Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:22 Pesquisa avançada

DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12.10

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Outubro 2012, 17:15

O repositório ppa:ubuntu-x-swat/x-updates é, na minha opinião, um dos repositórios mais importantes para os utilizadores pois garante uma estabilidade considerável logo após a instalação do Ubuntu para quem tem placas de vídeo ATI ou Nvidia.

Este repositório basicamente contém os últimos drivers proprietários estáveis destas duas marcas de placas de vídeo. Até ao Ubuntu 12.04, já ajudei centenas de pessoas simplesmente dizendo-lhes para verem o artigo do link abaixo que explica como instalar este repositório:
Imagem

Claro que este repositório não é perfeito. Infelizmente há alguns modelos de placas de vídeo, tanto na Nvidia como na ATI (nesta última ocorre mais vezes), que este repositório não instala os drivers.

No entanto, ele tem uma taxa de sucesso muito boa e para quem sabe o que é a tortura de instalar drivers compilando-os sabe muito bem o quão útil é este repositório.

Bom, estou a escrever este tópico apenas para salientar uma coisa: atualmente o repositório não disponibiliza drivers para o Ubuntu 12.10. Infelizmente é verdade e talvez seja por um motivo que eu ainda não consegui confirmar a 100% (ver última secção deste tópico): O pessoal da Canonical quer simplificar e portanto não exige que se instale um repositório disponibilizando os mesmos conteúdos na aplicação "Drivers Adicionais".

Como instalar drivers no Ubuntu 12.10?



Uma vez que não é possível utilizar esse repositório no Ubuntu 12.10, então como instalar os drivers proprietários das placas de vídeo no Ubuntu? Muito simples, utilizem as funcionalidades do novo Ubuntu 12.10 que disponibiliza então drivers praticamente na mesma versão que o repositório.

A nova funcinoalidade (que sempre existiu mas agora está disponível noutro sítio), encontra-se numa aba do programa Canais de Software (em português de Portugal chama-se "Repositórios de programas..."). Portanto, inicialmente abra o programa Canais de software através do Unity tal como na imagem abaixo à esquerda:

Será então apresentava a janela do programa Canais de Software e você deverá selecionar a aba "Drivers Adicionais" (Tal como na imagem acima à direita). Serão apresentados vários drivers conforme o que o Ubuntu detetou. Escolha um deles para instalar.

Diferencial de versões



Tal como referi, não tenho a certeza se o objetivo da Canonical é fundir o repositório ppa:ubuntu-x-swat/x-updates nos repositórios oficiais do Ubuntu 12.10 que já vêm instalados no Ubuntu. Na verdade as versões dos drivers proprietários são bastante próximas e portanto eu creio que o que querem fazer é exatamente a união.

No entanto, apesar de próximos, o repositório ppa:ubuntu-x-swat/x-updates tem versões mais atuais, o que significa que é uma vantagem, tal como se pode comprovar pelas duas imagens abaixo


Para além disso, o facto dos repositórios oficiais também terem a versão experimental disponível, é mais um argumento para se concluir que efetivamente eles querem unir os dois repositórios. Tal como referido, não tenho argumentos factuais sobre as ideias deles. Se alguém souber de comunicados oficiais será de valor compartilhar aqui essa informação! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor karont » Sex, 26 de Outubro 2012, 21:25

Fui por esse método e deu errado aqui, ele bugou a resolução toda jogando para menor resolução (aqui uso um monitor full hd) e só da pra ver o meio da tela, tive que reinstalar o Ubuntu, minha placa é uma GeForce GT 220

karont
 
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Julho, 2011

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 27 de Outubro 2012, 2:41

Karont, este é o procedimento correto para o Ubuntu 12.10. Infelizmente há casos como o seu e o melhor que se tem a fazer é alertar os programadores que houve este problema para tentarem resolver o problema!

Esse seu problema é muito estranho, pois se apareceu drivers para instalar na aba "Drivers Adicionais", significa que a sua placa de vídeo não está na black-list e portanto devia funcionar corretamente.

Por exemplo no meu caso, a minha como está na blacklist apesar de ser uma nvidia, não consta nenhuma linha em "Drivers adicionais". No meu caso eles fizeram bem em não incluir os drivers que teoricamente deviam dar, visto que paguei por um hardware que a Nvidia devia dar suporte, mas que não dão! Porque não dão? Eu forcei instalar os drivers da Nvidia e o Ubuntu deixou de dar! Mas no meu caso o Ubuntu sugeriu corretamente que a placa não ia funcionar.

No seu caso mostrou que devia funcionar portanto acho estranho que tenha acontecido. Ah, sobre o meu caso, ele funciona bem com o bumblebee que está disponível num outro repositório de terceiros e é por isso que está na lista negra!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor Jeferson Oliveira » Sáb, 27 de Outubro 2012, 5:34

Bom vai um aviso também para quem está usando o Ubuntu 12.10 com placas ATI Radeon com GPU da família AMD RV630 (modelos: HD 2600, HD 2900, HD 2600x2, HD 2400, HD 3800, HD 3690/3830, HD 3400, HD 3600)
Existem dois motivos para elas não funcionarem pelo driver proprietário :

Primeiro :As famílias de placas gráficas mais antigas que a HD 2900 terão seu suporte reduzido ao Catalyst (conjunto de softwares e drivers para as placas de vídeo Ati Radeon) Devido ao período de renovação de driver para o hardware da GPU Ati Radeon (Pelo menos são boatos que estão rolando na web, me corrijam se eu estiver errado XD )

Segundo: O driver proprietário no site da ATI, para instalar o driver desta família de GPUS (citada acima) pede como requisitos mínimos: xorg x-server até versão 1.12 e kernel até versão 3.4 . O Ubuntu 12.10 vem com kernel 3.5 e xorg x-server 1.13

A alternativa no momento e ficar com o driver não-proprietário Gallium 0.4 para AMD RV630 ou AMD RV600. Em si este ultimo encontra-se estável, dará para ativar os efeitos 3d caso você tenha uma dessas placas de videos, porem o desempenho não vai ficar tão refinado, mas nada que dê para arrepiar os cabelos ou ficar muito preocupado.
ENQUANTO A AMD NÃO LANÇAR UMA NOVA VERSÃO destes drivers compatíveis com as ultimas versões do Xorg ou do kernel , não aconselho nem um pouco a instalar os drivers proprietários destas placas de vídeo!
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 27 de Outubro 2012, 14:29

Muito obrigado Jeferson, por esse feedback! Acho-o de extrema importância uma vez que não tenho placas de vídeo ATI e nem imaginava isso! Se puder informar mais sobre isso e inclusive quando descobrir solução, agradeço que publique aqui isso para eu fazer um artigo no Ubuntued para que toda a agente saiba como instalar os drivers corretamente.

Mais uma vez, obrigado! É com este tipo de contributo, comunitário, que nós conseguimos evoluir sempre de uma forma bastante sólida! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor thiago189 » Ter, 30 de Outubro 2012, 11:18

karont (26-10-2012, 21:25) escreveu:Fui por esse método e deu errado aqui, ele bugou a resolução toda jogando para menor resolução (aqui uso um monitor full hd) e só da pra ver o meio da tela, tive que reinstalar o Ubuntu, minha placa é uma GeForce GT 220


Engraçado, aqui no meu notebook ocorreu o mesmo problema.

Tenho um notebook Dell com placa de vídeo Geforce 310M, teoricamente uma das placas mais "comuns" que se vê por aí. Achei estranho ter dado esse bug aqui.

Por enquanto estou utilizando a nouveau, mas estou em dúvidas quanto a voltar para o 12.04.

thiago189
 
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Outubro, 2012

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor José Craveiro » Ter, 30 de Outubro 2012, 19:18

Peço desculpa se de alguma forma estarei a ser inoportuno, mas não é de todo a minha intenção, apenas acho que tratando-se de gestão de placa gráfica devíamos redobrar os nossos cuidados e esgotar todas as hipóteses em termos de testes se possível fora do "nosso ubuntu diário" e não no mesmo como que por impulso sempre que nos deparamos com novidades que embora se revelem positivas nuns casos, não raro surge o contrário noutros e o pior de tudo é que o nosso pode ser um destes últimos; quando assim é, ou se consegue um ponto de retorno através de uma espécie de antídoto através da comunidade, o que nem sempre é possível, ou então como já tem surgido com alguns, incapazes de encontrar a saída, voltam a instalar o seu ubuntu, o que não era suposto para além de ser desmotivador.

Confesso que quando li o artigo no blog, também fiquei curioso e ainda que não tenha até ao momento razão de queixa pelo facto de não ter instalado o ppa indicado, afinal tenho portanto a versão 12.04 lts, após ter notado algumas experiências inesperadas, na minha opinião só mostra que ter suficiente cuidado faz pelo menos algum sentido. O ubuntu não é nenhuma "rolling distro" nem possui a mesma capacidade de recuperação em tempo útil através dos constantes aditivos destas distros. Não sei, por vezes parece-me que por aqui ocasionalmente subsiste essa ideia e depois... :S
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Outubro 2012, 19:24

@José, posso ser sincero? Não percebi o seu ponto de vista xD

@thiago189, creio que eles devem ter uma vasta Blacklist de placas de vídeo, em que todas as que têm o sistema optimus não são aceites no "Drivers Adicionais" pois efetivamente ele não as instala corretamente.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor José Craveiro » Ter, 30 de Outubro 2012, 19:59

Bom, também para ser muito sincero, acho que o que postei deve ter ficado um tanto descontextualizado. Se o entenderem, que o mesmo seja anulado. As minhas desculpas.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: DICA: Não use o ppa:ubuntu-x-swat/x-updates no Ubuntu 12

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 30 de Outubro 2012, 20:02

Claudio Novais (30-10-2012, 18:24) escreveu:@José, posso ser sincero? Não percebi o seu ponto de vista xD

Penso que o José quis salientar, que no caso da placa gráfica não querer colaborar, mais vale não insistir em querer continuar a usar o Ubuntu com o Unity quando existem mais distribuições e mais sabores no Ubuntu.

Eu sou exemplo disso, no PC do trabalho, tive de lhe meter o Fedora 17 e agora descobri como lhe instalar o driver da Nvidia. Bom é verdade que agora demora um pouco mais a arrancar e não aparece um Boot Screen composto, aparece uma simples barra a mostrar o andamento do Boot. Mas acabei com os problemas da lentidão que ocorria com o driver Open Source. Agora, sempre que surge um novo Kernel, o driver da gráfica é recompilado durante o arranque, daí demorar mais a arrancar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes