Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 10:24 Pesquisa avançada

Xubuntu Luna

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Xubuntu Luna

Mensagempor haystem » Ter, 20 de Novembro 2012, 21:50

Xubuntu Elementary!




Primeiro já aviso que não é uma nova distro! Agora os usuários do Xubuntu podem ter um desktop melhorado colocando alguns efeitos incríveis sem depender do COMPIZ que venhamos dizer pesa o desktop de tal modo que trava e reduz muito o desempenho do PC. Um exemplo disto é o próprio Ubuntu que usa o compiz, o desktop é bonito, interessante mas não é um dos mais rápidos.

Agora eu fiz um pequeno Tutorial demonstrando como ter aqueles incríveis efeitos do Elementary Os no Xubuntu sem precisar de muita coisa. Tudo o que temos que fazer é instalar 3 simples aplicativos que fazem o desktop ficar muito bonito e rápido como uma bala.

No vídeo Tutorial eu vou começar com o desktop puro mas com o tempo ele vai ser personalizado. Quando iniciar seu novo desktop vocẽ vai se surpreender com a velocidade e as novas animações. O vídeo serve para demonstrar como é possível personalizar o XFCE a qualquer gosto do usuário.

Desculpa qualquer coisa mas é o meu primeiro vídeo tutorial e espero que gostem.


O passo a passo está no vídeo e é muito simples qualquer usuário pode fazer em sua casa.

Testado e Aprovado:

1º Funciona no Xubuntu 12.04 e 12.10

2º Todos os efeitos funcionam perfeitamente.

3º A performance continua excelente e há casos de estar mais rápido do que no próprio Elementary OS.

4º A integração com a interface XFCE funciona perfeitamente

5º O plank docky e os aplicativos funcionam perfeitamente no XFCE também.


Testado e Reprovado:

1º Existe um bug no Gala quando está ativado o driver proprietário de vídeo onde o Screenshot não é possível ao contrario do driver open-source que funciona perfeitamente. O bug já foi reportado e a notícia é quem em breve vai estar solucionado.

Observações

Pessoal antes de mais nada leia e veja os dois vídeos atentamente. Erros pode ser causados pela falta de paciência.

Entenda que você está usando um outro gerenciador no XFCE que é o GALA, ele ainda está em BETA então pequenos erros no dia a dia podem SIM ocorrer.

Eu não vou poder ajudar todos os dias e para facilitar na questão dúvidas, poste todas aqui e não no comentário de vídeo do youtube. Vamos organizar o tópico pq a sua dúvida pode ser a de outros.

Pessoal relembre que eu estou sozinho solucinando dúvidas e fazendo os vídeos, então, pfvr tenha paciência. Se o pessoal do fórum puder ajudar eu agradeceria muito.

Algumas dúvidas podem demorar a solucionar, PQ? Pessoal eu não sou expert, conheço bastante de Linux mas não sou um gênio.


Tutorial parte 1







Tutorial parte 2






Todos os Efeitos Ativados





FlatStudio GTK theme Xubuntu 12.04/12.10



sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes && sudo apt-get update && sudo apt-get install flatstudio


Orta theme Xubuntu 12.04



sudo add-apt-repository ppa:kokoto-java/omgubuntu-stuff -y && sudo apt-get update && sudo apt-get install orta-gtk-theme -y



NO XFCE session adicionar os comandos:


Código: Selecionar todos
NOME: Plank
comando: plank


Código: Selecionar todos
NOME: Gala
comando: gala --replace


se vc remover o XFMW4

Código: Selecionar todos
NOME: GALA
COMANDO: gala


Ajustar o problema da barra azul e fonte gigante




Essa solução é simples basta apenas abrir o terminal e copiar o comando abaixo:

sudo apt-get install elementary-default-settings elementary-theme -y


E pronto basta reiniciar a sessão que o problema foi resolvido!

Mudar tema do barra de janelas e adicionar o botão minimizar






Para mudar o tema da barra e adicionar o botão minimizar é simples basta abrir o terminal e instalar o dconf-editor:

sudo apt-get install dconf-tools


Depois disso vá até o menu e digite dconf-editor

Quando o aplicativo abrir clique em org:



depois em pantheon:



CLicar em Desktop -> gala -> appearence:



Agora observe que em button-layout só existe a duas opções:



o que temos que fazer é incluir a opção minimize e para isso clique em duas vezes no campo e digite ,minimize deixando como a imagem abaixo:



pronto agora temos o botão ativado só que não temos a visão dele. Para consertar isso você tem que editar o tema, abaixo da opção de adicionar o botão minimizar possui o tema que provavelmente deve estar escrito elementary, vamos mudar para greybird(o tema pode ser qualquer um que você queira basta saber corretamente o nome do tema) e apertar enter. Pronto, seu botão minimizar vai aparecer normalmente.

Minha barra com o Tema Orta:





Diminuir o tamanho do menu Sling




Para mudar o tamanho do menu basta usar o dconf-editor o mesmo usado para adicionar o botão minimizar. Basta seguir a sequência org -> pantheon -> desktop-> slingshot e mudar o tamanho de columns para 3 e de raws para 2:



Melhorar a performance do Gala e do menu Sling no Xubuntu




A dica é simples e eu testei aqui. A mudança pode não ser muito perceptível mas a dica ajudar a melhorar a performance do Gala e do Sling no Xfce evitando que os efeitos fiquem quebrados ex: ao clicar no menu e a região fica transparente ou congelada e depois volta ao normal.

Abra o terminal e digite:

sudo leafpad /etc/environment


Quando abrir o leafpad copie e cole o que está escrito abaixo

CLUTTER_PAINT=disable-clipped-redraws:disable-culling

Agora salve o arquivo e reinicie a sessão.

Efeitos




Adicionar e visualizar Áreas de Trabalho: tecla SUPER+ S
Alternar entre janelas ativas : tecla ALT + TAB
Visualizar todas as Janelas ativas : tecla SUPER+ A
Zoom no desktop : tecla SUPER e +
Diminuir Zoom : tecla SUPER e -

Screenshots






[/quote]






Editado pela última vez por haystem em Dom, 25 de Novembro 2012, 19:41, em um total de 20 vezes.
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 20 de Novembro 2012, 21:58

Com a sua permissão, posso editar o tópico para corrigir o que está errado?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 20 de Novembro 2012, 22:07

Luis Cardoso (20-11-2012, 20:58) escreveu:Com a sua permissão, posso editar o tópico para corrigir o que está errado?

Editei, espero que não se importe, mas penso que assim fica mais perceptível!

Em todo o caso, aqui está o conteúdo antigo:
Spoiler:
Código: Selecionar todos
Xubuntu Luna!

Primeiro já aviso que não é uma nova distro! Agora os usuários do Xubuntu podem ter um desktop melhorado colocando alguns efeitos incríveis sem depender do COMPIZ que venhamos dizer pesa o desktop de tal modo que trava e reduz muito o desempenho do PC. Um exemplo disto é o próprio Ubuntu que usa o compiz, o desktop é bonito, interessante mas não é um dos mais rápidos.

Agora eu fiz um pequeno Tutorial demonstrando como ter aqueles incríveis efeitos do Elementary Os no Xubuntu sem precisar de muita coisa. Tudo o que temos que fazer é instalar 3 simples aplicativos que fazem o desktop ficar muito bonito e rápido como uma bala.

No vídeo Tutorial eu vou começar com o desktop puro mas com o tempo ele vai ser personalizado. O único problema é que eu não tenho como gravar os efeitos. O motivo deste problema se refere  quando eu ativo o GALA ele me dá os efeitos incríveis mas não permite a gravação do desktop "XFCE "LUNA". A surpresa fica por parte do usuário.

Desculpa qualquer coisa mas é o meu primeiro vídeo tutorial e espero que gostem.


O passo a passo está no vídeo e é muito simples qualquer usuário pode fazer em sua casa.

Tutorial:

[youtube] http://www.youtube.com/watch?v=rU0UgWx2plw [/youtube]

FlatStudio GTK theme :

1º sudo add-apt-repository ppa:noobslab/themes
2º sudo apt-get update
3º sudo apt-get install flatstudio

Ícones :

http://www.4shared.com/archive/6JeEuPmP/New_Elementarytar.html?


NO XFCE session adicionar os comandos:


NOME: Plank
comando: plank

NOME: Gala
comando: gala --replace

se vc remover o XFMW4

NOME: GALA
COMANDO: gala
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 20 de Novembro 2012, 22:15

Muito bom o tutorial, haystem! :yeah:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor Ron Alon » Ter, 20 de Novembro 2012, 22:19

õ/

elementary! :D
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 20 de Novembro 2012, 22:24

Boa partilha :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor haystem » Ter, 20 de Novembro 2012, 22:29

Luis Cardoso (20-11-2012, 20:58) escreveu:Com a sua permissão, posso editar o tópico para corrigir o que está errado?



como vc quiser!!! pode alterar
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor haystem » Ter, 20 de Novembro 2012, 22:32

yuryrodrigues (20-11-2012, 21:15) escreveu:Muito bom o tutorial, haystem! :yeah:



vlwww
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Novembro 2012, 1:03

Olá haystem,

Antes de mais, muito obrigado por esta excelente partilha! Acho ótimo ver todos nós a trabalharmos para o nosso bem, o bem comum! Não só me refiro aos vários tutoriais que apareceram nos últimos dias, nomeadamente este seu que é excelente apesar de curto ao nível de texto, mas também referi-me a esta atitude de toda a gente querer ajudar, por exemplo agora o Luís arranjando o tópico para que fique mais apelativo ao utilizador final.

Espero continuar a ver isto, pois isto é comunidade! Isto somos nós! Isto faz-nos crescer! ;)

Bom, quanto ao seu trabalho, antes de mais tenho a dizer que ficou ótimo, foi mesmo pena não incluir os efeitos. Acho que seria ótimo você filmar com uma câmara para todos aqueles utilizadores que estejam com receio passem a ficar convencidos rapidamente que isto é uma dica muito boa!!

Estou a dizer que é boa mas ainda não testei. Em todo o caso, espero que você ou alguém inclua aqui uma filmagem enquanto eu não experimento. Por fim, e não pense que estou a dizer mal do seu trabalho (isto é apenas uma recomendação), só não gostei de ver o link do 4shared! Ele exige que nos registemos e eu não gosto nada disso.

Para estes casos talvez a utilização do Gnome-Look seja uma alternativa perfeita.

Por fim, volto a dizer, muito obrigado pela excelente partilha! Espero sinceramente ver mais participações destas, pois eu cada vez mais penso que não estou no Xubuntu pois tenho o blog do Ubuntu que deve ter dicas para o Unity!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu Luna

Mensagempor haystem » Qua, 21 de Novembro 2012, 1:45

Claudio Novais (21-11-2012, 0:03) escreveu:Olá haystem,

Antes de mais, muito obrigado por esta excelente partilha! Acho ótimo ver todos nós a trabalharmos para o nosso bem, o bem comum! Não só me refiro aos vários tutoriais que apareceram nos últimos dias, nomeadamente este seu que é excelente apesar de curto ao nível de texto, mas também referi-me a esta atitude de toda a gente querer ajudar, por exemplo agora o Luís arranjando o tópico para que fique mais apelativo ao utilizador final.

Espero continuar a ver isto, pois isto é comunidade! Isto somos nós! Isto faz-nos crescer! ;)

Bom, quanto ao seu trabalho, antes de mais tenho a dizer que ficou ótimo, foi mesmo pena não incluir os efeitos. Acho que seria ótimo você filmar com uma câmara para todos aqueles utilizadores que estejam com receio passem a ficar convencidos rapidamente que isto é uma dica muito boa!!

Estou a dizer que é boa mas ainda não testei. Em todo o caso, espero que você ou alguém inclua aqui uma filmagem enquanto eu não experimento. Por fim, e não pense que estou a dizer mal do seu trabalho (isto é apenas uma recomendação), só não gostei de ver o link do 4shared! Ele exige que nos registemos e eu não gosto nada disso.

Para estes casos talvez a utilização do Gnome-Look seja uma alternativa perfeita.

Por fim, volto a dizer, muito obrigado pela excelente partilha! Espero sinceramente ver mais participações destas, pois eu cada vez mais penso que não estou no Xubuntu pois tenho o blog do Ubuntu que deve ter dicas para o Unity!


vlw pelo o que escreveu! vou mudar o link então para o Gnome-Look e vou gravar com uma câmera externa e ver como fica a imagem.
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes