Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:58 Pesquisa avançada

Oi, eu sou Adriano!

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Adriano de Barros » Sex, 5 de Outubro 2012, 0:33

Olá eu sou Adriano, de Brasília.
Eu já acesso este fórum a um bom tempo, mas não havia me registrado ainda.
Sou iniciante no mundo linux, na verdade já faz dois anos que conheci o Ubuntu de fato mas, só agora eu resolvi migrar do Windows para o Ubuntu.
Instalei o Ubuntu 12.04 e o achei meio pesado e resolvi testar o Linux Mint por um tempo, mas como eu gostei da aparência do Unity eu resolvi tentar o Ubuntu novamente.
A minha única dificuldade no Linux é com relação ao programas, principalmente à suíte de escritório. Confesso que não estou conseguido substituir o MS office pelo Libre Office.
Por isso acho que manterei o Windows em dual boot.
Eu gosto muito deste fórum pois acho bem democrático e com um bom clima. Espero contribuir em algo.

Abraços.

Adriano de Barros
 
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Outubro, 2012
Localização: Brasília, Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor abdo » Sex, 5 de Outubro 2012, 0:39

Bem vindo Adriano

Normal esta fase de adaptação, nada demais você manter o dualboot com o windows, mas aproveite e instale o libre office tambem no windows e assim você vai se acostumando com a suite livre.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Outubro 2012, 0:57

Olá Adriano,

Seja muito bem vindo ao Fórum Ubuntued!! ;)

Sobre ser iniciante, tal como já deve ter visto aqui pelo fórum, pode contar com toda a nossa ajuda para resolver as suas dúvidas! :D

Quanto ao Unity, efetivamente o conceito é algo que gosto muito. Mas, sim, é pesado. Em todo o caso há várias conversas aqui no fórum que falam sobre isso e algumas delas reduzem a carga. Sugiro que as leias e as execute. Se tiver dúvidas, é só perguntar! :) Eis então os dois links que recomendo ler:

Quanto ao Office, tenho-o instalado e não tenho problemas (Utilizo praticamente só o Word, mas os outros parecem-me funcionar também)! Já usei o Office 2003, o 2007 (o mais estável na minha opinião) e agora uso o Office 2010. Eu fiz tópico sobre a sua instalação neste link abaixo, no entanto, não recomendo nem a alternativa 1 nem a 2, recomendo a 3:
viewtopic.php?f=13&t=1722&p=13968#p13968

A minha recomendação, da alternativa 3, basicamente utiliza o PlayOnLinux: ele instala o MS Office de forma praticamente automática. É extremamente simples. Para conhecer o PlayOnLinux veja o link abaixo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 5 de Outubro 2012, 13:20

Olá Adriano,

Seja :bemvindo: ao fórum :ubuntued:

Quanto a ser iniciante, recomendo mesmo que mantenha o Dual Boot, para a transição não ser muito drástica, pois ainda é preciso quebrar certos vícios do Windows, mas têm de ser feitos com calma! Tal como o @abdo refere, faça uma transição gradual do LibreOffice. Cá em casa foi fácil esta transição, pois para evitarmos recorrer a pirataria para termos a Suite MS Office só porque os outros usavam (pois ele tem sido um "assassino" para os nossos computadores, comendo perto de metade da RAM disponível...), nós passamos a usar OpenOffice mesmo no Windows e só eu é que passei a usá-lo em Windows e Linux. Actualmente usamos o LibreOffice (fork do OpenOffice) e estamos satisfeitos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Ron Alon » Sex, 5 de Outubro 2012, 16:08

Boas vindas, Adriano! Sinta-se livre para tirar todas as suas dúvidas.

Caso seu uso do MSOffice seja realmente necessário, veja este texto do Cláudio Como instalar o MS Office 2010 no Ubuntu
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Adriano de Barros » Sex, 5 de Outubro 2012, 16:50

Muito obrigado a todos! :)
Já estou testando a instalação do MSOffice no Ubuntu.
De qualquer forma vou me esforçar para me acostumar com o Libre Office.

Adriano de Barros
 
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Outubro, 2012
Localização: Brasília, Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 27 de Dezembro 2012, 14:15

Na minha opinião o MS Office realmente é muito superior à qualquer outra suíte de escritório e, digo mais, acho que não há nenhum substituto efetivo para o Outlook. Apesar de algumas deficiências, não há muito dificuldade para adaptação para quem já utilizou as versões 95 e 97 do pacote MS Office, similaridade com os menus e até mais recursos.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 27 de Dezembro 2012, 14:58

Olá Ivan,

Antes de mais eu utilizo o MS Office.

Bom, apesar de o usar, não acho que seja drasticamente melhor que o LibreOffice. Na minha opinião, acho que o LibreOffice falha em dois aspetos: a fraquíssima interface, completamente desfasada da modernidade; falhas quando os documentos são grandes.

Quanto ao segundo aspeto, repara-se bem nesse pormenor na Folha de Cálculo (Excel), em que se um ficheiro tem alguns milhares de linhas, a instabilidade é algo constante, ou estamos constantemente a guardar as alterações ou então iremos de certeza perder muito tempo a perder e refazer coisas que deram asneira (o programa bloquear).

Relativamente ao primeiro aspeto, na minha opinião é o maior problema. O facto de ter uma interface completamente old-school faz dele algo fraco à partida. Creio que se eles dessem uma melhorada nisso, ele iria combater frente-a-frente com o Microsoft Office e com isso ia dar mais empenho aos programadores. Assim, "ninguém" se importa com ele. Isto é uma realidade, acreditem.

E porque digo que o MS Office não é assim tão melhor? Por exemplo o Office tem muitos mais problemas de compatibilidade entre versões que o LibreOFfice. As coisas no LibreOffice mantêm-se bastante estáveis de versão em versão. Enquanto que no MS Office os problemas entre documentos guardados em diferentes versões do MS Office são muito frequentes.

Em suma, não acho que o diferencial seja gigante, no entanto, enquanto não mudarem coisas simples como a interface, essa ideia será sempre geral.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 27 de Dezembro 2012, 15:45

Claudio Novais (27-12-2012, 13:58) escreveu:Olá Ivan,

Antes de mais eu utilizo o MS Office.

Bom, apesar de o usar, não acho que seja drasticamente melhor que o LibreOffice. Na minha opinião, acho que o LibreOffice falha em dois aspetos: a fraquíssima interface, completamente desfasada da modernidade; falhas quando os documentos são grandes.

Quanto ao segundo aspeto, repara-se bem nesse pormenor na Folha de Cálculo (Excel), em que se um ficheiro tem alguns milhares de linhas, a instabilidade é algo constante, ou estamos constantemente a guardar as alterações ou então iremos de certeza perder muito tempo a perder e refazer coisas que deram asneira (o programa bloquear).

Relativamente ao primeiro aspeto, na minha opinião é o maior problema. O facto de ter uma interface completamente old-school faz dele algo fraco à partida. Creio que se eles dessem uma melhorada nisso, ele iria combater frente-a-frente com o Microsoft Office e com isso ia dar mais empenho aos programadores. Assim, "ninguém" se importa com ele. Isto é uma realidade, acreditem.

E porque digo que o MS Office não é assim tão melhor? Por exemplo o Office tem muitos mais problemas de compatibilidade entre versões que o LibreOFfice. As coisas no LibreOffice mantêm-se bastante estáveis de versão em versão. Enquanto que no MS Office os problemas entre documentos guardados em diferentes versões do MS Office são muito frequentes.

Em suma, não acho que o diferencial seja gigante, no entanto, enquanto não mudarem coisas simples como a interface, essa ideia será sempre geral.

Pois, nesse aspecto que referiste estou de acordo, o LibreOffice Calc ainda apresenta alguns problemas... Fazendo com que eu use o Gnumeric (ah pois, parece algo sem valor, mas é o que me tem safado xD ), pois consegue melhor compatibilidade entre formatos e é o que tem apresentado maior estabilidade!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Oi, eu sou Adriano!

Mensagempor Bitetti » Qui, 27 de Dezembro 2012, 16:06

E aeh Adriano.
Bom, n posso falar nada. Nem o Libre Office eu uso, abandonei sumariamento todos eles pelo Google Docs e Adobe Acrobat (ambos em Cloud).
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Próximo

Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes