UEFI. Uma complicação fica ao manter dual boot entre Linux e Windows, especialmente se o Windows tiver sido instalado no modo UEFI.

O problema parece afetar várias distros, não apenas o Ubuntu. Aparentemente as compilações diárias do Ubuntu já resolvem o problema, mas são necessários mais alguns testes.

A questão aí não tem relação com o Secure Boot, recurso do UEFI que visa carregar apenas sistemas operacionais assinados digitalmente e confirmados como seguros pela máquina. Trata-se de algum bug na implementação do firmware UEFI da Samsung e/ou do módulo ou driver usado pelo Linux.

Seja lá o que for, apenas tentar iniciar um sistema não deveria ser motivo para "quebrar" o computador, inutilizando-o do ponto de vista do usuário comum. Isso é um problema bem grave.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Janeiro 2013, 20:59

E que tal problemas de temperatura? (digo isto segundo o que está na imagem do relato do problema)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 31 de Janeiro 2013, 21:11

Eu só sei que este comentário de uma das referências diz tudo:
Cleber M Casali escreveu:Se um simples boot de outro sistema operacional pode corromper o firmware (creio eu) a ponto de a máquina não inicializar mais, então um malware poderia facilmente explorar esta vulnerabilidade e estragar a máquina.
Isso porque o UEFI é "seguro".
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Janeiro 2013, 22:04

Claudio Novais (31-01-2013, 20:11) escreveu:Eu só sei que este comentário de uma das referências diz tudo:
Cleber M Casali escreveu:Se um simples boot de outro sistema operacional pode corromper o firmware (creio eu) a ponto de a máquina não inicializar mais, então um malware poderia facilmente explorar esta vulnerabilidade e estragar a máquina.
Isso porque o UEFI é "seguro".

No meu caso, que não tenho UEFI no portátil, aconteceu-me isso com uma versão do Kernel, que entretanto fora corrigida. Neste caso, o CPU aumentava drasticamente a temperatura e a protecção da motherboard disparava, travando o sistema (principalmente quando usava Gnome-shell, possivelmente algo ligado ao ambiente fazia disparar mais vezes este problema). Se fizesse o procedimento DVL (Desliga e Volta a Ligar) referido, a BIOS "não arrancava", porque a temperatura ainda não era a segura para o arranque com recurso ao CPU, e então barrava a sua utilização. Isto porque a BIOS lê todos os periféricos no arranque, incluindo os sensores de temperatura e possíveis Avisos registados. O que os utilizadores não vêem, é o POST, que é a informação gráfica que faz uso da BIOS em recurso ao CPU e funções base do GPU, que nalguns casos é mascarado com o logo do fabricante! Mas ao usar a DVL novamente, mas aguardando 5 minutos entre a parte de desligar e voltar a ligar, o computador voltava à vida. Foi por isto que eu tive mesmo de recorrer a uma base de arrefecimento, já que quando esperava pela correcção, eu precisava de continuar a fazer uso do meu Ubuntu :)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Jeferson Oliveira » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 1:36

Isso é uma coisa chamada venda casada !!!!

Os notebooks da marca Samsung geralmente dão problemas com distribuições linux. Sem contar que você pode ver absurdos no próprio site da Samsung, sobre troca de Sistema Operacional como este:

Olá, tudo bem?
Não prestamos suporte para a troca de sistema operacional, pois este procedimento acarreta na perda de sua garantia.

Até mais
Morgana Samsung respondida em 9 meses atrás

fonte: http://answers.br.samsung.com/answers/7 ... stions.htm


Demorei muito para achar um vendedor que dissesse que a garantia é de hardware, e que não perdia a garantia caso trocasse o Sistema Operacional, inclusive, foi em uma das lojas Colombo que um vendedor me disse que a Dell dava este suporte de troca de Sistema Operacional, porem não valia apena, pois alem de demorar mais tempo para poder pegar o notebook, o valor do notebook não diminuiria pois o Windows é dado como ""bônus"" pela Dell.
Como estava com pressa para comprar um notebook (Fiquei +/- 1 mês sem computador, pois o meu computador antigo estava com um problema que não conseguia resolver, e o computador já tinha 5 ou 6 anos de uso), então acabei comprando um notebook na loja ao invés da compra online.

Uma coisa é fato 98% dos vendedores (e alguns promotores de vendas) aqui da Grande Porto Alegre, afirmam com convicção, que na troca do Sistema Operacional você perde toda a garantia do produto e que não dão garantia de software. :notOK: Se essa afirmação fosse verdadeira eles estariam efetuando ou venda casada ou venda de produto sem garantia (ambas infrações de direitos previstos na legislação brasileira de defesa do consumidor).

Acabei comprando um notebook Dell com Windows7 (porque em nenhuma das lojas havia um computador com o Ubuntu 12.04 ou com outra distribuição linux). :facepalm2:

Você não irá encontrar na grande Porto Alegre (pelo menos até hoje) computadores, netbook, notebook ou tablet com Ubuntu ou outra distribuição linux

Não há nenhuma divulgação sobre o Ubuntu, e quando há, geralmente são informações dúbias, controversas, e muitas vezes errôneas, com exceção daqueles que realmente o usam o Ubuntu ou outra distribuição linux.

É uma lastima ....
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 20:02

Entretanto, mais algumas novidades:

O problema não parece estar relacionado ao sistema de boot seguro (Secure Boot) que causou tanta controvérsia antes do lançamento do Windows 8. 

Um desenvolvedor do Ubuntu, Steve Langasek, confirmou em um comentário postado na semana passada que a Canonical (que coordena o desenvolvimento do Ubuntu) está em contato com a Samsung sobre o problema, mas que no momento não há revisão para o lançamento de uma atualização de BIOS que possa corrigí-lo.

