Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:42 Pesquisa avançada

Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Setembro 2011, 18:23

Olá a todos,

Antes de mais, tenho de agradecer a todos os utilizadores que participam ativamente no Forum Ubuntued :obrigado:
O motivo deste tópico é meramente informativo, no entanto, fico sempre à espera de participação saudável, nem que seja uma única palavra, seja ela qual for, é sempre agradável ver que vocês estão aí desse lado.

Bom, tal como podem ver pelo título deste tópico, quero mostrar o balanço dos 3 primeiros meses do Fórum Ubuntued. Na verdade, pois quero ser sincero convosco, pensava que ia ter bastante mais adesão, simplesmente porque o Blog Ubuntued tem bastante gente subscrita a receber as novidades diretamente (há mais de 5000 pessoas que recebem na hora as novidades do Ubuntued) para além dos habituais visitantes do site.
No entanto, os resultados ficaram um pouco aquém do que eu esperava, havendo pouca adesão inicial. No entanto, o crescimento tem sido contínuo e prova disso é o gráfico assim. Assim, espero que continuem a participar, cada vez mais, para que a vontade de participar dos outros utilizadores seja aumentada de forma a que, como consequência, faça o Forum crescer como está a crescer!

Entretanto, gostava de saber o que vocês acham do Forum, o ambiente, a estrutura visual, as abordagens, basicamente gostava de vos ouvir a opinar! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor JethroDawnfine » Ter, 27 de Setembro 2011, 18:54

Numa resposta rápida, pois estava passando rapidamente e essa resposta me veio quase que instantaneamente :P

A primeira coisa que me vem em mente com a sua pergunta, é o layout do fórum. Gostei bastante. Os ícones, a simbologia, cores, botões... tudo muito bonito. Clean. Bem diferente de muitos fóruns por aí.

Quanto aos temas dos tópicos, acho que acompanham o bom nível dos leitores do blog. Eu aprendi muito por lá, e certamente vou aprender mais por aqui.

Nada a reclamar, rs.
--
___________________________________________
لēŧħŗø щēŋפøŋςα (Dawnfine)

Facebook:
Jethro: http://www.facebook.com/jethrodawnfine
Dawnfine: http://is.gd/RNFRCr

http://www.myspace.com/dawnfine
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Avatar do usuário
JethroDawnfine
 
Mensagens: 45
Registrado em: 24 Setembro, 2011
Localização: Goiânia-GO/Brasil

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 27 de Setembro 2011, 19:03

Faço estas perguntas pois quero tentar pôr o Forum ubuntued o mais próximos dos leitores do blog Ubuntued, que vocês!

Por isso tento sempre saber o máximo do que vocês acham: do que gostam e não gostam para tentar aumentar o gosto em participar no Forum!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 27 de Setembro 2011, 19:18

Boa tarde :rei: (rsrrsrsrssr), desejo que o senhor esteja bem! :lol:

Bem, o que importa do crescimento do Fórum é sua consistência e nisso o Ubuntued Fórum tem se mostrado firme, mesmo que a quem de sua expectativa, mas está progredindo! :OK:

Quanto a minha opinião sobre o Fórum, tenho a lhe dizer que está em agradável nível de organização, respeitoso ambiente que contempla quase todas as principais faixas etárias (salvo alguns tópicos que apresentam certos teores como nudez que em minha opinião poderia ficar em Spoiler e explicado em texto sucinto o motivo de assim está), mas, o Fórum tá ótimo, eu gosto muito e tenho feito o possível pra sempre ajuda-lo a crescer em qualidade e conteúdo, acredito humildemente está conseguindo! :OK:

Agora uma critica, se possível de um jeito nesse excesso brutal de branco no site, nossa, meu monitor é LCD LED e tem um contraste extremamente auto, e isso aqui na minha face parece até o sol do meio dia... :P Muito difícil e cansativo para visão. No mais, só tenho a elogiar o site, meus sinceros parabéns e sinto-me feliz em poder participar junto com o pessoal desta ótima iniciativa sua, muito sucesso e vinda loga ao :ubuntued: Fórum!

Só mais uma coisa, se possível atraia USUÁRIAS de GNU/Linux Ubuntu ai pra participar conosco, pois, além da Anna, não vi mais nenhuma user do nosso querido Sistema Operacional por aqui e tá fazendo muita falta! :sneaky:

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor José Craveiro » Sex, 30 de Setembro 2011, 4:12

Começo por dizer que o branco como pano de fundo me dá uma sensação de limpeza e é algo que em outras salas muitas vezes não acontece; tomo o exemplo do fórum do ubuntu com aquela variedade de castanhos que certamente vem de versões anteriores do sistema. Sinceramente, não gosto ou simplesmente acho muito desatualizado... :notOK:

Para além de todo este branco que alguém poderia considerar como inacabado, que outro tom poderia ser? Por exemplo algum cinza claro até que os itens consigam o contraste necessário para uma boa visibilidade. Pois, sempre muito subjetivo!

A estrutura dos conteúdos na minha modesta opinião é bastante positiva, é bastante agradável percorrê-los ainda mais com a recente forma de procura e destaque dos últimos desenvolvimentos.

As abordagens aos temas, no geral não tenho nada de negativo a apontar, tenho consciência que muito pouco sei comparado com muitos que a este espaço dedicam muito do seu tempo e acho que me têm servido de grande ajuda em satisfazer muitas das minhas dúvidas. Acho que este espaço tem também uma componente social e por isso amigável que é muito importante no acolhimento de atuais membros bem como dos que estarão para vir.

É o que penso e como este tópico consiste num desfile de opiniões... :desdentado:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 30 de Setembro 2011, 19:35

Luciano Fx2 » Ter Set 27, 2011 7:18 pm escreveu:Agora uma critica, se possível de um jeito nesse excesso brutal de branco no site, nossa, meu monitor é LCD LED e tem um contraste extremamente auto, e isso aqui na minha face parece até o sol do meio dia... :P Muito difícil e cansativo para visão.


Olá Luciano,
Tenho a dizer que essa sua deixa fez-me rir bastante :desdentado:
Bem, relativamente a esse "problema", na verdade escolheu-se o branco simplesmente porque o site do Ubuntu também o utiliza! E por esse motivo, creio que não vamos alterar pois iriamos estar a distanciar do conceito visual do atual Ubuntu.

Por isso, creio que você devia era diminuir essa luminosidade, até porque eu também tenho um monitor LED e realmente, se tiver no máximo, dá muita luz! Aliás, mesmo que eu mudasse a côr, se você não diminuir essa luz, terá esse mesmo problema noutros sites, nomeadamente no Google Plus que também é bastante branco.

Apesar de dizer que esta cor será mantida, na verdade, sou da opinião que realmente o visual do Forum está demasiado simplista. Acho que precisava de algo mais definidor entre cada post de cada utilizador. O problema é que eu nunca descobri uma maneira bonita de resolver essa problemática!

Sobre a nudez, onde você encontrou isso? Acho que não existe, nem chega a perto sequer, até porque se isso acontecesse eu eliminaria! Creio que apesar de ter havido algumas imagens (poucas, mas houve) de pessoas femininas, acho que nunca houve abusos e por isso agradeço todas as participações dos utilziadores e da respetiva mentalidade positiva a evitar conteúdos desses que é mais que sabido que é desconfortável para muitos outros utilizadores.

Quanto às usuárias, bem, o primeiro passo é cada um de nós utilizadores do Fórum persuadir as amigas a utilizar o Ubuntu (como eu próprio já fui bem sucedido), depois é uma questão de tempo elas começarem a participar aqui! :desdentado:

De resto, e isto também relativamente à resposta do José, agradeço os elogios e agora continuemos a melhorar o fórum de forma a torná-lo o mais conhecido possível para termos uma boa forma de expandir o Ubuntu! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Perdidonline » Sex, 30 de Setembro 2011, 23:30

Olá,

o que eu gosto, e não sei se é possível aqui mas há em outros fóruns, é quando me mandam e-mail avisando que há novas respostas num tópico que deixei mensagem... mas de forma automática sabe. Tendo a opção de deixar de acompanhar, claro. Isso acaba fazendo com que o fórum fique movimentado, e sempre que um tópico for "ressuscitado", todos que comentaram anteriormente recebem notificação via e-mail e voltam pra ler os novos comentários e respondê-los... acho que fica muito dinâmico assim!

Perdidonline
 
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Setembro, 2011

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 1 de Outubro 2011, 0:54

A função referida por Perdionline acho que talvez seria uma mais valia; facilitava um acompanhamento muito mais direto dos posts aos quais havíamos participado; se não estou em erro seria algo parecido com a interação entre a nossa página no facebook e o email associado que pode receber todas essas notificações.

"o primeiro passo é cada um de nós utilizadores do Fórum persuadir as amigas a utilizar o Ubuntu"
Cláudio, o problema é que muitas ainda têm a (errada) noção de que tudo isto está fortemente associado quase exclusivamente ao público masculino! Acho que depende muito de cada um de nós contribuir para alterar esta visão algo deturpada porque facilmente diríamos: mas elas também utilizam o computador... :p é verdade, mas pode haver aqui algo importante que nos escapa e está nas nossas mãos descobrir isso. O importante a fazer o quanto antes (se detetada essa necessidade) seria desmistificar alguns pontos que poderão estar na origem dessa tão pequena participação.
Não raro se observa em vários fóruns ou simples blogs um desequilíbrio no nº de participações entre eles e elas ao que costumo chamar de sala azul e sala rosa.
Acho no entanto que este fórum até se distancia em certa medida de muitos outros que não parecem ter esta preocupação, o que não significa que muito pouco haja a fazer. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 1 de Outubro 2011, 2:00

Claudio Novais » 30 Set 2011 15:35 escreveu:
Luciano Fx2 » Ter Set 27, 2011 7:18 pm escreveu:Agora uma critica, se possível de um jeito nesse excesso brutal de branco no site, nossa, meu monitor é LCD LED e tem um contraste extremamente auto, e isso aqui na minha face parece até o sol do meio dia... :P Muito difícil e cansativo para visão.


Olá Luciano,
Tenho a dizer que essa sua deixa fez-me rir bastante :desdentado:
Bem, relativamente a esse "problema", na verdade escolheu-se o branco simplesmente porque o site do Ubuntu também o utiliza! E por esse motivo, creio que não vamos alterar pois iriamos estar a distanciar do conceito visual do atual Ubuntu.

Por isso, creio que você devia era diminuir essa luminosidade, até porque eu também tenho um monitor LED e realmente, se tiver no máximo, dá muita luz! Aliás, mesmo que eu mudasse a côr, se você não diminuir essa luz, terá esse mesmo problema noutros sites, nomeadamente no Google Plus que também é bastante branco.

Apesar de dizer que esta cor será mantida, na verdade, sou da opinião que realmente o visual do Forum está demasiado simplista. Acho que precisava de algo mais definidor entre cada post de cada utilizador. O problema é que eu nunca descobri uma maneira bonita de resolver essa problemática!

Sobre a nudez, onde você encontrou isso? Acho que não existe, nem chega a perto sequer, até porque se isso acontecesse eu eliminaria! Creio que apesar de ter havido algumas imagens (poucas, mas houve) de pessoas femininas, acho que nunca houve abusos e por isso agradeço todas as participações dos utilziadores e da respetiva mentalidade positiva a evitar conteúdos desses que é mais que sabido que é desconfortável para muitos outros utilizadores.

Quanto às usuárias, bem, o primeiro passo é cada um de nós utilizadores do Fórum persuadir as amigas a utilizar o Ubuntu (como eu próprio já fui bem sucedido), depois é uma questão de tempo elas começarem a participar aqui! :desdentado:

De resto, e isto também relativamente à resposta do José, agradeço os elogios e agora continuemos a melhorar o fórum de forma a torná-lo o mais conhecido possível para termos uma boa forma de expandir o Ubuntu! :yeah:


Boa noite :rei: (rsrsrs), desejo que vossa majestade esteja bem! :lol:

Bem, quanto a sua explicação, compreendo perfeitamente, mas, quanto ao meu contraste, ai que está! Mesmo baixando o bicho fica super claro (só falta por no zero e ainda produzir luminosidade :desdentado: ) de tão forte que é... Mas entendo, é tolerável...! Eu queria lhe sugerir uma ideia bem interessante que vi num site, ma ele tá fora do ar e o exemplo é bom visto, não comentado... :|

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Balanço dos 3 primeiros meses de Forum Ubuntued!

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 1 de Outubro 2011, 2:17

Boa noite, desejo que todos estejam bem!

Claudio, você permitiria que fosse aberto um tópico de papo tipo CHAT lá na área de OFF-TOPIC...?! Lógico, sempre respeitando as regras preestabelecidas pelo :rei:

Aproveitando o tópico, José Craveiro, prazer, desejo que esteja bem! Quando que você vai atualizar o seu Lucid Linx de 10.04.2 :arrow: 10.04.3...?! :idea:

Cuidado com os vírus em... :lol:

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Próximo

Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

cron