Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:45 Pesquisa avançada

Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de progra

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Dezembro 2012, 19:52

Claudio Novais (12-12-2012, 18:50) escreveu:Não é isso. Disseste que ele instalava os indicadores, mas usa-os certo? Então tudo normal. Era mau era se não os usasse xD

A equipa do Xubuntu é que os instala, o xubuntu-desktop não, apenas os recomenda!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Dezembro 2012, 19:53

Mas usa-os ou não afinal? ainda não me respondeste ao cerne da questão! xD

Se recomenda então não usa como padrão, suponho eu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Dezembro 2012, 20:06

Claudio Novais (12-12-2012, 18:53) escreveu:Mas usa-os ou não afinal? ainda não me respondeste ao cerne da questão! xD

Se recomenda então não usa como padrão, suponho eu.

Se descarregares a ISO do Xubuntu, sim, os indicadores são usados (vê esta imagem, vês os ícones do envelope, som e rede no painel? são os indicadores que se vêem no painel do Unity).

Agora se instalares o meta-pacote do xubuntu-desktop no Ubuntu, é bem possível que o applet responsável pelos indicadores no painel do Xfce não seja instalado, pois ele será apenas recomendado e não obrigatório! Não te esqueças que existem outros sabores de Ubuntu e nem todos eles vêm com os indicadores instalados, por esta razão é que não devem incluir como conjunto de pacotes obrigatórios, dando ao utilizador a liberdade de instalar o que quiser! Eu recomendaria apenas a utilização de applets em vez de utilizar os indicadores, já que os últimos foram criados para trabalhar mais à base de ambientes Gnomes (apesar do Gnome-shell ser mais à base de "applets" que indicadores)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Dezembro 2012, 20:35

Sim era exatamente isso que eu queria chegar: os indicadores são pesados, portanto o melhor seria mesmo utilizar os applets. É que os indicadores, pelo que andei a ver, são uns verdadeiros gulosos de memória.

Quando estava a fazer o indicador do Forum do Ubuntued reparei que ele gasta muita memória. Isto ocorre pois não há nenhuma forma de fazer flush às entradas dos indicadores que foram removidas ¬¬ E isto é apenas um exemplo do peso deles!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Dezembro 2012, 21:47

Claudio Novais (12-12-2012, 19:35) escreveu:Sim era exatamente isso que eu queria chegar: os indicadores são pesados, portanto o melhor seria mesmo utilizar os applets. É que os indicadores, pelo que andei a ver, são uns verdadeiros gulosos de memória.

Quando estava a fazer o indicador do Forum do Ubuntued reparei que ele gasta muita memória. Isto ocorre pois não há nenhuma forma de fazer flush às entradas dos indicadores que foram removidas ¬¬ E isto é apenas um exemplo do peso deles!

A ideia da Canonical, em criar os indicadores, era boa, pois eles pretendiam criar um certo protocolo uniforme que pudesse ser aplicado em qualquer ambiente (Unity, Gnome, Xfce, LXDE, KDE, etc.), mas tendo em conta o que está a ser feito com o Unity, é normal que tenha esse problema, pois para eles não se pode dispensar qualquer informação, tudo é precioso para poderem estudar os seus utilizadores (os tão conhecidos «estudos comportamentais»)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Dezembro 2012, 22:02

Nem é por aí luís! Acho que falta-lhes um pouco de bom senso no desenvolvimento. Não fazerem flush à memória é um absurdo ainda para mais depois de já ter sido criticado há já um bom tempo.

Bastava-lhes fazer um fork padronizado aos applets do Gnome e pronto, indicadores feitos! Mas preferiram inventar largo :\

Vê aqui o erro:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... bug/569273

Eles dizem que corrigiram, mas na prática o problema persiste.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Dezembro 2012, 22:08

Claudio Novais (12-12-2012, 21:02) escreveu:Nem é por aí luís! Acho que falta-lhes um pouco de bom senso no desenvolvimento. Não fazerem flush à memória é um absurdo ainda para mais depois de já ter sido criticado há já um bom tempo.

Bastava-lhes fazer um fork padronizado aos applets do Gnome e pronto, indicadores feitos! Mas preferiram inventar largo :\

Vê aqui o erro:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... bug/569273

Eles dizem que corrigiram, mas na prática o problema persiste.

Canonical :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor leandrolopes » Sex, 14 de Dezembro 2012, 18:07

Não consigo mudar o tema do XFCE. Estou usando o Ubuntu 13.04 dentro do Virtual Box. Como faço pra mudar o tema?

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Janeiro 2013, 19:55

Olá Yury,

Para quando a Parte 3?

Entretanto, hoje vi isto no VOL e achei interessante se se realmente ocorre esse problema (como não uso o Xubuntu não sei se este problema é geral). Mas aqui fica a dica escrita pelo Fernando T. Da Silva:
Linux: Solução do atalho "Destinatário do E-mail" no Thunar - Xubuntu 12.10 [Dica] escreveu:

Solução do atalho "Destinatário do E-mail" no Thunar - Xubuntu 12.10



No Thunar, ao selecionar um arquivo com o botão direito do mouse e no menu suspenso (Menu de Contexto) escolher:
Enviar Para/Destinatário do E-mail

É exibido uma janela de aviso, dizendo que o arquivo ou diretório não foi encontrado, não sendo executado o cliente de e-mail padrão para anexar o arquivo selecionado.

Solução



Ao verificar o arquivo de atalho do sendto, que corresponde ao item "Destinatário do E-mail" do "Enviar Para", que está em /usr/share/Thunar/sendto/thunar-sendto-email.desktop, a última linha deste arquivo é:
Código: Selecionar todos
Exec=/usr/libexec/thunar-sendto-email %F

Nesta linha "Exec", verifiquei que não existe o caminho /usr/libexec no sistema, e por isto não é executado o cliente de e-mail. Mas o arquivo "thunar-sendto-email" existe no disco, só que ele está localizado em /usr/lib/i386-linux-gnu/Thunar/.

Você deve editar o arquivo "thunar-sendto-email.desktop" como administrador do sistema e alterar o caminho do comando "thunar-sendto-email", ficando desta forma:
Código: Selecionar todos
Exec=/usr/lib/i386-linux-gnu/Thunar/thunar-sendto-email %F

Abra o arquivo com um editor de texto ASCII puro.
sudo leafpad thunar-sendto-email.desktop


Faça as alterações, salve e pronto. Agora irá funcionar.

Obs.: Se qualquer janela do Thunar estiver aberta durante as alterações, é necessário fechar todas, para efetivar a nova configuração.

Dica também publicada em:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes