Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:20 Pesquisa avançada

Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Conhece algum jogo que quer partilhar? Tem questões sobre a instalação de um jogo? Não consegue passar um nível de um jogo? Uma simples atualização de informação sobre um jogo? Então esta é a secção!

Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Ivan Pedrozo » Seg, 19 de Novembro 2012, 4:24

Olá,

Pesquisei pelo conteúdo no fórum e não localizei nada sobre o assunto, talvez seja de interesse aos saudosistas, assim como eu. Embora confesso não ser muito fã de jogos, especialmente os que exigem vários comandos diferentes ao mesmo tempo, acabei encontrando para o Linux dois emuladores dos quais já fazia uso anteriormente no Windows, e posso notar desempenho mais alto em relação à compatibilidade com os jogos.

Não comentarei à respeito das roms por possuírem conteúdo proprietário, porém quem não as possui provavelmente conseguirá encontrá-las sem dificuldade pela web.

São eles:

Stella – Emulador para Atari 2600

Este foi muito simples e minha primeira descoberta, bastou abrir a “Central de programas” do ubuntu e digitar, não foi necessário adicionar nenhum repositório, após a instalação basta localizá-lo pelo dash, a qual em sua primeira execução irá solicitar que indique o caminho padrão para as roms que, caso não haja no momento, pode ser alterado facilmente em “Options – Config Paths – ROM Patch”.


Kega Fusion – Emulador Megadrive (Sega Genesis), Master System, Game Gear e Sega CD

O primeiro a se fazer é baixar os arquivos do emulador e do plugin de renderização do site oficial:

Kega Fusion - Linux

Render Plugins - Linux

Vá até a pasta onde foram gravados os downloads e clique com o botão direito do mouse no arquivo “Fusion363x.tar.gz”, podendo ele ter o nome alterado caso se atualize a versão, e clique em “extrair aqui”, será criada uma pasta com o nome de Fusion, que você pode movê-la para a pasta “Documentos” ou onde achar conveniente.

Abra a pasta e execute com clique duplo o arquivo “Fusion”, feche-o em seguida para que se possa completar a próxima etapa.

Volte a pasta de downloads, selecione o arquivo “Plugins(Linux).tar.gz” e com o botão direito do mouse clique em “extrair aqui”, a pasta “Plugins” será criada, clique nela com o botão direito do mouse e em “recortar”.

Agora vá até a “Pasta Pessoal” (/home) e digite no teclado cltr+H para que sejam mostradas as pastas ocultas, localize a de nome “.Kega Fusion” e cole dentro dela a pasta “plugins”, pode-se digitar cltr+H para ocultar novamente os arquivos e pastas de sistema.

Volte à pasta onde salvou o Fusion e execute-o, no meu caso, obtive melhores resultados com as roms do Sonic, Mortal Kombat 3 e Streets of Rage alterando a renderização em “Video – Render plugin – hq2x (Maxim Stepin). Após isso basta selecionar a rom para jogar em “File – Load Genesis / 32x Rom” para Megadrive (Genisis) ou conforme as outras opções.

Espero ter contribuído com algo, grande abraço a todos. :desdentado:
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Novembro 2012, 21:14

Efetivamente você fez um bom trabalho! Mostrou algo que cada um pode fazer e não caiu na tentação de incluir conteúdo ilegal!

Parabéns pelo resultado! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Ivan Pedrozo » Sáb, 24 de Novembro 2012, 22:07

Muito obrigado Cláudio!
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Renato Santos » Dom, 25 de Novembro 2012, 16:59

Existem outros ótimos emuladores para o Linux (não sei sobre os pacotes para o Ubuntu):

FCE Ultra (NES 8 bits)
Snes9x (Super Nintendo)
SDLMAME (Multiple Arcade Machine Emulator)
pSX Emulator (Playstation 1)

O Kega Fusion roda também jogos de Master System, Game Gear, Sega CD e Sega 32x.
Avatar do usuário
Renato Santos
 
Mensagens: 53
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Brasil

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor rodrigo_sabbat » Ter, 11 de Dezembro 2012, 0:34

Excelente tópico, Ivan Pedrozo! :yeah:
Falando em Mega Drive, tem como instalar o Kega Fusion no Ubuntu, assim como outros programas, com ícone e atalho no lançador? Porque, a princípio, parece que é só extrair e usar direto da pasta, mas eu preferia desse outro modo.

A propósito, já que falaram em emuladores, alguém já conseguiu configurar certinho e deixar funcional o MESS (Multiple Emulator Super System) ? Ah, já falando pra quem não conhece, o MESS seria um "super emulador" que rodaria várias plataformas em um só emulador. O problema é que não consegui fazer ele funcionar nunca. :upsiu:

Renato Santos, poderia passar o link para o Snes9x para Linux? Agradecido desde já! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Renato Ferreira » Qua, 12 de Dezembro 2012, 18:54

Baixei o Kega pela central ( bem acho que foi na central , já faz um tempão então nem lembro direito ) , o que acontece é que ele não quer ler as roms ...

Vou tentar instalar do jeito que você fez e depois posto aqui o que deu rs .
Avatar do usuário
Renato Ferreira
 
Mensagens: 75
Registrado em: 11 Novembro, 2012

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Saresa » Qui, 13 de Dezembro 2012, 20:57

Eu uso o Gens/GS. É um fork do Gens, que foi descontinuado, se não me engano. Consigo emular o Mega Drive e até o Sega CD nele. O problema é que só tem a versão 32 bits, e tive um trabalhão pra instalar no meu Ubuntu, que é 64 bits, e não lembro como =/

Para SNES uso o Snes9x, e para Playstation uso o PCSX.

Agora, alguém conhece um bom emulador para Nintendo 64?
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor miles_maverick » Sáb, 15 de Dezembro 2012, 12:42

Para snes prefiro o ZSNES... apesar dele ser feio pra caramba é um dos melhores na minha opinião...
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qui, 17 de Janeiro 2013, 3:44

Renato Ferreira, acho que não tem o Kega Fusion na Central de Programas. A não ser que isso varie de distro pra distro. O meu Ubuntu é o 12.04 LTS. Quando instalei o 12.10 pra testar, notei que "surgiram" alguns programas a mais na Central e outros "evaporaram".

Saresa, o Gens/GS é um excelente emulador de Mega Drive entre outros consoles da SEGA. Ele pesa um pouco na minha máquina, por isso uso o Kega. Ele roda bem na sua?
A propósito, de onde tirou o Snes9x pra Linux? Tenho a impressão que sou o único retardado que não o encontra! :lol:

miles_maverick, concordo com você. O ZSnes é feinho mas é muito bom! :)
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Emuladores Atari 2600 e Megadrive (Sega genesis)

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 17 de Janeiro 2013, 3:50

rodrigo_sabbat (17-01-2013, 2:44) escreveu:Renato Ferreira, acho que não tem o Kega Fusion na Central de Programas. A não ser que isso varie de distro pra distro. O meu Ubuntu é o 12.04 LTS. Quando instalei o 12.10 pra testar, notei que "surgiram" alguns programas a mais na Central e outros "evaporaram".

Saresa, o Gens/GS é um excelente emulador de Mega Drive entre outros consoles da SEGA. Ele pesa um pouco na minha máquina, por isso uso o Kega. Ele roda bem na sua?
A propósito, de onde tirou o Snes9x pra Linux? Tenho a impressão que sou o único retardado que não o encontra! :lol:

miles_maverick, concordo com você. O ZSnes é feinho mas é muito bom! :)


Sabbat,

O Stella tem na central de programas, já o kega fusion não mesmo, só fazendo o download e configurando manualmente. Eu também tentei instalar uma atalho para o Kega no menu do ubuntu, para que aparecesse como os outros no unity, porém li uma explicação que ensinava e na minha máquina não deu certo, deixo ele na minha pasta de documentos e executo por lá mesmo. :cry:
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Próximo

Voltar para Jogos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron