Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 3:08 Pesquisa avançada

Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do XFCE

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do XFCE

Mensagempor yuryrodrigues » Dom, 18 de Novembro 2012, 16:35

Prévia




Instalação e Configuração Inicial do XFCE

Este tutorial será dividido em pelo menos 3 partes:

  1. Instalação e Configuração inicial;
  2. Otimização do XFCE e Instalação de programas extras;
  3. Personalização do Ambiente Gráfico e Compiz;


Esta ordem pode vir a mudar, mas, no momento ela está definida desta forma.

Antes de iniciar, pressupõe-se que o usuário está utilizando o Ubuntu. Sendo que todo este material foi testado no Ubuntu 12.10. Embora deva funcionar perfeitamente para o Ubuntu 12.04.

Qualquer dúvida não deixem de perguntar!


Instalação do Apt-Fast

Primeiramente, devemos instalar o apt-fast. Ele não é obrigatório, no entanto, recomento a todos os utilizadores. Pois ele aumenta a velocidade de download de programas e atualização do Ubuntu.
Como vamos realizar diversas instalações, ele com certeza é um grande diferencial para agilizar esta tarefa.

sudo add-apt-repository ppa:apt-fast/stable -y && sudo apt-get update
sudo apt-get install axel apt-fast


Não se preocupe com as perguntas que aparecerão. Deixe como o padrão, apenas de OK.

Para mais informações recomendo o guia do Ubuntued: Apt-Fast: Agilize a instalação e atualização de programas do Ubuntu


Instalação do XFCE

Agora vamos instalar o XFCE:

sudo apt-fast install xubuntu-desktop


Após a instalação reinicie o computador. Na hora de realizar o login deve-se escolher a Sessão do XFCE.




Se você notar, existe dois tipos de opção: Sessão do XFCE e Sessão do Xubuntu. Deve-se escolher a primeira. Por que ela é a mais completa, trazendo em si todo o poder do ratinho.

Escolhendo a segunda opção, você terá uma mistura do Ubuntu com o XFCE. Que pela minha experiência nada trouxe de vantagem, pelo contrário, tive alguns problemas com a mesma.

Clique em OK:



Digite sua senha e dê Enter:



Assim que o XFCE estiver iniciado, ele lhe mostrará uma caixa de diálogo com uma pegunta. Clique em Usar configuração padrão:



Logo após será mostrada a Área de Trabalho:



E como podem notar, o Ratinho já bem bonito por padrão :)


Configurações Iniciais

Agora realizaremos as primeiras configurações do nosso novo ambiente. Para isto, vá no Menu de aplicativos > Configurações > Gerenciador de Configurações



O seguinte programa se abrirá:



Clique na primeira opção: Ajustes do Gerenciador de Janelas



Vá até a última aba, Compositor. Nela habilite todas as opções, como mostrado abaixo:



Você notará imediatamente a mudança na aparência das janelas.

Estas opções habilitam a composição gráfica da tela. Permitindo que programas como o Cairo-Dock possam funcionar corretamente.

Pode ocorrer um certo crash no XFCE. Por isto, reinicie a sessão. Vá no conto superior direito da barra de tarefas e clique no seu nome de usuário, depois em Sair



Desmarque a opção Salvar sessão para próximos inícios e clique em Encerrar sessão



Logo após, faça login novamente na Sessão do XFCE.

Vá novamente até o Gerenciador de Configurações e clique em Aparência



Você notará diversas abas na janela que aparecerá. Mas, neste momento nos preocuparemos com a aba Fontes. Nela marque as opções como abaixo:



Estas opções permitem uma melhor Renderização das fontes. Tornando elas mais legíveis e bonitas.

Clique no botão Todas as configurações:



Selecione Gerenciador de Janelas:



Vá na aba Avançados e desmarque a opção abaixo:



Isto fara com que toda janela que encostar nas bordas da tela tem o feito de Grade. Para ver em ação, seleciona uma janela que permita redimensionamento (as janelas de configurações não permitem) e araste ela até as bordas da tela.

Se não notar, não se preocupe. Assim que personalizarmos o XFCE você notará com mais facilidade.

Clique em Todas as configurações. Depois selecione Mídias e Unidades Removíveis e marque as opções abaixo:



Elas farão que todo CD, Pendrive ou qualquer outra mídia removível, quando inserida seja automaticamente montada. Ficando prontas para uso.

Por causa disto elas são opções que considero altamente importantes.

Clique no botão Fechar. No Gerenciador de Configurações seleciona a opção Teclado:



Vá até a aba Atalhos de aplicativos. Dê dois cliques onde está escrito <Alt>F3:



Aparecerá uma janela onde você deverá digitar o comando de teclado que abrirá o Menu do XFCE. Este menu é parecido com o do Unity, onde pode-se pesquisar os programas.

Portanto, tecle a tecla Windows, espere um pouco e largue:



No Ubuntu 12.10 existe um bug no XFCE, que faz com que o menu demore alguns segundos para aparecer. Mas existe uma solução. Dê dois cliques onde está escrito xfce4-appfinder:



Adicione o o texto --disable-server na frente do comando:



Clique em Ok.

Depois dê dois cliques agora no comando xfce4-appfinder --collapsed:



Na janela que aparecer, adicione novamente o texto --disable-server na frente do comando:



Pronto, para testar clique na tecla Windows e espere alguns segundos. Se tudo ocorreu bem aparecerá a tela abaixo:



Digite o nome de qualquer programa na caixa de texto e verá ele aparecer na parte direita da tela:



Já está bem parecido com o Dash do Unity, não?

Clique na divisória e araste até o canto esquerdo do programa:



Ficando desta forma:



Clique em Preferências:



Na tela que aparecer marque as opções abaixo:



Eu particularmente gosto desta maneira.

Mas que tal personalizar o nosso Dash mais ainda? Marcando a opção Ver itens como ícones, ele ficará assim:



Selecione a opção Texto ao lado de ícones ele ficará assim:



No campo Tamanho do ícone de itens você pode alterar o tamanho dos ícones:



A configuração que utilizo no meu computador e acho a mais bonita é esta abaixo:



Para deixar uma aparência mais agradável, você pode redimensionar a tela do programa:



Eu gosto desta maneira, 3 linhas e 5 colunas. Mas você pode deixar do jeito que gostar.

Se aumentar o programa demais e não conseguir diminuir a tela, clique em Preferências e desmarque a opção Ver itens como ícones. Depois diminua a tela do programa até um tamanho razoável, em seguida marque novamente a opção Ver itens como ícones e deixe a tela do tamanho que achar mais agradável.

Se você não souber como se movimentar entre os programas é fácil: digite no campo de busca o nome do programa, depois clique duas vezes na tecla de seta para baixo, logo após utilize as setas para selecionar o programa, em seguida tecle Enter.

Portanto, a partir de agora, toda vez que você teclar a tecla Windows o Dash do XFCE irá aparecer.

E caso tecle ALT+F2 é a tela abaixo que se mostrará:



A parti dela é possível executar comando, como por exemplo, iniciar um aplicativo:



Pressionando simultaneamente as teclas SHIFT+Seta para baixo é possível abrir o Dash:



Volte ao Gerenciador de Configuração e selecione a opção Sessão e Inicialização:



Vá até a aba Avançados e deixe todas as opções desmarcadas:



Na aba Início automático de aplicativo você deve desmarcar os seguintes programas:

  • Applet Blueman – Somente se não utilizar Bluetooth.
  • Gerenciador Bluetooth – Somente se não utilizar Bluetooth.
  • Gerenciador de energia – Se não estiver usando Notebook.
  • Miniaplicativo de fila de impressão – Caso não utilize impressora.
  • Monitor de cópia de segurança – Se não utilizar o programa de backup Deja Dup.
  • Notificador de atualizações – Não vejo necessidade dele iniciar junto com o computador. Utilize o terminal para procurar e instalar atualizações, ou, através do programa manualmente.
  • Protetor de tela – Programa que considero desnecessário.
  • Ubuntu One – Caso não utilize este programa para armazenamento na nuvem, desmarque.
  • XFCE Volume Daemon – Notificação sobre alteração do volume de som. Não vejo necessidade. Mas caso goste, pode deixar marcado.
  • Zeitgeist Datahub – Não há a mínima necessidade deste programa. Ele é um "espião", grava todos os softwares e sites abertos. Sendo utilizado principalmente no Unity, mas como estamos no XFCE, deixe desmarcado.

Os programas essenciais que não podem ser desmarcados são estes:



Agora marque os seguintes programas:



Se estas opções não forem marcadas, alguns programas(o navegador Chromium, por exemplo) podem apresentar problemas de compatibilidade com o XFCE.




Chegamos ao final da primeira parte deste tutorial, simples mas fundamental para o bom funcionamento do XFCE.

As próximas partes serão lançadas em poucos dias. Elas que irão demonstrar o verdadeiro poder de personalização e rapidez do ratinho.
Editado pela última vez por yuryrodrigues em Ter, 20 de Novembro 2012, 2:32, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 1 -Intalação e Configuração Inicial do

Mensagempor zilog » Seg, 19 de Novembro 2012, 12:24

Muito bom tutorial.

"Instalação" está com um pequeno erro ortográfico em 3 sítios.

Era um tutorial destes que eu precisava.
Já há muitos anos que eu instalo o Linux com dual boot com o Windows.
Já usei muitas distribuições, desde o Mandrake, Mandriva, Fedora, Mint, Ubuntu, mas acabo sempre por retirar o Linux e ficar só com o Windows. Desta vez instalei o Ubuntu, com o Unity e não gostei. É muito lento (P4 @ 2,6Ghz, 1Gb RAM, nVidia FX5200) e não gostei mesmo.
Instalei o Xubuntu e achei mais leve.

Quando se instala o Windows ou o Linux, temos sempre que configurar o sistema ao nosso gosto, no Windows em personalização, pouco ou nada há a fazer. É só instalar os programas que se usa e está feito.

No Linux é bem diferente. Temos muito por onde escolher e às vezes, quanto mais tempos para escolher, mais difícil é a escolha. Desta vez, fiz uma lista de passos a executar, depois da instalação do Xubuntu, mas neste caso, vou re-instalar o Xubuntu de novo e seguir os teus passos, mas em alguns casos, prefiro as minhas escolhas.

Não sabia que havia diferença entre a sessão XFCE e o Xubuntu.

Bom tutorial e aguardo as outras partes.

ZiLOG
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Tutorial - Parte 1 -Intalação e Configuração Inicial do

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 19 de Novembro 2012, 13:26

zilog (19-11-2012, 11:24) escreveu:Muito bom tutorial.


Obrigado! :yeah:
Já inicie a segunda parte, da que uns 2 dias ela já está pronta.

zilog (19-11-2012, 11:24) escreveu:"Instalação" está com um pequeno erro ortográfico em 3 sítios.


:ups: Já arrumei. :ups:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor rodolfomolnar » Seg, 19 de Novembro 2012, 23:03

Show excelente tuto -Parábens Yuri - continue assim, porque tem muito pra vc mostra dessa interface., por isso que eu adotei o xubuntu-XFCE, leve e rápido e aqui já faz dois meses que roda que é uma maravilha, nunca - nunca mesmo - travou ou deu problema.E olha que tá atualizado o xfce e o thunar.

Ps: no próximo tuto mostra como atualizar o xfce (para 4.10) e thunar (para 1.5.2 - que depois de atualizado abre abas na mesma janela), acho ideal.

rodolfomolnar
 
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Novembro, 2012

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 20 de Novembro 2012, 0:17

rodolfomolnar (19-11-2012, 22:03) escreveu:Show excelente tuto -Parábens Yuri - continue assim, porque tem muito pra vc mostra dessa interface., por isso que eu adotei o xubuntu-XFCE, leve e rápido e aqui já faz dois meses que roda que é uma maravilha, nunca - nunca mesmo - travou ou deu problema.E olha que tá atualizado o xfce e o thunar.

Ps: no próximo tuto mostra como atualizar o xfce (para 4.10) e thunar (para 1.5.2 - que depois de atualizado abre abas na mesma janela), acho ideal.


Obrigado! :D

Sim, estarei mostrando como atualizar o XFCE e o Thunar. O suporte a abas do Thunar era o que faltava para ele ficar completo.

Também mostrarei a utilização do PcManFM, que é o gerenciador de arquivos do LXDE. Pois considero ele o melhor de sua categoria atualmente.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 20 de Novembro 2012, 0:31

Yury, ENORME artigo em termos de qualidade! (e claro em tamanho :D)

Adorei ver um artigo com tanto conteúdo e tão detalhado como os artigos do Ubuntued costumam ser! Acredite que fico mesmo mesmo feliz em ver tamanha pro-atividade aqui no forum! Muito obrigado por esta partilha! Ao ver o vídeo deu-me uma vontade enorme de formatar o Ubuntu principal (com unity ¬¬) e seguir este artigo.

Só queria dizer uns pormenores: o tema original das janelas é o que você mostra nas imagens? Sinceramente não gosto muito xfce4-appfinder. Preferiria um Gnome-Do ou um mais novo: o Synapse. Se ainda tiver os erros que o zilog referiu, corrija! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 20 de Novembro 2012, 0:52

deu vontade de experimentar. o video está fluido
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 20 de Novembro 2012, 0:58

Claudio Novais (19-11-2012, 23:31) escreveu:Yury, ENORME artigo em termos de qualidade! (e claro em tamanho :D)

Adorei ver um artigo com tanto conteúdo e tão detalhado como os artigos do Ubuntued costumam ser! Acredite que fico mesmo mesmo feliz em ver tamanha pro-atividade aqui no forum! Muito obrigado por esta partilha! Ao ver o vídeo deu-me uma vontade enorme de formatar o Ubuntu principal (com unity ¬¬) e seguir este artigo.

Só queria dizer uns pormenores: o tema original das janelas é o que você mostra nas imagens? Sinceramente não gosto muito xfce4-appfinder. Preferiria um Gnome-Do ou um mais novo: o Synapse. Se ainda tiver os erros que o zilog referiu, corrija! :D


Obrigado xD

Sim o tema que utilizei nas imagens é o original do XFCE. Nenhuma personalização foi feita até o momento.

Eu particularmente não gosto do Gnome-Do nem do Synapse, o designer deles são feios e pouco produtivos, pelo menos para mim. Já o xfce4-appfinder é mais bonito, rápido e produtivo. Por causo disto que tenho ele como menu principal.

Já corrigi os erros de ortografia. :ups:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 20 de Novembro 2012, 1:00

Rafael Schonberg (19-11-2012, 23:52) escreveu:deu vontade de experimentar. o video está fluido


Se experimentar não conseguirá largar 8)

O xfce mostrado no vídeo está lento por causa da gravação. Quando não estou gravando ele é mais rápido e fluído! 8)
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 1-Instalação e Configuração Inicial do

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 20 de Novembro 2012, 1:28

yuryrodrigues (19-11-2012, 23:58) escreveu:Eu particularmente não gosto do Gnome-Do nem do Synapse, o designer deles são feios e pouco produtivos, pelo menos para mim. Já o xfce4-appfinder é mais bonito, rápido e produtivo. Por causo disto que tenho ele como menu principal.


Eles têm os seus temas! :D

Bom, eu não gosto muito do appfinder exatamente por causa do design. Não gosto muito de ver o um lançador como uma aplicação normal xD Gosto de ver um lançador algo como o Gnome-Do, ou Synapse, ou Dash do Unity, ou Dock ou até o simples mas na minha opinião lindo Spotlight do MacOS.

Mas claro que isto aqui é algo relativo a gostos pessoais e não a produtividade. Todos eles são otimamente produtivos ;) (aparte do Unity que é lento xD)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron