Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 20:42 Pesquisa avançada

Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Março 2012, 18:00

Produzindo iPhones, na China, a 8 dólares, Apple fecha ano com 100 milhões de aparelhos vendidos



A Apple comercializou nada menos que 100 milhões de aparelhos em 2011. Destes, 70 milhões são de iPhones, comercializado a partir de um preço médio de US$ 600, dos quais, pelo menos US$ 250 são de lucro.A informação é do Business Insider, publicada no jornal americano New York Times. O chocante da reportagem, no entanto, não é a clara dimensão de poder econômico da empresa fundada por Steve Jobs, mas suas cifras quando a questão é a produção desses pequenos notáveis.

Nos Estados Unidos, o custo de produção é de US$ 73 por cada aparelho vendido por mais de US$ 500 (No Brasil, alguns aparelhos são comercializados acima dos R$ 1,6 mil).

Mas boa parte dos iPhones, na verdade, é produzida fora do território americano, de preferência na China, onde fabricar um desses ′produtos-desejos-de-consumo` custa cerca de US$ 8 (pouco menos de R$ 14).

De acordo com a matéria, como grande parte dos componentes do iPhone são fabricados fora dos Estados Unidos, a importação do material para finalização do aparelho em território americano traria custos desnecessários à Apple, diminuindo a margem de lucro.

Una esse fator à dimensão e agilidade das fábricas chinesas e terá a fórmula do sucesso.Para se ter uma ideia, a tela do iPhone, como foi concebido, foi alterado do plano original semanas antes de chegar ao mercado, o que, obviamente, interferiu diretamente nas linhas de montagem. Na China, a mudança foi encarada como um desafio natural e cerca de oito mil empregados, que dormiam dentro de uma das próprias fábricas da Foxconn, foram acordados e colocados para trabalhar durante doze horas seguidas, repondo as telas dos aparelhos, depois de receberem apenas chá e um biscoito, cada. Depois de quatro dias, a unidade já produzia 10 mil aparelos diariamente.


Artigo Original:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Daniel Alves » Sáb, 10 de Março 2012, 3:06

O mundo precisa abrir os olhos para a China. Essa rotina de trabalho não é distante da escravidão. Sem falar o monte de empregos de verdade que a China toma dos outros países ao comercializar produtos de forma desleal.
Avatar do usuário
Daniel Alves
 
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fevereiro, 2012

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 8 de Novembro 2012, 13:20

Eles compram a esse preço e vendem a preços malucos :|

Os preços passam os 600 euros em portugal o.0
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Geonux » Qui, 8 de Novembro 2012, 13:34

hummm essa noticia é Falsa! Penso eu :lol:
Nao estou a dizer nada ! Nem tenho nada contra Ti claudio nem contra o topico :p
mas o Iphone se não estou em erro mas posso consolar aqui os papeis, a preço Final fica a 160€.
O elemento mais caro é o ecrã que anda á volta dos 34€ :lol:
Avatar do usuário
Geonux
 
Mensagens: 87
Registrado em: 03 Novembro, 2012

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 14:16

Sinceramente não sei Geonux, mas não me admirava nada estes valores simplesmente porque na China os preços das coisas são efetivamente baratos e refiro-me preços de produtos produzitos nem me refiro a preços de produção. Para além disso, não podemos esquecer a vertente de exploração na mão de obra que não só na china ela é normal, como no caso de grandes empresa ela fica ainda mais clara. A Apple já foi muito criticada por causa da exploração, mas não é a única, a Nike é uma outra empresa que entre no grupo das grandes exploradoras de mão de obra barata.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Ron Alon » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:07

Já vi um documentário que eles diziam que gostam de trabalhar assim e que, caso fiquem sem o emprego, eles viram pobres, desempregados e aumenta a depressão - o que aumenta a taxa de suicídio e por ai vai.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:12

Ok Ron, é certo que eles vêm de locais ainda mais pobres, mas são escravizados. É como agora eu chegar ao Brasil e falar da vossa origem que vem de muitos escravos, mas que os portugueses eram boas pessoas porque davam comida. Acha isso um bom argumento? Eu não acho! :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Ron Alon » Qui, 8 de Novembro 2012, 17:07

Claudio Novais (08-11-2012, 14:12) escreveu:Ok Ron, é certo que eles vêm de locais ainda mais pobres, mas são escravizados. É como agora eu chegar ao Brasil e falar da vossa origem que vem de muitos escravos, mas que os portugueses eram boas pessoas porque davam comida. Acha isso um bom argumento? Eu não acho! :|


Entendo. Mas, neste caso, eles mesmos querem trabalhar desta forma.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 17:31

Sim, isso aí penso que é verdade, é resultado da realidade da teoria da "oferta e da procura". Mas é pena que as coisas sejam assim mesmo. Na Europa isso é completamente proíbido e o que as empresas fazem é mudar as empresas para fora da Europa e fazem até pior. Ou seja, na prática, as empresas até ganham com isso a médio e longo prazo.

Creio que a solução para isto só passa por forçar os países como a china e parecidos a não deixarem estas coisas acontecerem, impondo: limites de horas de trabalho "normal" e tudo o resto ser trabalho "extra" remunerado de forma acrescida; e salários mínimos humanamente normais.

Enquanto isto não acontecer e enquanto os países permitirem que as empresas saiam para países exploradores e consigam vender os produtos na mesma nos países originais, este problema irá continuar.

Em suma, e voltando ao assunto original, pode não ser 6€, mas não duvido que seja um valor assim baixo. Custo de produção um monitor ser 34€ na china? Duvido e muito! Aliás, não acredito!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Para a Apple o iPhone custa apenas USD$8 (R$ 14 ou 6€)

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 8 de Novembro 2012, 19:52

Geonux (08-11-2012, 12:34) escreveu:hummm essa noticia é Falsa! Penso eu :lol:
Nao estou a dizer nada ! Nem tenho nada contra Ti claudio nem contra o topico :p
mas o Iphone se não estou em erro mas posso consolar aqui os papeis, a preço Final fica a 160€.
O elemento mais caro é o ecrã que anda á volta dos 34€ :lol:

Se apenas encomendar 1 componente de cada lado para produzir apenas 1 iPhone, sim, concordo consigo. Mas as empresas produzem tantos, que o preço de custo por cada iPhone fica com estes valores baixos!

Eu vi bem isso quando tive de encomendar componentes. Se comprasse apenas 1 ficava por €0.80, mas se comprasse 1000, ficava-me por €0.01 a unidade! E como é uma quantidade avultada de componentes, existem certos impostos que não cobrados! Resumindo, sai tudo mais barato!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 66 visitantes