Neste meio tempo, Langasek sugere aos usuários interessados em rodar o Ubuntu em uma das máquinas afetadas que baixem as imagens "daily" do sistema, que foram modificadas para evitar o problema.

Segundo o site The H, Linus Torvalds aprovou na manhã desta quinta-feira duas mudanças no kernel Linux que irão evitar o problema. Elas serão inclusas na versão 3.8 do kernel, e ao longo das próximas semanas também nas versões 3.0, 3.2, 3.4 e 3.7. 


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor miles_maverick » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 22:17

Jeferson Oliveira (01-02-2013, 0:36) escreveu:Isso é uma coisa chamada venda casada !!!!

Os notebooks da marca Samsung geralmente dão problemas com distribuições linux. Sem contar que você pode ver absurdos no próprio site da Samsung, sobre troca de Sistema Operacional como este:

Olá, tudo bem?
Não prestamos suporte para a troca de sistema operacional, pois este procedimento acarreta na perda de sua garantia.

Até mais
Morgana Samsung respondida em 9 meses atrás

fonte: http://answers.br.samsung.com/answers/7 ... stions.htm


Demorei muito para achar um vendedor que dissesse que a garantia é de hardware, e que não perdia a garantia caso trocasse o Sistema Operacional, inclusive, foi em uma das lojas Colombo que um vendedor me disse que a Dell dava este suporte de troca de Sistema Operacional, porem não valia apena, pois alem de demorar mais tempo para poder pegar o notebook, o valor do notebook não diminuiria pois o Windows é dado como ""bônus"" pela Dell.
Como estava com pressa para comprar um notebook (Fiquei +/- 1 mês sem computador, pois o meu computador antigo estava com um problema que não conseguia resolver, e o computador já tinha 5 ou 6 anos de uso), então acabei comprando um notebook na loja ao invés da compra online.

Uma coisa é fato 98% dos vendedores (e alguns promotores de vendas) aqui da Grande Porto Alegre, afirmam com convicção, que na troca do Sistema Operacional você perde toda a garantia do produto e que não dão garantia de software. :notOK: Se essa afirmação fosse verdadeira eles estariam efetuando ou venda casada ou venda de produto sem garantia (ambas infrações de direitos previstos na legislação brasileira de defesa do consumidor).

Acabei comprando um notebook Dell com Windows7 (porque em nenhuma das lojas havia um computador com o Ubuntu 12.04 ou com outra distribuição linux). :facepalm2:

Você não irá encontrar na grande Porto Alegre (pelo menos até hoje) computadores, netbook, notebook ou tablet com Ubuntu ou outra distribuição linux

Não há nenhuma divulgação sobre o Ubuntu, e quando há, geralmente são informações dúbias, controversas, e muitas vezes errôneas, com exceção daqueles que realmente o usam o Ubuntu ou outra distribuição linux.

É uma lastima ....


Quando comprei o Netbook nem vi sobre a garantia do Sistema Operacional, não aguentei e na primeira hora já estava tascando o Linux no netbook... :lol:

Nunca levei PC nenhum na Assistência Técnica, cobram muito caro pelo conserto... (Meu Netbook quebrou a tela, e seria no mínimo RS 350 na assistência técnica, e consegui por R$ 150 ~ R$ 250 em uma loja aqui perto)
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Willi@m » Ter, 5 de Março 2013, 15:12

Claudio Novais (01-02-2013, 19:02) escreveu:Entretanto, mais algumas novidades:

O problema não parece estar relacionado ao sistema de boot seguro (Secure Boot) que causou tanta controvérsia antes do lançamento do Windows 8. 

Um desenvolvedor do Ubuntu, Steve Langasek, confirmou em um comentário postado na semana passada que a Canonical (que coordena o desenvolvimento do Ubuntu) está em contato com a Samsung sobre o problema, mas que no momento não há revisão para o lançamento de uma atualização de BIOS que possa corrigí-lo.

Neste meio tempo, Langasek sugere aos usuários interessados em rodar o Ubuntu em uma das máquinas afetadas que baixem as imagens "daily" do sistema, que foram modificadas para evitar o problema.

Segundo o site The H, Linus Torvalds aprovou na manhã desta quinta-feira duas mudanças no kernel Linux que irão evitar o problema. Elas serão inclusas na versão 3.8 do kernel, e ao longo das próximas semanas também nas versões 3.0, 3.2, 3.4 e 3.7. 


Referências:






Bom dia,
Alguém poderia me informar se baixou a versão daily e teve algum problema?
estou com um Samsung 550p5c-ad2 e só falta essa informação para eu me aventurar na instalação do Ubuntu...

Obrigado!!!

Willi@m
 
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Março, 2013

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Março 2013, 15:20

A correção foi enviada pouco tempo depois Willi@m, talvez quase no mesmo dia. Basta ter as atualizações do Ubuntu em dia ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linuxs desatualizados podem danificar Samsungs com UEFI!

Mensagempor Willi@m » Ter, 5 de Março 2013, 15:28

Claudio Novais (05-03-2013, 14:20) escreveu:A correção foi enviada pouco tempo depois Willi@m, talvez quase no mesmo dia. Basta ter as atualizações do Ubuntu em dia ;)


Uhmm Valeu!!!
A versão Daily é a mais atualizada então?
Acho que não vou ter problemas em instalar ela né?
Sempre usei Ubuntu, nunca me deparei com um problemas desses...

Muito Obrigado!!!

Willi@m
 
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Março, 2013

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron