Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 17:35 Pesquisa avançada

Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Novembro 2012, 23:31


Você se lembra do MeeGo (Se não veja aqui)? Aquele sistema operacional que foi feito numa parceria entre Intel e Nokia e que já foi considerado um dos maiores falhanços da tecnologia por um site muito influente...

Hoje esse sistema operacional foi "reapresentado" ao mundo com uma nova forma: o Sailfish OS. A Jolla - empresa finlandesa fundada por ex-funcionários da Nokia - chamou a imprensa para a primeira demonstração de como a plataforma deve funcionar. O sistema não servirá apenas para smartphones, mas também para tablets, TVs inteligentes e outros aparelhos. 

Ao mesmo tempo em que a Jolla lançará celulares próprios, o Sailfish está sendo oferecido a outras fabricantes. Apostando no código aberto, os finlandeses querem que o projeto seja expandido de forma colaborativa com parceiros desenvolvedores e com o público. A SDK deve estar disponível em breve. 

Os principais focos do Sailfish, de acordo com a própria Jolla, são as características "multitarefa", personalização profunda e a "interação rápida e sem esforço", por mais que essas coisas pareçam um pouco incompatíveis. A empresa declarou que o sistema estará disponível para "várias tecnologias de chipset" e que a plataforma NovaThor, da ST-Ericsson, já tem suporte para o Sailfish.

Você pode ver o vídeo trailer aqui em baixo:


Apresentação completa aqui:


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Ron Alon » Sex, 30 de Novembro 2012, 19:46

Muito lindo! Será que, com gambiarra, se instala num aparelho android?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 2:41

Não sei, mas creio que isto vai tornar a nokia numa fénix. Claro está, se ela aceitar outros sistemas que não o "todo poderoso" windows (estou a dizer isto e acho o windows mobile muito bonito).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 11:24

Claudio Novais (01-12-2012, 1:41) escreveu:Não sei, mas creio que isto vai tornar a nokia numa fénix. Claro está, se ela aceitar outros sistemas que não o "todo poderoso" windows (estou a dizer isto e acho o windows mobile muito bonito).


Isso se a Nokia decidir usá-lo, pois o software não tem nenhuma relação com eles - a não ser estar sob responsabilidade de ex-funcionários dela.

Parece que a Nokia vai usar Android.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 13:56

Como são ex-funcionários conhecem-se, era por causa disso que eu dizia essa possibilidade :D

Android? será?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 15:09

Claudio Novais (01-12-2012, 12:56) escreveu:Como são ex-funcionários conhecem-se, era por causa disso que eu dizia essa possibilidade :D

Android? será?


Surgiu um chamado de emprego. Vi nas internets da vida...
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 7 de Dezembro 2012, 3:59

Parece bom.

Será que ganha ao FirefoxOS?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Sailfish: SO para celulares baseado no MeeGo! [Vídeo]

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 7 de Dezembro 2012, 13:24

Por acaso, com esta situação o mercado vai ficar ainda mais fracionado.

Android VS FirefoxOS VS SailfishOS VS iOS VS WindowsPhone. Já para não falar de outros que agora estão em queda vertiginosa creio eu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron