Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:42 Pesquisa avançada

Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes deb

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes deb

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Setembro 2011, 11:44

Olá a todos!

Como já devem ter reparado, quando se descarrega um pacote debian e o queremos instalar, este abre o Centro de Programas Ubuntu. Este por sua vez vai em busca de actualizações, o que provoca uma ocupação do CPU louca, tornando-se um pouco incómodo para quem possui computadores com apenas um CPU (ou núcleo), pois leva a uma diminuição de produção. Então existem duas alternativas, o uso do dpkg na consola ou o GDebi.

Para os amantes da consola, o dpkg pode ser suficiente para quem conhece a forma como instalar e resolver as suas dependências.

Já para aqueles que preferem o ambiente gráfico e/ou são iniciantes no mundo Linux, o GDebi poderá ser a solução. Para tal, para o instalar basta digitar no terminal ou clicar no botão:

sudo apt-get install -y gdebi


Depois de instalado, terão de ir a um ficheiro .deb e com o botão direito do mouse seleccionar a opção Propriedades. Na aba (separador) Abrir Com seleccionem o Instalador de Pacotes GDebi e fechem a janela. A partir deste momento sempre que derem duplo clique num pacote debian, este será processado pelo GDebi evitando assim o excesso de processamento que o Centro de Programas Ubuntu impõe numa simples tarefa!

Espero ter ajudado ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor leandrolopes » Sex, 16 de Setembro 2011, 12:34

Luis Cardoso » 16 Set 2011, 08:44 escreveu:Olá a todos!

Como já devem ter reparado, quando se descarrega um pacote debian e o queremos instalar, este abre o Centro de Programas Ubuntu. Este por sua vez vai em busca de actualizações, o que provoca uma ocupação do CPU louca, tornando-se um pouco incómodo para quem possui computadores com apenas um CPU (ou núcleo), pois leva a uma diminuição de produção. Então existem duas alternativas, o uso do dpkg na consola ou o GDebi.

Para os amantes da consola, o dpkg pode ser suficiente para quem conhece a forma como instalar e resolver as suas dependências.

Já para aqueles que preferem o ambiente gráfico e/ou são iniciantes no mundo Linux, o GDebi poderá ser a solução. Para tal, para o instalar basta digitar no terminal ou clicar no botão:

sudo apt-get install -y gdebi


Depois de instalado, terão de ir a um ficheiro .deb e com o botão direito do mouse seleccionar a opção Propriedades. Na aba (separador) Abrir Com seleccionem o Instalador de Pacotes GDebi e fechem a janela. A partir deste momento sempre que derem duplo clique num pacote debian, este será processado pelo GDebi evitando assim o excesso de processamento que o Centro de Programas Ubuntu impõe numa simples tarefa!

Espero ter ajudado ;)


Muito boa esta dica. Valeu mesmo. :OK:

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 16 de Setembro 2011, 20:50

Luís, será que podes fazer um artigo sobre isto? acho isto muito importante. Eu por acaso não utilize o Centro de programas do Ubuntu, exatamente como diz aqui no artigo. No entanto, nunca fiz um artigo sobre isso, com muita pena minha. Será que podes então fazer um artigo sobre isto? é que em termos de peso (carga de processamento), é uma vantagem enorme utilizar o gdebi!!

Parabéns por esse excelente trabalho! :yeah:

Já agora, alternativamente a ir às propriedades de um ficheiro Deb, podes utilizar o UBuntu Tweak! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 16 de Setembro 2011, 21:14

Claudio Novais » 16 Set 2011, 20:50 escreveu:Luís, será que podes fazer um artigo sobre isto? acho isto muito importante. Eu por acaso não utilize o Centro de programas do Ubuntu, exatamente como diz aqui no artigo. No entanto, nunca fiz um artigo sobre isso, com muita pena minha. Será que podes então fazer um artigo sobre isto? é que em termos de peso (carga de processamento), é uma vantagem enorme utilizar o gdebi!!

Parabéns por esse excelente trabalho! :yeah:

Já agora, alternativamente a ir às propriedades de um ficheiro Deb, podes utilizar o UBuntu Tweak! ;)

Sim, poderei fazer!
Quanto ao Ubuntu Tweak, na altura em que deixei esta dica estava a instalar o Google Chrome e ainda não tinha o Tweak instalado... Logo tive de fazer da maneira antiga xD Mas foi bem lembrado ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Março 2012, 23:39

Entretanto como nunca mais apareceu nenhum artigo teu Luís, resolvi fazer um. Aqui fica:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 24 de Março 2012, 13:29

Ótima dica! Apesar de que o USC aqui abre rápido. O.o
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Março 2012, 14:19

Acerca do tempo que demora todo o processo no USC, a menos que isso esteja a ocorrer desde há muito pouco tempo, recordo que os pacotes deb que instalei através dele nunca demoraram esse tempo todo! Se houve diferença de tempo entre a instalação de software direto do USC e deb's que o utilizam para se instalarem, não sei, mas se tivesse notado toda essa diferença seria lago que chamaria muita atenção, bom, só sei dizer que não notei isso. :|
Agora que o USC demora exageradamente na abertura e consome Himalaias de recursos, isso é perfeitamente visível! o.0

Após ter criado um ficheiro no A.T. e renomeá-lo incluindo ".deb", fui às Propriedades, aba "Abrir com" e o "Instalador de Pacotes" (GDebi) não constava da lista e o botão Adicionar em baixo não estava operacional para efetuar uma procura por alternativas! :\
De qualquer forma ao clicar o direito do rato sobre o ficheiro, o Instalador de Pacotes consta dessa lista, é só por dizer que a abertura destes ficheiros diretamente do GDebi não se irá fazer por definição. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 24 de Março 2012, 15:53

José Craveiro » 24 Mar 2012, 14:19 escreveu:Acerca do tempo que demora todo o processo no USC, a menos que isso esteja a ocorrer desde há muito pouco tempo, recordo que os pacotes deb que instalei através dele nunca demoraram esse tempo todo! Se houve diferença de tempo entre a instalação de software direto do USC e deb's que o utilizam para se instalarem, não sei, mas se tivesse notado toda essa diferença seria lago que chamaria muita atenção, bom, só sei dizer que não notei isso. :|
Agora que o USC demora exageradamente na abertura e consome Himalaias de recursos, isso é perfeitamente visível! o.0

Após ter criado um ficheiro no A.T. e renomeá-lo incluindo ".deb", fui às Propriedades, aba "Abrir com" e o "Instalador de Pacotes" (GDebi) não constava da lista e o botão Adicionar em baixo não estava operacional para efetuar uma procura por alternativas! :\
De qualquer forma ao clicar o direito do rato sobre o ficheiro, o Instalador de Pacotes consta dessa lista, é só por dizer que a abertura destes ficheiros diretamente do GDebi não se irá fazer por definição. :|

Bem, a minha dica aqui apresentada, foi ainda com o Ubuntu 11.04, pois se repara foi em Setembro de 2011, logo ainda não tinha saído o 11.10! Por isso é bem possível que isso tenha acontecido!



Claudio Novais » 23 Mar 2012, 23:39 escreveu:Entretanto como nunca mais apareceu nenhum artigo teu Luís, resolvi fazer um. Aqui fica:

:facepalm2: pois...

Parabéns pelo teu fantástico artigo :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Março 2012, 21:17

José Craveiro, creio que a velocidade do USC vai-se degradando conforme o tempo de uso, provavelmente com o número de repositórios adicionados.

Entretanto, sim no Ubuntu11.10 parece não querer aparecer para o escolher como opção padrão. Exatamente por causa disso, no referido artigo de hoje acrescentei uma alternativa que resolve o problema muito facilmente! ;)




Obrigado Luís! Por acaso, só me lembrei do tópico mesmo no fim, aliás, estava a escrever já a alternativa quando dei conta que me lembrava vagamente de teres feito este tópico! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Contornar uso do Centro de Programas Ubuntu - pacotes de

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Março 2012, 0:55

Spoiler:
Claudio Novais » Sáb Mar 24, 2012 9:17 pm escreveu:José Craveiro, creio que a velocidade do USC vai-se degradando conforme o tempo de uso, provavelmente com o número de repositórios adicionados.

Entretanto, sim no Ubuntu11.10 parece não querer aparecer para o escolher como opção padrão. Exatamente por causa disso, no referido artigo de hoje acrescentei uma alternativa que resolve o problema muito facilmente! ;)




Obrigado Luís! Por acaso, só me lembrei do tópico mesmo no fim, aliás, estava a escrever já a alternativa quando dei conta que me lembrava vagamente de teres feito este tópico! :D


Cláudio, há um pormenor agora, quai o ppa "atualizado" para a versão 11.10 já que o artigo aponta para versões todas elas antigas e será o ubuntu-tweak será aceite pelo Cinnamon? :| Por exemplo, o xfce do xubuntu não aceitava!
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes